Em cartaz até 17 de setembro na capital, mostra itinerante reúne
diversas peças e destaca o legado grego no Ocidente em dez áreas

Vinícius Dias

Uma viagem no tempo rumo à Grécia Antiga, indo dos mitos e 12 deuses do Olimpo à origem dos Jogos Olímpicos, no ano 776 a.C. Essa é a proposta da exposição 'Legados da Grécia'. Organizada pela Aloha Eventos, com curadoria de Ana Brites e apoio institucional da Embaixada da Grécia no Brasil, a mostra itinerante está em cartaz até o próximo domingo, dia 17 de setembro, nos pisos BH e Mariana do BH Shopping. 

Painel traz informações sobre Olímpia
(Créditos: Vinícius Dias/Blog Toque Di Letra)

Reunindo dezenas de peças, o acervo contempla o legado grego e a influência no Ocidente, ao longo de quatro mil anos, em dez áreas: arte, arquitetura, filosofia, literatura, teatro, música, esporte, medicina, ciências e política. A exposição também conta com um espaço sensorial e painéis interativos com mapas e informações sobre as principais cidades, entre elas Olimpia, palco da celebração dos Jogos da Antiguidade.

Escultura giratória: Discóbolo de Míron
(Créditos: Vinícius Dias/Blog Toque Di Letra)

A história do evento é retratada por meio de uma linha do tempo com 24 marcos, da relação da Grécia com as competições atléticas ao renascimento dos Jogos Modernos, em 1896, em Atenas, graças aos esforços do Barão de Coubertin. Tema do 13º tópico e uma das mais tradicionais modalidades olímpicas, o lançamento de disco é destacado em uma escultura giratória do Discóbolo de Míron, inspirada na cópia romana.

Vitrine destaca os Jogos da Antiguidade
(Créditos: Vinícius Dias/Blog Toque Di Letra)

Ainda do ponto de vista do legado esportivo, uma vitrine instalada no piso Mariana reúne diversos objetos relacionados à origem dos Jogos Olímpicos. Além de cerâmicas de figuras negras, como uma cílice representando as competições de época, a exposição traz artigos que destacam modalidades como o diaulos, a corrida de duplo estádio, incorporada em 724 a.C. e atualmente fora do programa olímpico.

Exposição - Legados da Grécia:

BH Shopping (pisos BH e Mariana)
Rodovia BR-356, 3049, Belvedere
Entrada franca - encerramento em 17/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário