De quem é o Cruzeiro Esporte Clube, afinal?

Douglas Zimmer*

Salve, China Azul!

Era para ainda estarmos comemorando o pentacampeonato da Copa do Brasil. Deveria ser momento de união e de fortalecimento do Cruzeiro. Tinha tudo para ser a hora de aparar as arestas e focar toda a força, de todas as frentes possíveis, em um 2018 vencedor. Desde 2003 o Cruzeiro não tem tanto tempo para planejar uma disputa de Copa Libertadores como agora. E o que o torcedor vê? Justamente o contrário.


Dias depois de conquistar sua quinta Copa do Brasil, contra todas as probabilidades e todos os prognósticos, o clube celeste vive um turbilhão de emoções, contradições e incertezas. Com o mandato de Gilvan chegando ao fim, as eleições, invariavelmente, trariam novos ares à alta cúpula. O que ninguém esperava é que, mesmo com a chapa de situação vencendo o pleito, os dias seguintes à vitória de Wagner Pires de Sá fossem tão conturbados. Com um discurso que sugeria continuidade do trabalho - apesar dos pesares e dos erros no caminho - vitorioso da diretoria, muitos pensaram que uma nova era, conciliando o que estava dando certo ao que fatalmente seria modificado, começaria. Parece que estávamos enganados.

Torcida celeste em dúvida sobre o futuro
(Créditos: Cristiane Mattos/Light Press/Cruzeiro)

O primeiro a confirmar a saída do clube foi Bruno Vicintin. Longe de ser unanimidade, principalmente pelas temporadas de 2015 e 2016, que foram aquém do esperado, o ex-vice-presidente de futebol acabou conquistando o respeito do torcedor por conseguir incutir no trabalho da Raposa a filosofia de aproveitamento da base. Vários jogadores formados na Toca I foram importantíssimos durante o ano e, hoje, são, se não titulares absolutos, fundamentais para o bom funcionamento do time como um todo. É algo que, na minha opinião, deveria ser mantido para o futuro. Teremos que esperar para o ver o que acontecerá.

Klauss e Mano serão os próximos?

Na manhã dessa sexta-feira, foi a vez de o gerente de futebol Tinga anunciar que deixará o cargo ao final da temporada. Outros profissionais que conquistaram espaço no Cruzeiro com muito trabalho e seriedade, como o diretor de futebol Klauss Câmara e o treinador Mano Menezes, ainda não se manifestaram oficialmente sobre o futuro, indicando dúvida sobre a continuidade no clube celeste. Por quê?

Tinga deixará o clube ao final deste ano
(Créditos: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)

Qual o motivo de tamanha debandada, sendo que, repito, a chapa vencedora do pleito foi apoiada pela atual diretoria? Sendo que o grupo vencedor prezava, entre outras coisas, pela continuidade do trabalho? O que está sendo planejado sem que o torcedor saiba? O que, de fato, distancia os profissionais que hoje comandam o futebol do Cruzeiro do presidente eleito? Por que decisões tão importantes, que podem afetar os próximos três - se não mais - anos do clube do coração de oito milhões de torcedores e mais de 63 mil sócios, são tomadas por apenas 465 conselheiros?

A estabilidade que ficou no sonho

De quem é o Cruzeiro Esporte Clube, afinal? Como é possível que, de um dia para o outro, o cenário que deveria ser de estabilidade para o futuro gestor se transforme em palco de ataques de lado a lado. Apoiadores e apoiados. Quem sofre e se tortura com isso é o torcedor, o último a ser consultado, o que menos tem voz nas decisões do clube, mas o que tira dinheiro do seu bolso para pagar o sócio, para pagar o ingresso, a camisa ou, simplesmente, para pagar a pilha do rádio com o qual acompanha os jogos no cafundó que for. O torcedor merece, no mínimo, respeito.

Festa pelo penta deu lugar à revolução
(Créditos: Cristiane Mattos/Light Press/Cruzeiro)

Era para estarmos comemorando mais um título e planejando, de forma positiva, a próxima temporada. Em vez disso, estamos todos esperando uma revolução sem fundamento. Uma troca de comando técnico e estratégico. Corremos o risco de perder contatos, contratos e títulos. Isso, sendo otimista. Que fique claro: não estou aqui para dar respostas, estou aqui para fazer perguntas. Temos que achar um meio de cobrar essas e tantas outras respostas. Não podemos deixar que todo o trabalho seja desperdiçado, já que foi justamente ele o escolhido para o próximo triênio.

Força, Cruzeiro!

*Gaúcho, apaixonado pelo Cruzeiro desde junho de 1986.
@pqnofx, dono da camisa 10 da seção Fala, Cruzeirense!

6 comentários:

  1. Isso faz parte da democracia. Nao existe eternidade, esta correto essas mudanças. Mesmo que tenha conquistas, como tivemos, as mudanças sempre serao necessarias. Gera novas energias e evita falcatruas, nao quero dizer que teve ou que tem, mas todo poder a muito tempo facilitam as coisas. Que poçamos inovar com nova diretoria.

    ResponderExcluir
  2. Gosto do Bruno.. Mas dizer q não sabia q o Itair iria fazer parte da diretoria... Para né.. Provavelmente o dep de futebol vai mudar invariavelmente o comando técnico tbm... Q venha Sorín e o Roger Machado #BoraMeuCruzeiro

    ResponderExcluir
  3. mandei uma mensagem duas vezes e não foi publicada. Tem censura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta,

      Alguns termos são considerados spam e, por isso, automaticamente bloqueados pelo sistema. Talvez tenha sido o caso.

      O único comentário seu que constava na lista para aprovação era justamente este, já publicado.

      Excluir
  4. Exato. Acompanharam todo o tempo e vêm dizer agora que não sabiam que o Itair iria dirigir, façam-me o favor. Tenho aversão a este sujeito, mas "foram" eleitos. Agora é pressionar e rezar. A verdade é que os Perrelas estão voltando. Sorte para nós, e que consigamos nos manter imunes à imprensa rosa.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir