Cruzeiro: pela sexta página heroica e imortal

Douglas Zimmer*

Salve, China Azul!

Meus amigos, estamos há um passo de levantar pela sexta vez a Copa do Brasil. Encontramo-nos literalmente a 90 minutos de segurar a taça com as duas mãos e podermos dizer: é nossa. É nossa não só porque, caso aconteça, seremos os campeões de 2018, mas também porque somos, sem sombra de dúvidas, o clube que mais se identifica com essa competição que sabe ser emocionante como poucas. A Copa já está em casa, tendo em vista que somos os atuais campeões. Temos a nobre e muito difícil tarefa de manter o caneco por mais um ano na Toca da Raposa.


Como o Cruzeiro e o cruzeirense amam essa competição! E não é só por agora estarmos em vias de disputar mais uma decisão. O torcedor celeste vive e transpira a Copa do Brasil sempre que as cores de nosso amado clube estão envolvidas na disputa. Todo cruzeirense apaixonado tem pelo menos uma boa história para contar sobre as memórias do torneio. Talvez alguns se lembrem, com sabor amargo nas palavras, dos insucessos, das conquistas que bateram na trave e das eliminações doloridas. Tudo isso faz parte da vida e não teria como ser diferente na trajetória de um clube.

Cruzeiro mira o hexa da Copa do Brasil
(Créditos: Cristiane Mattos/Light Press/Cruzeiro)

Tenho certeza, no entanto, de que os olhos do torcedor brilharão para falar sobre as nossas conquistas. Os mais vividos contarão sobre como Roberto Gaúcho foi buscar uma bola quase perdida na linha de fundo para, depois, mandar um cruzamento na cabeça de Cleison, que desempatou uma final encardida contra o Grêmio, em 1993, arrancando o grito de campeão da torcida que lotava o Mineirão e acompanhava o jogo nos quatro cantos do Brasil, acabando com 27 anos de jejum de títulos nacionais. Um fato memorável depois da terrível década de 1980.

Do Parque Antártica ao Mineirão

Com o primeiro título, o cruzeirense tomou gosto pela Copa e passou a desejá-la cada vez mais. Com o passar dos anos, vieram novas conquistas. Em 1996, veio o primeiro e único título comemorado fora de casa. Derrotamos o poderoso Palmeiras na grande final, com direito a virada no Parque Antártica depois de um empate no primeiro jogo. Em 2000, foi a vez de conquistarmos o nosso título mais sofrido. Pelo menos em termos de final. É praticamente impossível que algum dos amigos leitores ou dos demais milhões de felizardos em torcer pelo Maior de Minas não se lembre do gol de falta de Giovanni já no apagar das luzes, virando a partida contra o São Paulo, em Belo Horizonte, e garantindo o tricampeonato.

Raposa comemorou bi em São Paulo
(Créditos: Site Oficial do Cruzeiro/Arquivo)

Três anos depois, um dos maiores times que o futebol brasileiro já produziu deixou a vitória no primeiro jogo escapar aos 48' do segundo tempo, no Maracanã, mas não tomou conhecimento do Flamengo no confronto de volta. Em uma das partidas mais emblemáticas dos comandados de Vanderlei Luxemburgo, com três gols de cabeça ainda no primeiro tempo, o Cruzeiro não tomou conhecimento do adversário e os mais de 80 mil presentes no Gigante de Pampulha comemoraram nosso quarto troféu.

Do fim do jejum à luta pelo hexa

Passaram-se longos 14 anos. Nesse intervalo, tivemos grandes times. Vivemos o sonho em 2013 e 2014. Brigamos no topo em quase tudo o que disputamos. Mas a nossa tão íntima amiga se mostrava distante e insistia em não voltar aos nossos braços. No ano passado, contrariando quase todos os prognósticos, superamos excelentes equipes durante a campanha e, na decisão, vencemos o drama das penalidades máximas depois de dois empates com a bola rolando e conquistamos nosso penta diante do Flamengo. Agora, outra vez estamos na grande final, com uma pequena, mas importantíssima vantagem conquistada na semana passada.

Na ida, Cruzeiro fez a festa em casa
(Créditos: Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C.)

Tudo o que narrei até aqui, amigos, é história! Se, pela idade, tenho poucas memórias das primeiras conquistas, as mais recentes estão absolutamente vivas nas recordações e, em dias como hoje, vêm à tona a cada momento, me tiram o sono e me fazem ansiar quase que desesperadamente pelo novo título. Evidentemente, não será apenas mais um jogo. Um dia, se tudo der certo, a quarta-feira também será parte dessa pesquisa e estará junto com as demais vitórias. Por ora, guerreiros, é a história sendo escrita. É o futebol vivo, o Cruzeiro em toda a sua essência, corpo e alma em campo em busca de mais uma página heroica, imortal e inesquecível.

Força, Cruzeiro!
Nossos corações estarão todos em Itaquera, lutando com você.

*Gaúcho, apaixonado pelo Cruzeiro desde junho de 1986.
@pqnofx, dono da camisa 10 da seção Fala, Cruzeirense!

3 comentários:

  1. Meu amigo, você que tem certa penetração no interior de nosso grandioso clube, poderia sugerir à Diretoria, com aval de Mano Meneses, a contração de alguns jogadores, que vão tornar nosso Cruzeiro imbatível e apto para ganhar todas as competições em 2019. São elas:
    1 - Douglas - goleiro do Bahia; isto apesar de ter Rafael e mais dois muito bons, como sombra de Fábio.
    2 - Rodinei - lateral direito do Flamengo; ele não é titular lá (tem o Pará) mas é forte, defende bem, vai bem à linha de fundo e sabe cruzar bem; dificilmente leva cartão.
    3 - Gustavo Henrique, zagueiro do Santos, ou Igor Rabelo, do Botafogo; altos, cabeceiam muito bem, sempre estão fazendo gols de cabeça. Vão compor uma excelente zaga com Dedé (vão ser as torres gêmeas).
    4 - Ayrton Lucas, lateral esquerdo do Fluminense; garoto novo, marca bem e apoia muito bem. É ousado, sabe cruzar e faz gols.
    5 - Willian Arão, volante do Flamengo; marca bem, apoia bem, sabe cabecear e sempre faz gols de cabeça.
    6 - Trás de volta o Allison, no Grêmio, o Elber, no Bahia, Fabrício Bruno, na Chapecoense.
    7 - Dispensa, ou empresta, ou vende Ezequiel, Manoel, Patrick Brey, Marcelo Hermes, Ariel, Mancuello, David. Pronto o Cruzeiro vai ter um plantel de excelente qualidade e ganhador de titulos.
    Obrigado pela atenção,
    George W. Profeta

    ResponderExcluir
  2. Confiante que nossos jogadores e principalmente o Mano,não vão deixar essa taça escapar.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Profeta e nação. Concordo quanto aos laterais e Wilhan Arão, goleiros fazemos em casa e a base tem qualidade para reposição, vide o que jogou este garoto de 19 anos contra o Vasco em sua primeira apresentação. Temos mesmo aproveitar o mercado e vendermos alguns jogadores de grande valor e salário ( Manoel, e repor os com a base ).mais alguns podemos negociar e corrermos atrás de um jovem com potencial de armação e aproximação ao gol, com isso estaremos prontos para mais conquistas.

    ResponderExcluir