Cruzeiro x Vasco: a disputa por Rafinha

Vinícius Dias

Possível adversário do Cruzeiro na fase de grupos da Copa Libertadores, o Vasco planeja tirar justamente do clube celeste um de seus reforços para esta temporada: o meio-campista Rafinha. Conforme o Blog Toque Di Letra apurou, os cruzmaltinos sinalizaram uma proposta com valores cerca de 30% superiores aos que o paulista, de 34 anos, recebe atualmente. A tendência, no entanto, é de permanência em Belo Horizonte.


De acordo com uma cláusula incluída no contrato durante a renovação, caso receba proposta, o Cruzeiro deve igualar as cifras ou liberá-lo. Peça da confiança de Mano Menezes, com quem já havia trabalhado no Grêmio, o camisa 70 foi o quinto mais acionado do elenco em 2017: disputou 55 jogos, 38 como titular. Por isso, ciente do interesse vascaíno, a cúpula celeste já revelou nos bastidores a intenção de mantê-lo.

Rafinha soma 76 partidas pelo Cruzeiro
(Créditos: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)

Rafinha chegou à Toca II em julho de 2016, a custo zero, assinando por dois anos. Na última janela, recebeu ofertas e cogitou deixar o clube, mas foi convencido pela antiga diretoria, com participação decisiva do então gerente Tinga, a permanecer. No pacote fechado em julho, o contrato foi estendido até dezembro de 2018, sem reajuste salarial, mas, a pedido do meio-campista, passou a contar com a chamada cláusula de escape.

Movimentações azuis no mercado

Diogo Barbosa, negociado com o Palmeiras, e Hudson, de volta ao São Paulo, deixaram o Cruzeiro ainda em 2017. Os próximos deve ser Élber e Alisson, alvos de Bahia e Grêmio, respectivamente. Os reforços já anunciados são Egídio, ex-Palmeiras, e Fred, ex-Atlético. Em breve, o clube confirmará os laterais Edílson, do Grêmio, e Marcelo Hermes, do Benfica, o volante Bruno Silva, do Botafogo, e o atacante David, do Vitória.

2 comentários: