Nos últimos dias de Cruzeiro, diretor de futebol vai se dedicar
às negociações em curso; novas tratativas cabem ao presidente

Vinícius Dias

Peça-chave na trajetória cruzeirense rumo ao tetracampeonato nacional, o diretor de futebol Alexandre Mattos anunciou, na última terça-feira, dia 09 de dezembro, que vai deixar o clube ao fim da temporada. A sequência de Alexandre no cargo mesmo após a oficialização da saída e a sistemática de trabalho do departamento de futebol até a contratação de um substituto, porém, têm levantado dúvidas. Afinal, qual é, hoje, o papel de Mattos? O que o Cruzeiro planeja para 2015? Em busca de respostas, o Blog ouviu vários personagens celestes.


Antes mesmo do anúncio, um possível fim da 'era Mattos' dividia opiniões nos bastidores. Uma corrente majoritária, reforçada pela bancada italiana, determinante para a chegada de Mattos ao clube, em 2012, ainda buscou demovê-lo da decisão de deixar o cargo. Outra ala, contudo, dava a cisão como natural. A ausência do diretor no sorteio da Copa Libertadores, por exemplo, foi citada como sinal de descompasso. A Conmebol, via Twitter, chegou a confirmar a presença de Mattos.

Mattos: saída anunciada na terça-feira
(Créditos: Light Press/Cruzeiro/Divulgação)

Oficialmente, a saída foi selada em reunião na última terça-feira. Durante o encontro, ainda foi discutida a logística de trabalho até o próximo dia 31, quando se encerra o contrato do diretor. "Em tese, ele perdeu autonomia. Algumas coisas que o Alexandre faria, ficarão para o presidente", explicou uma fonte ligada à diretoria. Novas negociações, por exemplo, já estão a cargo de Gilvan, que terá o apoio do gerente de futebol, Valdir Barbosa, e do supervisor Benecy Queiroz.

Missão de Alexandre

Com isso, a princípio, Alexandre Mattos deve se dedicar exclusivamente às tratativas já em andamento, que incluem três possíveis contratações e as negociações referentes à venda do volante Lucas Silva para a Europa. "Ele já havia participado efetivamente das etapas anteriores e prestará serviço ao clube, sempre compartilhando (decisões) com o presidente", explicou a fonte ao Blog Toque Di Letra.

Benecy Queiroz representou o Cruzeiro
(Créditos: Conmebol/Twitter/Reprodução)

A postura do Cruzeiro na reabertura do mercado foi, justamente, um dos pontos de divergência entre Gilvan de Pinho Tavares e Alexandre Mattos. Enquanto o diretor defendia uma atuação mais arrojada, que resultaria no aumento da folha salarial, o presidente reeleito, apoiado por boa parte da cúpula celeste, reforçava a necessidade promover um corte de gastos. "A folha salarial dos principais clubes do Brasil, hoje, é muito alta", defendeu um conselheiro ligado a Gilvan.

Negociações celestes

Conforme o Blog revelou no dia 02 de dezembro, a Raposa deve negociar pelo menos um atleta titular. Quanto às aquisições, as prioridades são um primeiro volante e um camisa 9 de alto nível. "Dada a saída do Borges, que não teve contrato renovado, e à situação do Moreno, nós temos que buscar um centroavante", assegurou fonte ligada à diretoria. "Redução de custos, também se consegue valorizando a base. Isso o presidente Gilvan tem feito", completou.

Substituto indefinido

Nas últimas horas, chegou a se cogitar que Alexandre pudesse seguir na Raposa mesmo após o anúncio da saída. Situação que Márcio Rodrigues, vice-presidente do clube, nega. "Não há chance de o Mattos seguir", disse ontem. O diretor, que está nos EUA, já acertou detalhes com o Palmeiras, clube ao qual se apresentará em janeiro. Na Toca, ainda não há consenso quanto ao nome do substituto.

3 comentários:

  1. Eu sinceramente dou meu total apoio ao presidente Gilvan. Ele vem fazendo um ótimo trabalho e o Mattos é, apesar de ótimo profissional, um integrante da comissão técnica. Se o Gilvan acha que temos que diminuir as despesas, com certeza é baseado em algum conhecimento. É muito bom quando grandes jogadores chegam ao clube, mas isso tem que ser feito dentro da realidade do Cruzeiro para que não tenhamos problemas a médio prazo.

    ResponderExcluir
  2. O cruzeiro tem q ter gestao arrojada sim mas responsavel nao gastando msis q arrecada eu sou estudante de administraçao entendo bem de mercado isso e loucura imediatista numa empresa seria vc sempre age com rapides nas açoes mais prudencia em sua execuçao

    ResponderExcluir
  3. OU seja, Mattos só trabalha em clube que ele pode gastar. Se tem dinheiro eu fico,não tem, procuro alguém que tenha. Não é isso que se espera de um BOM profissional. Não questiono a competência de ser um bom diretor. Questiono sua competência de saber trabalhar na hora que o clube precisa cortar gastos. Foi para o Palmeiras e saiu contratando a rodo. E na hora que não puder gastar lá? Vai trocar de clube. Mesmo assim, Gilvan tinha que ter contratado outro diretor. Isso não dá para perdoar.

    ResponderExcluir