Criador da torcida, que tem 42 cadeirantes, se reuniu com dirigente
em maio; desejo é uma categoria cativa para PNEs e acompanhantes

Vinícius Dias

Do duelo de volta das semifinais da Copa do Brasil, quando mais de 55 mil torcedores assistiram ao triunfo sobre o Grêmio, à partida de pior público pagante do Cruzeiro nesta temporada, com menos de 5 mil diante do Tricordiano, o setor vermelho inferior teve um rosto em comum na maioria dos jogos no Mineirão: Leônidas Bisneto. Nem mesmo a mobilidade reduzida é entrave para o torcedor, de 29 anos, que geralmente é acompanhado pela mãe, Soraya Galvão. "Neste ano, não devo ter ido a apenas um. É raro eu deixar de ir", afirma ao Blog Toque Di Letra.


Sócio Cruzeiro Sempre desde dezembro de 2013, o triplégico se vale da possibilidade oferecida aos associados da categoria para adquirir dois ingressos e acessar o estádio com um acompanhante, que o auxilia na locomoção. "Sou carregado da cadeira de rodas para o carro, do carro para a cadeira. Tenho que ser empurrado", revela. Nos últimos meses, no entanto, a presença no estádio também tem marcado a mobilização para que o benefício seja transformado em garantia com a criação de uma categoria exclusiva para Portadores de Necessidades Especiais - PNEs.

Ação envolvendo cadeirantes no estádio
(Créditos: Cristiane Mattos/Arquivo Pessoal)

Fundador da torcida Cruzeiro Eficiente, que atualmente conta com 42 membros cadeirantes, Leônidas se reuniu no dia 15 de maio com o gerente do programa Sócio do Futebol, Bernardo Mota, a fim de apresentar as reivindicações. "Essa categoria facilitaria a compra dos nossos ingressos, já que (os não-sócios) têm muitas dificuldades de comprar nas bilheterias, além de elas não possuírem a altura ideal para os cadeirantes", exemplifica. Desde então, está na expectativa por novidades. "Vai beneficiar todas as pessoas com necessidades especiais", ressalta.

Mobilização e palavra do Cruzeiro

O objetivo de Leônidas é que o Cruzeiro crie uma categoria cativa para PNEs. Os associados pagariam um valor mensal fixo e teriam direito a dois ingressos por partida como mandante: um para o titular do cartão, outro para o acompanhante. "Todos os integrantes da torcida Cruzeiro Eficiente têm a intenção de fazer esse sócio, desde que isso nos ajude e evite os problemas que sempre acontecem. Porque tem que facilitar para a gente e para o acompanhante", frisa. "(Os que hoje não são sócios), por exemplo, não precisariam mais sair de casa", acrescenta.

Leônidas e Sabrina Moreira na reunião
(Créditos: Torcida Cruzeiro Eficiente/Arquivo)

Consultado, o clube celeste se posicionou nessa quarta-feira. "O Cruzeiro Esporte Clube está estudando um formato para que possa atender à reivindicação. Assim que tivermos uma definição iremos informar a todos os que nos procuraram relatando a viabilidade de uma nova categoria de sócio", destacou o setor responsável pela área de sócios do futebol, por meio do departamento de comunicação.

Concessionária projeta novidades

Responsável pelo setor vermelho inferior, onde fica a área para PNEs, a Minas Arena se mostrou receptiva à ideia. "Recebemos a demanda do Cruzeiro para criar um programa de sócios para pessoas com deficiência aqui no Mineirão. Essa solicitação foi muito bem recebida e há conversas para que seja mais um produto disponível para o torcedor. Esperamos que possamos anunciar novidades em breve", disse via assessoria de imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário