Cruzeiro segue 100%: ponto para Mano

Vinícius Dias

Constantes trocas de posição e agilidade na execução dos movimentos por parte de um ataque leve com alto poder de finalização foram as armas do Cruzeiro em seus melhores minutos contra o Volta Redonda, nessa quarta-feira. Classificação à segunda fase da Copa do Brasil e sexta vitória em seis jogos oficiais, confirmando o melhor início de temporada na década. E há margem para evolução: Thiago Neves à espera da estreia, Lucas Silva em busca da melhor condição e alguns ajustes defensivos a serem realizados, conclusão tirada nos piores minutos.


No primeiro tempo, diante de um Cruzeiro com mais posse de bola e mais eficiente nos desarmes, dois dos lances mais perigosos do Volta Redonda aconteceram após erros na saída de bola: primeiro com Léo, depois com Rafael. Com alterações, o time fluminense cresceu na etapa final, mas só balançou as redes após outro erro - dessa vez, de Ariel Cabral. Três gols sofridos em seis partidas não sustentam a tese de desastre defensivo, mas apontam lacunas: há espaços e também falta entrosamento em um setor com vários recém-chegados.

Robinho e Alisson comemoram gol celeste
(Créditos: Rudy Trindade/Light Press/Themapress/Cruzeiro)

Cabe a ponderação sobre o nível dos testes deste início de temporada - à exceção de Botafogo e Atlético/PR, envolvidos na Copa Libertadores -, mas sem se render ao reducionismo: da Série A, somente Cruzeiro e Flamengo seguem 100%, e o caminho é semelhante ao que o clube teve nos últimos anos sem alcançar o mesmo aproveitamento. A linha de três formada por Robinho, Arrascaeta e Alisson funcionando muito bem, Rafael Sóbis dando suporte e mobilidade mais à frente, alternativas fluindo para contemplar o objetivo de propor o jogo.

Se a primeira impressão é a que fica, ponto para Mano Menezes:
O Cruzeiro faz em 2017 o melhor início de temporada na década.

3 comentários:

  1. Realmente a equipe vem apresentando bons resultados mas,não pode perder tantos gols como foi ontem. Defensivamente, Caicedo ainda encontra algumas dificuldades por ainda está se entrosando com o time.Acredito que a zaga durante a temporada será formada por ele juntamente com Dedé ( claro se o mito conseguir superar o DM)

    ResponderExcluir
  2. Ainda ta muito cedo para euforia. Estamos preparando um time de ponta, como sonha a china azul, porem falta tudo. Temos um plantel com bom jogadores mas ainda nao temos um time um time titular, embora mitas opçoes. So com uma boa sequencia de jogos isto vai acontecer. Claro que a vitoria sobre o Atlético foi boa e com futebol de folga. Mas so com adversarios de bom nivel ( Rio, Sao Paulo e RS) que veremos mesmo se podemos sonhar com um grande titulo ou nao.

    ResponderExcluir
  3. Oswaldo Barbosa16 fevereiro, 2017

    Concordo que ainda é cedo, mas já dá para perceber que o time tem outra pegada em relação ao de 2016. Podemos sim ter uma alta expectativa, principalmente com o retorno do MITO e com o Lucas Silva pegando ritmo.

    ResponderExcluir