Iniciada após volta do craque ao país, produção reúne entrevistas
dos ídolos cruzeirenses Dirceu Lopes, Marcelo Ramos e Aristizábal

Vinícius Dias

Dois gols e duas assistências no clássico do estadual contra o Atlético. Letra diante do Flamengo, na decisão da Copa do Brasil, em pleno Maracanã. Golaço sobre o São Caetano, na 1ª rodada do Campeonato Brasileiro, com direito a placa no Mineirão. Capitão da Tríplice Coroa, o meia Alex conquistou o coração dos cruzeirenses em 2003. Idolatria compartilhada com os torcedores de Palmeiras, Coritiba e Fenerbahçe, da Turquia, e eternizada no documentário Alex Câmera 10. Com 97 minutos, a produção terá pré-estreia na próxima segunda-feira, dia 18 de setembro, em Curitiba.


"A saída dele da Turquia foi abrupta. A gente mostra isso. Quando veio embora para o Brasil, Alex tinha propostas do Cruzeiro, do Palmeiras e do Coritiba. Ele atendeu ao coração", destaca Adriano Rattmann, produtor executivo, ao Blog Toque Di Letra. Dirigido por Cauê Serur, o filme revive em detalhes as duas últimas temporadas da carreira do curitibano. "A maior parte das imagens é nossa. Grudamos no Alex e produzimos. A gente tem o último gol dele contra o Cruzeiro, no Mineirão. Inclusive, ele foi aplaudido pela torcida naquela partida", exemplifica.

Alex comemora 40 anos nesta 4ª feira
(Créditos: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)

Se na noite de 17 de maio de 2014 o craque e o clube celeste estiveram em lados opostos, 11 anos antes, juntos, tiveram vários títulos e motivos para comemorar. "Em um ano, ele consegue ser imortal", define o ídolo Dirceu Lopes em uma das cenas. "Filmamos o jogo de despedida dele pelo Cruzeiro no Mineirão, em 2015, temos depoimentos de Marcelo Ramos, Aristizábal, Zinho... Dirceu Lopes, por exemplo, fala que quase não ia ao estádio depois que parou de jogar. Por conta do Alex, que estava jogando muito, 2003 é o ano em que ele mais foi", acrescenta Rattmann.

De 50 salas na Turquia a Cinefoot

Para o jornalista e torcedor coxa-branca, o documentário coroa um momento especial. "Primeiro, é um sonho fazer um trabalho com um amigo. Segundo, retribuir a ele as alegrias que me deu, não só como jogador do Coritiba, mas em outros clubes, porque eu gosto de futebol bonito", afirma, em contagem regressiva. "É uma carreira que merece ser destacada. Resgata toda a história dele. Lances geniais, depoimentos geniais. Enfim, mostra um pouco desse Alex jogador, dentro de campo, da personalidade dele fora de campo, da idolatria dele na Turquia. Fomos lá gravar".

Apenas para convidados, Alex Camêra 10 terá pré-estreia no dia 18, em Curitiba. Em outubro, será exibido em pelo menos 50 salas de cinema turcas. Em novembro, estará em cartaz na etapa carioca do Cinefoot. Belo Horizonte também deverá receber evento nos próximos meses.

Confira o trailler do documentário:

3 comentários:

  1. Realmente um grande craque, tive o privilegio de ver e torcer para esse jogador quando passou pelo meu glorioso Cruzeiro, foi um excelente funcionário do Cruzeiro, trouxe títulos para o clube que o projetou para o exterior, nada mais além disso, nunca será um ídolo do clube, não tem sintonia nem identidade com a torcida, ficou pouco tempo, hoje em dia não existem mais ídolos da torcida como antigamente, os jogadores hoje só pensam em dinheiro, temos alguma exceções como Toti na Roma, Buffon na Juve etc Porem jogador brasileiro tá dificil, creio q o unico ídolo do Cruzeiro das ultimas décadas foi o goleiro Fabio. O resto são apenas funcionários do clube.

    ResponderExcluir
  2. Temos a idéia de quê jogador de futebol é burro,desinformado,etc...Alex é surpreendente fora do futebol em sua inteligência com raciocínio rápido,humor e sabedoria....

    ResponderExcluir
  3. Um dos maiores talentos que vi jogar pelo Cruzeiro.Injustiçado por nunca ter disputado uma copa do mundo devido aos nossos treinadores cabeças de bagre.Injustiças estas que sempre aconteceram principalmente a jogadores que atuavam no futebol mineiro.Por essas que nunca consegui ser torcedor de seleção brasileira.Sou torcedor única e exclusivamente do Cruzeiro e nada mais.

    ResponderExcluir