23/06/2013

Uma dúvida, três opções

Vinícius Dias

"Desfalcado" da dupla de ataque titular, o Cruzeiro chegou aos EUA na última quinta-feira, dia 20. No país, a equipe da Toca da Raposa realiza dois amistosos, além do jogo-treino com o Fluminense, que terminou em empate, por 2 a 2. Mesmo com alterações na linha de frente, e com o estreante Souza, na função de Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira deve optar pela manutenção do esquema 4-2-3-1. A principal dúvida fica por conta do substituto do camisa 11 Dagoberto, peça decisiva no plano do time celeste.

Élber atua 'em corredor' pela direita
(Arte: Douglas Vogel Zimmer/Toque Di Letra)

Élber, que vive o melhor momento da carreira, Martinuccio, de volta aos gramados depois de lesão, e Luan são as alternativas. Se Marcelo optar por Élber, a Raposa mantém a característica de velocidade. No entanto, perde o poder de finalização. Na prática, Diego Souza, ocupando a área esquerda, é quem faz a função de Dagoberto. Enquanto Élber atuaria no corredor direito. Com Éverton Ribeiro, deslocado para a faixa central, na função de armador.

Luan: atuando pela ponta-esquerda
(Arte: Douglas Vogel Zimmer/Toque Di Letra)

Com Luan, opção provável, a Raposa segue com quatro homens em sua linha de frente. Porém, o posicionamento sugere duas linhas de dois. Na primeira atuam Éverton Ribeiro, à direita, e Diego Souza, à esquerda. Na segunda, mais avançada, Luan como um ponta esquerda, e Anselmo (ou Vinícius Araújo) na grande área. Das três, é a opção de maior aplicação tática, a única que mantém dois atacantes de origem na equipe. Porém, com menos velocidade.

Martinuccio, à esquerda, como 2012
(Arte: Douglas Vogel Zimmer/Toque Di Letra)

Com o canhoto Martinuccio, de vínculo renovado, o time muda pouco. A dupla Diego Souza e Éverton segue em suas funções. O argentino, bom finalizador, desempenharia o mesmo papel que exerceu na reta final do Brasileirão de 2012, e que hoje cabe a Dagoberto: um meia no desenho tático, segundo atacante nas jogadas ofensivas. Em tese, parece ser a melhor escolha, a que requer menores mudanças. Na prática, o tempo é quem vai responder.

Um comentário:

  1. Acho que dá pra testar o Martinuccio. O Elber, geralmente, joga melhor qdo entrar no decorrer da partida...

    ResponderExcluir