14/09/2016


Robinho atingiu 15 participações diretas em gols, ultrapassando
os meias Gabriel Jesus e Diego Souza; Fred e Arrascaeta têm 13

Vinícius Dias

Embora não tenha evitado a derrota do Atlético ante o Fluminense, por 4 a 2, Robinho teve motivos para festejar em relação à atuação individual na última segunda-feira. Autor do primeiro tento do jogo, o atacante assumiu a artilharia do Campeonato Brasileiro e, somadas as assistências, chegou à 15ª participação direta em gols, tornando-se o atleta mais decisivo da competição após 24 rodadas. Entre os dez primeiros do ranking ainda estão o atleticano Fred e o cruzeirense Arrascaeta.


O top 10 apurado pelo Blog Toque Di Letra reúne jogadores de oito clubes, com destaque para Atlético e Palmeiras, que têm dois representantes cada. Por outro lado, Flamengo e Corinthians, que completam o G4 da Série A, não contam com nenhum nome entre os mais decisivos. Na lista dominada por meio-campistas ofensivos e atacantes, chama atenção a presença do lateral-esquerdo Diego Renan, que contabiliza participação direta em 11 dos 31 gols marcados pelo Vitória.

Robinho e Fred: no top 5 do Brasileirão
(Créditos: Bruno Cantini/Flickr/Atlético-MG)

Principal nome da equipe comandada por Marcelo Oliveira, com 11 gols e quatro assistências em 20 partidas disputadas no Campeonato Brasileiro, Robinho se isolou na liderança na última rodada. Aparecem na sequência Gabriel Jesus, do Palmeiras, e Diego Souza, do Sport, ambos com participação direta em 14 gols. Por ter atuado menos vezes, o palmeirense figura na vice-liderança.

Fred e Arrascaeta em destaque

O mesmo critério justifica a presença do meia-atacante Dudu em quarto lugar, à frente de dois jogadores que também registram participação em 13 lances que terminaram em bola na rede. Fred, com nove gols e quatro assistências em 22 partidas, uma a mais do que o palestrino, completa o top 5. Destaque do Cruzeiro, o meia-atacante uruguaio Arrascaeta é o sexto colocado, em desvantagem pelo menor número de gols.

Arrascaeta: uruguaio em alta na Toca
(Créditos: Marcello Zambrana/Light Press)

Com seis tentos e seis assistências em 21 jogos, Gustavo Scarpa, do Fluminense, vem a seguir. Também com 12 participações em jogadas de gols, mas tendo disputado 24 jogos, o santista Vitor Bueno é o oitavo mais decisivo do Campeonato Brasileiro. O nono é Diego Renan, do Vitória. Atleta da lista com menos tempo de clube, o botafoguense Camilo soma seis gols e quatro assistências em 14 jogos.

Dez jogadores mais decisivos da Série A:

Robinho (Atlético) - 11 gols e 4 assistências - 20 jogos
Gabriel Jesus (Palmeiras) - 10 gols e 4 assistências - 17 jogos
Diego Souza (Sport) - 9 gols e 5 assistências - 21 jogos
Dudu (Palmeiras) - 4 gols e 9 assistências - 21 jogos
Fred (Fluminense/Atlético) - 9 gols e 4 assistências - 22 jogos
Arrascaeta (Cruzeiro) - 6 gols e 7 assistências - 22 jogos
Gustavo Scarpa (Fluminense) - 6 gols e 6 assistências - 21 jogos
Victor Bueno (Santos) - 9 gols e 3 assistências - 24 jogos
Diego Renan (Vitória) - 4 gols e 7 assistências - 23 jogos
Camilo (Botafogo) - 6 gols e 4 assistências - 14 jogos

Nenhum comentário:

Postar um comentário