Jamais vencido: meu Cruzeiro para 2018

Douglas Zimmer*

Salve, China Azul!

O ano de 2017 vai chegando mansamente ao fim para o Cruzeiro. A China Azul ainda terá pela frente sete partidas para curtir o time campeão da Copa do Brasil e torcer pela melhor colocação possível no Campeonato Brasileiro. Já para a comissão técnica e a nova diretoria, é hora de observar com calma e tranquilidade todas as peças possíveis para que já comecemos 2018 com o máximo de certezas em relação ao nosso elenco. Para os jogadores, o desafio é justamente manter o foco e a concentração para fechar a temporada deixando a melhor impressão com o manto celeste.


Apesar do breve período em que o torcedor chegou a sonhar com a possibilidade de alcançar e até superar o líder Corinthians, a verdade é que o Cruzeiro, na média, não fez por merecer essa chance. Em diversas partidas, a equipe apresentou problemas para superar situações adversas ou para segurar vantagens. Seja por falta de qualidade técnica, seja por estar envolvido com a disputa da Copa do Brasil, seja por falta de objetivos, a meu ver, a impressão é de que, tendo como base os melhores momentos do time, poderíamos ter sido ainda mais protagonistas.

Nos melhores dias, a Raposa incomodou
(Créditos: Marcello Zambrana/Light Press/Cruzeiro)

Sei que a cada fim de ano o velho e interminável 'se' insiste em aparecer. Mas não poderia ser diferente. O segredo, se é que isso ainda é segredo, é se antecipar ao 'se' para que os tropeços não sejam atribuídos à falta de entrega e, ao fim da competição, apontados como pontos perdidos. Sem fazer muito esforço, me lembro de pelo menos 12 pontos que, com todo o respeito aos adversários, poderiam muito bem estar na contabilidade celeste. Exatamente a diferença para o líder. Se considerarmos que o que reabriu a disputa foi a queda brusca do Corinthians, é uma pena que tais pontos tenham ficado pelo caminho quando ninguém esperava pela queda.

As lições do inesperado penta

Mas vida que segue. 2018 será um ano importante, de volta à Libertadores, com um elenco que, mais uma vez, mostra estar mais forte do que no início da temporada anterior. Reunir todas as variáveis que levam a títulos não é ciência exata, mas alguns fatores fazem parte do DNA das equipes vencedoras e nunca podem ser negligenciados. Comprometimento de todos em todos os momentos é fundamental. Enquanto houver possibilidade de vencer, avançar e superar os desafios. Que estejamos unidos e prontos para isso. Ninguém esperava que fecharíamos o ano com um penta. Precisamos nos acostumar a derrotar a desconfiança e nossos próprios problemas.

Contrato renovado: Mano segue na Toca
(Créditos: Giazi Cavalcante/Light Press/Cruzeiro)

Resumindo, amigo torcedor, o que eu espero do Cruzeiro em 2018, além de uma melhora técnica alavancada por ajustes pontuais no grupo de jogadores, é uma mudança de postura, ou melhor, uma afirmação da postura vencedora que tivemos a oportunidade de ver durante neste ano em determinadas situações. Que, independentemente dos resultados, a equipe saiba se portar conforme a grandeza e a história do Cruzeiro, jamais aceitando o jogo dos adversários sem buscar impor o seu.

Força, Cruzeiro!

*Gaúcho, apaixonado pelo Cruzeiro desde junho de 1986.
@pqnofx, dono da camisa 10 da seção Fala, Cruzeirense!

10 comentários:

  1. Bom dia Douglas. Com certeza você cantou a pedra certa, acho que o ano do nosso Cruzeiro foi exatamente assim e claro, você fala com o saber de quem está nos meios jornalísticos e tem todas às informações, eu sou apenas um torcedor, mas gostei muito do texto e principalmente da frase "O nosso Cruzeiro" como torcedor dou-lhe os parabéns e com a esperança que para o ano vamos ter muitas alegrias que você vai contar aqui e eu vou aplaudir. Cruzeirooooooooo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Valdemiro. Muito obrigado pelas palavras. Antes de mais nada sou, assim como você, torcedor e quero o bem do nosso Cruzeiro. Com foco e união teremos um ano ainda melhor ano que vem. Abraço.

      Excluir
  2. Texto perfeito e sem retoques. Disse tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, José. Juntos pelo Cruzeiro. Abraço.

      Excluir
  3. Precisamos urgentemente de um lateral direito, dois zagueiros, um lateral esquerdo e dois atacantes (Marcelo Moreno e Bruno Henrique).

    ResponderExcluir
  4. O pior cego é o que não quer ver.
    Ficamos todos felizes afinal esse penta caiu do céu. E de repente com uma campanha medíocre no Brasileiro, na Liga - perdemos para o Londrina nos penaltys, na Sulamericana- perdemos para o Nacional da 2ª classe do Paraguai ( nos penaltys) e de tanto eu clamar aos céus contra a quantidade de penaltys perdidos, viramos o campeão dos penaltys. Grêmio, Flamengo foram os últimos que pagaram pela praga que roguei contra o Nacional. E assim estamos na Libertadores. Caiu do céu. Agora com o retranqueiro do Mano, reclamando sempre com o juiz ao invés de ver o jogo e sobretudo enxergar o jogo, de contrato renovado, vamos partir para outro via -crucis. Contrato renovado é igual a certeza de que vamos sofrer. O elenco é muito fraco com as exceções de sempre. Excelentes goleiros, laterais e zagueiros fraquíssimos e atacantes inexistentes à exceção do solitário Arrazcaeta. Há tempos de jogo que não conseguimos um chute a gol. Os goleiros adversários entram com a camisa engomada e às vezes ganham sem trabalhar. Alea jacta est e que Deus nos ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tá falando sério?
      Vc não deve acompanhar futebol ou torce pra um time, que está na segunda página da tabela.
      Campanha medíocre!
      O time tem a melhor campanha do returno, está em 5° lugar no cb

      Excluir
  5. Precisamos de dois laterias esquerdo e direito que não comprometam e que levem perigo aos adversários. Um atacante com maior qualidade e um meio de campo que desarme o adversário e não fique apenas cercando as laterias esperando o que o adversário vai fazer. Parabéns pelo seu texto. Isso mesmo, o Cruzeiro perdeu a chance de disputar esse título para ele mesmo, considerndo os pontos bobos que deixou escapar. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Douglas. O ano de 2018 vai começar de forma positiva para o nosso Zero com a manutenção da base e equipe técnica.Alguns reforços precisam ser contratados ao meu entendimento - como alguém com uma característica definidora na frente, um centro avante nato.

    ResponderExcluir
  7. O time penou por nao ter um atacante, pois é notorio que não finaliza, ou finaliza mau, fica com a bolamas nao entra na area adversaria e nem chuta a gol, ou nao sabem o que fazer com a bola (as vezes prefere dar para o adversario e jogar no contra ataque), sendo assim é obvio que precisamos de um atacante de oficio, um volante, um lateral direita (esse Ezequiel é uma afronta a torcida, nao serve nem para o Vila Nova) um zagueiro de qualidade pra formar dupla com um destes ai, e um meia

    se quisermos ganhar a libertadores precisamos reforçar desta forma

    abraço

    ResponderExcluir