O cruzeirense é o principal reforço do Cruzeiro

Douglas Zimmer*

Salve, China Azul!

O reforço mais importante do Cruzeiro para a temporada acaba de ser 'descoberto' pela imprensa. Só se fala nele. Estão todos se perguntando o porquê de ele estar tão motivado neste início de ano e se ele conseguirá manter esse ritmo no decorrer do calendário. Em primeiro lugar, só não conhecia esse reforço quem fez vistas grossas durante as outras passagens dele por aqui. Em segundo lugar, a motivação vem do amor que ele alimenta pelo clube celeste e por todas as páginas heroicas e imortais que já construíram juntos. E, por último, tenho total convicção de que, se depender dele, a pegada será esta durante todo o ano.


Quem é ele? O maior cinco estrelas de todos os tempos: o próprio cruzeirense. O torcedor vem dando espetáculo neste começo de Campeonato Mineiro. Apesar da tradicional falta de interesse que o estadual apresenta, especialmente na primeira fase e, mais especialmente ainda, nas primeiras partidas, contra clubes de menor expressão, o torcedor comprou a ideia do grupo e vem fazendo a sua parte. E, amigo, seu apoio será - como sempre foi - fundamental para que o time entregue em campo tudo aquilo que é capaz. Torcida não entra em campo, mas carrega o ambiente com sua voz e sua energia e faz uma diferença absurda.

Torcida estrelada vem batendo recordes
(Créditos: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)

Talvez alguns de vocês não saibam, mas eu moro longe de Minas Gerais. Tenho poucas oportunidades de ir ao campo apoiar a equipe. Sinto uma falta imensa de estar lá. Fazer parte de uma nação, como é a torcida do Cruzeiro, é algo que me traz uma satisfação enorme, sem dúvidas. Mas essa satisfação atinge o ápice sempre que posso estar presente, juntando minha voz a outras milhares - às vezes, dezenas, como é quando faço papel de visitante -, emanando a energia que carrego comigo em prol do nosso objetivo comum. Por isso, caro(a) leitor(a), vá ao estádio. Faça parte desse momento único. Seja parte desse universo que é o Cruzeiro.

De olho no retorno à Libertadores

É claro que nem sempre as coisas darão certo. O cruzeirense ainda está conhecendo o time de 2018. A equipe está com uma postura diferente, impondo seu ritmo, buscando o resultado, e isso, naturalmente, encanta a quem assiste e faz com que a expectativa aumente na mesma proporção à medida que os desafios vão aumentando. Estamos às vésperas de mais uma Libertadores, por exemplo. Que saudade dessa danada. Dois anos sem participar dessa loucura que é a busca pela taça mais cobiçada da América é muito tempo para um clube do tamanho Cruzeiro e ainda mais angustiante para uma torcida tão acostumada a grandes batalhas.

Fred: novo camisa 9 já deixou sua marca
(Créditos: Sérgio Roberto Oliveira/Light Press/Cruzeiro)


Na tarde deste domingo, mais uma vez, o maior reforço azul estará de corpo e alma presente no Mineirão. Tudo aponta para mais uma grande festa no Gigante da Pampulha. O que peço encarecidamente a quem estiver lendo é que, sempre que tiver condições e puder, vá ao estádio. Leve sua voz, faça nosso azul falar por si só, estampe as cinco estrelas mais famosas do mundo no alambrado, nas cadeiras, na arquibancada. Quando não puder, use as redes sociais, o pensamento, a oração, o rádio colado ao ouvido, o telefone, o pager, o fax, sinal de fumaça, qualquer coisa, mas faça parte do Cruzeiro. Somos patrimônio único e vitalício dessa instituição.

Força, Cruzeiro!

*Gaúcho, apaixonado pelo Cruzeiro desde junho de 1986.
@pqnofx, dono da camisa 10 da seção Fala, Cruzeirense!

16 comentários:

  1. MEU CARO GAUCHO, COMPARTILHO PLENAMENTE DESSE NOSSO MOMENTO. MORO EM SAO PAULO ONDE TEM UMA GAMA IMENSA DE CRUZEIRENSE. E SE FORMOS NESSE RITMO PODEMOS SONHAR BEM MAIS ALTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Façamos nossa parte. Seja de onde for, sempre junto do Cruzeiro! Abraço e obrigado.

      Excluir
  2. Isso mesmo meu caro. Concordo em gênero número e grau.! a Raposa astuta tem grande chances esse ano de mais uma grande conquista e a nossa torcida a Maior de Minas, representará essa grande conquista. Vamos aos títulos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que assim seja. Cabe a nós, nossa parte. Abraço e obrigado pela visita.

      Excluir
  3. Valeu Grande Douglas. Suas palavras iluminadas acenderão um clarão imenso em nosso reduto. Parabéns amigo! Torcedores assim como você a Ana Paula em Brasília, em Goiás, em Tocantins e no restante do Brasil como os do exterior, fazem a diferenciada grandeza do nosso glorioso Clube. Salutti Celesti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Forte abraço, Rony. Não é fácil estar longe do nosso grande amor, mas mantemos o nome do Cruzeiro sempre ativo onde quer que estejamos. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  4. Olá, Gaúcho! Fomos bem acostumados a ver futebol vistoso, envolvente, sempre em direção ao gol adversário. A torcida tem comparecido na expectativa de que esse tempo possa voltar este ano. Além disso, como chegar ao Mineirão tem sido muito tormentoso, estão fazendo uma coisa óbvia (mas inédita) para preencher o tempo de espera daqueles que chegam mais cedo para fugir dos engarrafamentos: shows na explanada. Já teve sertanejo universitário, que eu não gosto mas sei que muita gente gosta; amanhã haverá grito de carnaval e eu espero que brevemente haja também outros sertanejos, como os cruzeirenses Vitor e Léo, além de rock, MPB, funk, baião e até a presença de músicos religiosos, como o padre Fábio de Melo juntamente com algum cantor evangélico, de preferência cruzeirense, de forma a agradar a todos. Isso tudo com muita segurança e propagação da importância da paz e do respeito ao semelhante ao patrimônio público/privado, inclusive em relação aos torcedores adversários. Já saímos do lugar comum com tantas campanhas importantes e caminhar no sentido de difundir a paz vai tornar nosso clube ainda mais merecedor de elogios mundo afora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Walter. O Cruzeiro sempre foi conhecido pela sua escola que mistura garra com técnica e sua torcida é conhecida pela paixão e por saber torcer. Todas essas medidas são excelentes para que o Cruzeiro se torne referência em espetáculo tanto dentro como fora de campo. Forte abraço.

      Excluir
  5. Vou aqui na Polônia e o Cruzeiro vai arrepiando! Vontade de estar lá amanhã! Torcida maravilhosa! Que orgulho desta camisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa! A distância desaparece nessas horas. Todos juntos pelo Cruzeiro. Abraço!

      Excluir
  6. CARO GAÚCHO,
    FOMOS BEM ACOSTUMADOS A UM FUTEBOL VISTOSO, ENVOLVENTE, COM A BOLA QUEIMANDO A GRAMA, SEMPRE EM DIREÇÃO AO GOL PARA MAIS UMA VITÓRIA, UMA CLASSIFICAÇÃO, UM TÍTULO. NOSSA EXPECTATIVA É QUE ESSE TEMPO VOLTE ESTE ANO. TORCER PARA O CRUZEIRO A GENTE TORCE EM TUDO, MAS, PARA QUEM FOI ACOSTUMADO A VER A ACADEMIA DO BARRO PRETO, É DOÍDO TORCER PARA TIME MEDÍOCRE, QUE FICA ENROLANDO O JOGO O TEMPO INTEIRO NA EXPECTATIVA DE UMA ÚNICA CHANCE, AINDA NO ZERO A ZERO, OU PARA CHEGAR AO FINAL DO JOGO COM UMA VITÓRIA MAGRA CONSTRUÍDA NA BASE DA SORTE.
    A TORCIDA TAMBÉM RECEBEU MUITO BEM UMA INICIATIVA QUE ERA TÃO OBVIA: SHOWS NA ESPLANADA ANTES DAS PARTIDAS. TODAVIA, NESSES SHOWS É PRECISO TER MUITA SEGURANÇA E CONTINUADA PREGAÇÃO DA PAZ E DO RESPEITO AO SEMELHANTE, INCLUSIVE QUANDO TORCEDOR ADVERSÁRIO, PORQUE UMA CONFUSÃO SÓ PODE LEVAR POR TUDO A PERDER.
    APROVEITO PARA LEMBRAR QUE JÁ FOMOS BI E TRI CAMPEÕES DOS ESPORTES COLETIVOS MAIS POPULARES DO PAÍS: O VOLEIBOL E O FUTEBOL, FEITO INÉDITO NUNCA REALÇADO NAS DIVULGAÇÕES DO CLUBE, APESAR DE ATÉ EU TER FEITO PEDIDO NESSE SENTIDO. AGORA SOMOS NOVAMENTE CAMPEÕES DA COPA DO BRASIL DE AMBOS OS ESPORTES.
    QUEM AINDA NÃO TEM O HÁBITO, FICA O CONVITE PARA ACOMPANHAR A NOSSA SELEÇÃO MUNDIAL DE VOLEIBOL MASCULINO, UMA VERDADEIRA MÁQUINA DE GANHAR TÍTULOS!

    ResponderExcluir
  7. Esse mar azul que vai invadir o Mineirão hoje To até com inveja não posso ir hoje To trabalhando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você trabalhando, e eu longe de BH. Mas com certeza os que estiverem lá farão a festa por nós e por todos que gostariam de estar lá, não só hoje, como em todos os dias de jogo. Forte abraço.

      Excluir
  8. Vai ser demais esse Mar azul no Mineirão

    ResponderExcluir
  9. Ontem o Cruzeiro até que jogou bem mais sei não quando o América atacava mim dava um calafrio danado

    ResponderExcluir