Mais Cruzeiro e menos política! Respeitem-nos!

Douglas Zimmer*
Publicada em 28/05/2019, às 11h45

Salve, China Azul!

O futebol tem dessas coisas. Hesitei em escrever sobre o momento do Cruzeiro na semana passada, pois pensei que poderia ser leviano e julgar uma situação com a cabeça quente por causa da sequência de maus resultados no Campeonato Brasileiro, desconsiderando as demais competições. Pensei que jogando em casa, contra um adversário teoricamente frágil, as coisas voltariam ao normal e retomaríamos o rumo, o que nos daria ainda mais confiança para buscar outros objetivos bem maiores. Bem, nessa segunda-feira o cruzeirense acordou de mal consigo mesmo.


Quem dera o motivo fosse mais uma inexplicável derrota. Quem dera o cruzeirense tivesse ido dormir de cabeça inchada por ter visto seu amado clube sair derrotado em casa em um jogo tido como ganho, apesar do fraco futebol que vinha sendo apresentado. Aposto que pela manhã a última coisa que incomodava o cruzeirense era a derrota pra Chapecoense. Ao acordar, o torcedor celeste lembrou que seu antes imaculado clube havia sido exposto em mídia nacional como exemplo de, na melhor das hipóteses, má gestão. Na melhor das hipóteses o clube tem na praça uma dívida astronômica e quase impagável, dada a realidade do futebol brasileiro.

Denúncias foram pauta de coletiva
(Créditos: Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C.)

Quero muito que a melhor das hipóteses seja a verdadeira. Entretanto, se mais e mais acusações levantadas contra o Cruzeiro Esporte Clube forem comprovadas, o cruzeirense sangrará na alma. Falo do clube porque, no fim, é o nome dele que aparece nos noticiários esportivos e, agora, talvez nos policiais. O torcedor celeste sempre bateu no peito com orgulho da história conquistada em campo e construída fora dele e nunca precisou se preocupar em ver sua camisa associada a denúncias de irregularidades. Antes de tudo, é o nome de um dos maiores clubes de futebol do Brasil que está em jogo. O cruzeirense jamais vai aceitar e colaborar com esse tipo de situação porque isso não faz parte da realidade à qual nos acostumamos.

Novos tempos e mais transparência?

Espero, do fundo do coração, que a torcida não se volte contra o dedo que aponta. A reportagem, as denúncias, as acusações precisam ser encaradas como oportunidade de esclarecer a política do Cruzeiro. Resultado positivo ou negativo nenhum pode servir de motivo para que roam nosso clube. Você, amigo leitor, está aqui muito provavelmente por nutrir uma paixão em comum comigo. Faça um exercício e tente imaginar o que você estaria achando dessa situação se ocorresse com outra agremiação. Você provavelmente estaria torcendo pelas mais severas punições, caso comprovadas as denúncias, tendo em vista que isso enfraqueceria um rival.

Em campo, Cruzeiro caiu no Horto
(Créditos: Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C.)

Pois é! Creio que é isso que os demais torcedores do país estão fazendo agora. Só me resta me unir a eles. Porém, ao contrário deles, não quero enfraquecer o Cruzeiro. Quero que a ordem e a honra sejam mantidas, custe o que custar. Se tudo o que assistimos for mera especulação e não houver irregularidades suficientes para que o clube e os responsáveis sejam punidos, que ao menos a política cruzeirense passe por uma bela reforma e seja o início de tempos mais transparentes na gestão. Agora, caso tudo se confirme, que todos respondam pelos seus atos, e nós, torcedores, nos unamos ainda mais em nome da instituição Cruzeiro Esporte Clube.

*Gaúcho, apaixonado pelo Cruzeiro desde junho de 1986.
@pqnofx, dono da camisa 10 da seção Fala, Cruzeirense!

13 comentários:

  1. Sou Atleticano e jamais iria dizer que gostaria de ver o time do Cruzeiro se danar, isto enfraqueceria as nossas Minas Gerais. Afinal se existe culpados nestas história, são pessoas e não uma agremiação. É lamentável ver as notícias, más se torna imprescindível que sejam analisadas e apuradas, e se necessário punidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou cruzeirense , e tenho a mesma opinião sobre o atletico...

      Excluir
  2. O Cruzeiro sairá mais forte dessa! Pois seu maior patrimônio, a nação azul,junto à historia vitoriosa do clube se agigantará!
    Dá-lhe Cruzeiro! Enfrente Cabuloso!

    ResponderExcluir
  3. Sou atleticano e não duvido que coisas absurdas e possivelmente ilícitas ocorram também no Galo. Infelizmente o futebol no Brasil é AMADOR. Se fosse profissional, os clubes não seriam associações, e sim EMPRESAS. É um dos motivos pelos quais não compro nada que esteja associado ao Atlético (camisas, ingressos, etc). Enquanto não houver uma gestão profissional, me recuso a dar um centavo para esses caras.

    ResponderExcluir
  4. Excelente artigo amigo Douglas, expressou claramente o nosso sentimento.

    ResponderExcluir
  5. Acho muito estranho Zezé Perrella com um ar de eu não sabia, vou mandar apurar. Como é que é???
    O Cruzeiro ficou sem comando. Itair, Wágner, Serginho e o provável chefe deles, terão agora o trabalho de defender a própria pele, administrar o clube será secundário para eles.
    E quem administrará o Cruzeiro???
    É pouco provável que o caso do "Messinho" não seja punido pela FIFA.
    O afastamento imediato de todos os envolvidos é um caminho para reduzir as prováveis punições.
    Para um time em dificuldades financeiras, chega a ser imoral o quanto se pagou para Itair, Serginho, Carlinhos Sabiá e para alguns conselheiros.
    Estão saqueando o Cruzeiro.



    ResponderExcluir
  6. Excelente comentário. Sensato, franco e direto, sem rodeios. Quem não deve, não teme. Simples assim! Que essa diretoria medíocre mostre a que veio. Se foi para roubar, que saia no camburão. E que assuma o Conselho Deliberativo do clube. Lugar de ladrão é na cadeia e nós torcedores, em hipótese alguma, compactuamos com roubalheira.

    ResponderExcluir
  7. Caro Douglas. Concordo inteiramente com vc. Doi no coração pensar que e o meu time que esta passando por essa situação constrangedora. Torço para que tudo seja passado a limpo e que possamos sair mais forte depois dessa tempestade. Já passou da hora da moralização no futebol. Pessoas desonestas tem que ser banido desse meio. Pensei em cancelar o meu titulo de socio torcedor, mas nao sei se uma debandada geral de torcedores fieis seja a melhor situação.

    ResponderExcluir
  8. O conselho elegeu esta diretoria, então cabe ao conselho pedir o afastamento imediato da mesma até que tudo seja esclarecido. Se culpados os membros da diretoria que sejam sumariamente destituídos e que estes paguem por tudo, se inocentes sejam reconduzidos aos respectivos cargos.A instituição é muito maior que estes que a dirigem!

    ResponderExcluir
  9. De tudo que li e ouvi essa foi sem dúvida alguma a mais correta de todas as publicações jornalistica do assunto,eu como torcedor cruzeirense quer que seja apurado tudo e que se de fato teve algo ilícito que os responsáveis paguem por isso,antes de torcedor sou um cidadão assim como estou cobrando transparência e mudança em nosso Brasil também desejo isso para o meu clube de coração mesmo que tenhamos que pagar muito caro por isso.

    ResponderExcluir
  10. baita registro da comarca isso sim que é registro tem mais tem mais só só isso deixou suas marcas boa

    ResponderExcluir
  11. E pensar que anda tem torcedor a defender o trio: Wagner Pires, Itair Machado e Serginho como pode???
    Só o fato das dívidas em um ano terem aumentado cerca de 150 milhões pra min já é motivo pra saída dos mesmos!
    Como pode um vice-presidente/diretor receber 3,3 milhões em um ano????isso é salário de um bom meia/lateral/zagueiro e um diretor de comunicação receber 130mil/mês??? quando já tinhamos no cargo o experiente e profissional Guilherme Mendes a receber muito menos
    Sinceramente esta semana está muito dificil, to me sentindo pior que no final de 2011!
    Lamentável!!!

    ResponderExcluir