Bebeto: três esportes, dois anos e um gênio

Vinícius Dias

Nessa terça-feira, o Atlético perdeu seu diretor de Administração e Controle. Para o Brasil, a morte de Bebeto de Freitas significou mais do que o adeus ao sobrinho de João Saldanha - jornalista que classificou o Brasil à Copa de 1970, mas foi demitido antes de comandá-lo no México - e ao primo de Heleno de Freitas - ídolo do Botafogo e artilheiro da Copa América de 1945, que viu a II Guerra tirar suas chances de disputar a do Mundo, com o cancelamento em 1942 e 1946. Porque o carioca teve brilho próprio.


Dois anos, passando por três esportes, são suficientes para traçar o sucesso do esportista. Em 1998, Bebeto de Freitas era o treinador da seleção masculina de vôlei da Itália. Um ano após o título da Liga Mundial, conquistou o Campeonato Mundial. Em 1999, já estava no Atlético como manager. Ao lado do então diretor de futebol Alexandre Kalil, foi vice-campeão brasileiro no campo. Nas quadras, coordenou o projeto que culminou no bi da Liga Nacional de Futsal, com Falcão e Manoel Tobias no elenco.

Bebeto: na história do esporte nacional
(Créditos: Bruno Cantini/Flickr/Atlético-MG)

Ouvir um italiano que acompanhe vôlei, ainda que minimamente, é vê-lo como gênio. Entender a linha do tempo do Botafogo, o clube do coração, que assumiu na Série B, com estádio sem água e luz, em 2003, é reforçar a imagem. Eternizada pelos pódios à frente da seleção masculina de vôlei do Brasil no Mundial e nas Olimpíadas, que disputou duas vezes como levantador, pelos discursos de longo prazo e luta, pelo simbolismo da morte depois de lançar mais um projeto: o Galo Futebol Americano.

Atleta, treinador, dirigente, Bebeto se despediu aos 68 anos.
Mas bastam dois - e três esportes - para defini-lo: um gênio.

2 comentários:

  1. Foi um monstro como jogador,treinador e dirigente,um exemplo de honestidade e competência,descanse em paz , o esporte mundial perde um de seus maiores ícones,obrigado monstro sagrado.

    ResponderExcluir
  2. Ano passado tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente.Um gentleman, super solícito.Bem aquela figura que estamos acostumados, pessoa bem formada de educação fora de série.

    ResponderExcluir