Há dois anos, diagnóstico alterou a rotina de morador da zona
rural de Sabará, que fala em 'conhecer Victor', segundo a mãe

Vinícius Dias

Com o olhar dividido entre o televisor - que exibia em preto e branco as imagens produzidas pelo videogame - e seu ilustre companheiro de jogo, Samuel, de seis anos, ainda teve tempo de, por meio do sorriso singelo, reconhecer que aquela era uma manhã especial. Mais do que isso. Era a chance de deixar de lado a dura rotina de quem luta contra o câncer, um inimigo silencioso. "A alegria dele ao me ver, quando ganhou a camisa do Galo, mostrando para mim. Eu nunca mais vou esquecer os olhinhos dele brilhando". Personagem-chave daquele sábado, Róbson Oliveira, sósia de Ronaldinho Gaúcho, não contém a emoção.


O responsável por apresentar o pequeno atleticano, que reside na região rural de Sabará, a Róbson foi o produtor rural Diego Lourdes Ferreira, de 25 anos. Morador da vizinha Belo Vale, Ferreira participa de um grupo de voluntários que anualmente realiza campanhas beneficentes no Natal. Em 2015, os trabalhos iniciaram mais cedo: quando Diego foi contatado por uma tia de Samuel, que o informou sobre a batalha do garoto. "Fizemos uma surpresa para ele. O Róbson é uma pessoa de um coração enorme, sempre envolvido em ações sociais", diz.

Samuel ao lado de Diego e Róbson
(Créditos: Arquivo Pessoal/Diego Ferreira)

A mãe de Samuel, que optou por não ser identificada, detalhou a luta à reportagem. Tudo começou com o diagnóstico de câncer em um dos rins, há dois anos. Mesmo com a retirada do órgão, o tumor alcançou o fígado por meio de metástase. A rotina de combate inclui sessões - faltam três - de quimioterapia realizadas a cada 20 dias no Hospital da Baleia, onde fica internado por cinco dias. Nos cinco dias seguintes, se submete a injeções para aumentar a imunidade em uma clínica de BH, tendo de recorrer, diariamente, a até três ônibus no trajeto de ida.

Apoio de voluntários

Os procedimentos médicos são custeados pelo plano de saúde do pai - o único empregado na casa, onde ainda moram duas filhas. Porém, Samuel necessita de doses extra de medicação, que devem ser administradas em casa. Nesse ponto surge o trabalho dos voluntários. "A partir de amigos, conseguimos alguns remédios e monitoramos para que não falte", relata Diego Ferreira, que tem utilizado as redes sociais para convocar amigos. Concluída a quimioterapia, Samuel deve passar, no próximo ano, por uma cirurgia de remoção de parte do fígado.

Campanha pelas ruas de Belo Vale
(Créditos: Arquivo Pessoal/Diego Ferreira)

Além de remédios, a arrecadação contempla cestas básicas e materiais de construção. Isso porque o grupo teve a iniciativa de, na próxima semana, iniciar uma reforma na casa onde vive Samuel. Além da falta de acesso a saneamento básico, o local tem paredes e chão sem acabamento. "Não é adequado para uma criança que realiza esse tipo de tratamento", afirma Diego. Reforçada pelo sósia de Ronaldinho, a campanha sensibilizou a mãe do garoto. "Se Deus deixar e, no futuro eu puder contribuir (no projeto), eu quero. Fico muito comovida", diz.

A paixão pelo Atlético

Filho de cruzeirenses, Samuel herdou das irmãs a paixão pelo Atlético. De acordo com a mãe, desde os tempos em que ainda sequer sabia falar, o pequeno já se apresentava como coleticano, sua expressão particular do adjetivo atleticano. A recente amizade com Diego alimentou a paixão pela equipe. O torcedor presenteou o garoto com camisas de jogo e com um modelo da coleção do camisa 1 Victor. "Agora, ele está falando que quer conhecer o Victor", revela a mãe.

Sósia produziu vídeo durante visita
(Créditos: Arquivo Pessoal/Róbson Oliveira)

Diego já prometeu, inclusive, levá-lo ao estádio após o tratamento. Mas, neste momento, a prioridade é outra. Neste sábado, a partir das 20h, o município de Vargem de Santana, na região de Belo Vale, vai receber um evento organizado pelo grupo de voluntários - que, nos próximos meses, deve constituir uma ONG, de nome Anjos do Bem. A intenção é arrecadar dinheiro e materiais de construção para a causa.

Saiba como colaborar:
Diego: (31) 99278-5352

2 comentários: