Raposa já encarou gaúchos em mata-matas cinco vezes, levando a
melhor em quatro; triunfos antecederam três conquistas mineiras

Vinícius Dias

O triunfo por 2 a 0 em Belo Horizonte, com gols de Luan e Douglas, somado ao empate por 0 a 0 em Porto Alegre, valeu ao Grêmio a vaga na decisão da Copa do Brasil do ano passado. Eliminado, o Cruzeiro viu os gaúchos conquistarem o título diante do arquirrival Atlético. Historicamente, no entanto, o clube celeste está em vantagem sobre o tricolor em mata-matas: levou a melhor em quatro dos cinco duelos, que antecederam três de suas maiores conquistas. O sexto confronto terá início nesta quarta-feira, no Mineirão, pelas semifinais da Copa do Brasil.


O primeiro embate em mata-matas ocorreu nas quartas de final da Taça Brasil de 1966. Na ida, empate sem gols no estádio Olímpico. Na volta, diante de cerca de 50 mil torcedores no Gigante da Pampulha, o Grêmio abriu o placar: gol do atacante Vieira, aos dois minutos da etapa final. O Cruzeiro empatou aos quatro, com Marco Antônio, e chegou à virada aos 16', em pênalti cobrado por Tostão. A Raposa ainda passaria pelo Fluminense antes de superar o Santos, de Pelé, e conquistar o título de forma inédita.

Cruzeiro campeão da Taça Brasil de 66
(Créditos: Site Oficial do Cruzeiro/Arquivo)

Depois de 27 anos, mineiros e gaúchos voltaram a se confrontar. Desta vez, na final da Copa do Brasil. No primeiro jogo, a exemplo do que ocorrera em 1966, empate por 0 a 0 em Porto Alegre. Em Belo Horizonte, embalado por mais de 70 mil vozes, o Cruzeiro levou a melhor. Roberto Gaúcho abriu o placar aos 12 minutos da etapa inicial. O volante Pingo empatou aos 25'. Já no segundo tempo, Cleison marcou aos 20', de cabeça, o gol que confirmou o primeiro dos quatro títulos celestes na competição.

Festa nas quartas da Libertadores de 97
(Créditos: Site Oficial do Cruzeiro/Arquivo)

A história da Copa Libertadores registra dois duelos. O primeiro, em 1997, pelas quartas de final. No Gigante da Pampulha, a Raposa abriu o placar com gol relâmpago de Elivélton, aos 40 segundos, e ampliou a vantagem com Alex Mineiro, aos 28' da primeira etapa. Na volta, 2 a 1 para o Grêmio. O gol marcado pelo volante Fabinho, no entanto, garantiu a classificação do time celeste, que ainda superaria o Colo-Colo, do Chile, antes de conquistar o bicampeonato diante do Sporting Cristal, do Peru.

Em 2009, o Cruzeiro levou a melhor nas semifinais, mas ficou com o vice, sendo superado pelo Estudiantes, da Argentina, na decisão.

Cruzeiro x Grêmio em mata-matas - histórico:

Taça Brasil 1966 - Grêmio 0x0 Cruzeiro / Cruzeiro 2x1 Grêmio
Copa do Brasil 1993 - Grêmio 0x0 Cruzeiro / Cruzeiro 2x1 Grêmio
Libertadores 1997 - Cruzeiro 2x0 Grêmio / Grêmio 2x1 Cruzeiro
Libertadores 2009 - Cruzeiro 3x1 Grêmio / Grêmio 2x2 Cruzeiro
Copa do Brasil 2016 - Cruzeiro 0x2 Grêmio / Grêmio 0x0 Cruzeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário