Atlético atinge recorde de finais consecutivas

Vinícius Dias

A vitória por 2 a 0 sobre o América no clássico do último domingo, na Arena Independência, garantiu ao Atlético a vaga na decisão do Campeonato Mineiro. Mais do que isso: com a presença na final pela 12ª temporada consecutiva, o clube alvinegro atinge um recorde no estadual. A sequência teve início em 2007, com o título conquistado diante do Cruzeiro, adversário do Galo nos dois próximos domingos.

Alvinegro disputará 12ª decisão seguida
(Créditos: Bruno Cantini/Flickr/Atlético-MG)

Em meio a diversas mudanças de formato - pontos corridos, com até três turnos, quadrangulares, hexagonais e octogonais finais - ao longo da história, o Campeonato Mineiro jamais havia registrado a participação de um clube em 12 decisões seguidas. Com seis conquistas nas 11 primeiras edições da série, o Atlético chega em desvantagem à 12ª, uma vez que o Cruzeiro, líder da primeira fase, jogará por dois resultados iguais.

Conquistas e vices em sequência

A sequência recorde entre os dois primeiros lugares é da Raposa: 26 vezes, entre 1965 - primeira edição com partidas no Mineirão - e 1990. No período, contudo, apenas sete edições tiveram finais. No caso do Galo, foram 12 conquistas e seis vices entre 1974 e 1991, mas apenas cinco torneios foram decididos entre dois clubes. O recorde do América, terceiro maior campeão, foi registrado no decacampeonato entre 1916 e 1925.

Nenhum comentário:

Postar um comentário