A crise do novo velho Cruzeiro: entre mitos e heróis

Vinícius Dias
Publicada em 30/08/2020, às 8h50

Segunda derrota no Mineirão na Série B. No quarto jogo consecutivo sem vitória. Com um primeiro tempo desastroso diante do América, tendo Ariel Cabral e Henrique, dupla do rebaixamento, como titulares depois de o torcedor passar a semana ouvindo elogios ao volante Jadsom. Com Giovanni mal na esquerda, que já teve tudo, menos lateral. E, como se não bastasse, com entrevista pós-jogo de patrocinador cobrando a demissão do treinador. A crise que parece ser produto do futebol, na prática, é a crise de um Cruzeiro em que tem sobrado política e faltado bola.


É bem verdade que, passados cinco meses, o trabalho de Enderson Moreira é questionável. O time que antes vencia sem convencer agora sequer vence. Com um elenco, apesar de tecnicamente limitado, capaz de produzir mais. Mas também é verdade que o Cruzeiro não é S.A. nem tem dono e que pressão de patrocinador é cena digna de várzea. Em um futebol com mentalidade cada vez mais profissional e decidido nos mínimos erros, contratar e demitir sob pressão é dar ao futuro o selo do fracasso. Ainda que o discurso ecoe justamente o que o torcedor quer ouvir.

Patrocinador quer troca de treinador
(Créditos: Igor Sales/Cruzeiro E.C.)

A fragilidade da chancela irrestrita ao herói 'que paga as contas' é o esquecimento seletivo da perda de seis pontos - que deixariam o Cruzeiro a um ponto do G4 - por dívidas e do apoio ao treinador responsável pela montagem do time eliminado na primeira fase do estadual após 62 anos. É simbólico que a maior crise vivida pela atual gestão surja, justamente, pela voz de seu maior parceiro. Porque, agora, o presidente vive o dilema entre demitir o pressionado treinador e terceirizar o clube ou manter a convicção carregando o peso de ter contrariado todo mundo.

Sem mitos, o torcedor segue sonhando com um novo herói.
Mas, na hora H, acorda na crise de um novo velho Cruzeiro.

7 comentários:

  1. O tempo passa e alguns jogadores estão com o prazo de validade vencido. Fábio, Ariel, Henrique, Moreno e Regis, numa primeira linha deveriam procurar o INSS. Fora a ruindade do Giovanni e os constantes passes errados do Léo na saída de bola. Concluindo: são 07 titulares sem condições de jogo.

    ResponderExcluir
  2. Cuidado com esse heróis , mitos. Afinal , parece que era bem amigo de itair. Outra coisa , estavam preocupados em ganhar dinheiro com orejuela e não pagaram a divida, resultado: seis pontos a menos, e detalhe, esse orejuela não joga nada, dinheiro jogado fora. O Cruzeiro virou um depósito de jogadores, lugar para garantir aposentadoria tranquila, e isso tem ocorrido há muito tempo, começou com o grossodgrosso farias, que ganhava 300 mil por mês e continua. Não dá para ter essa velharia. Curioso que um dos mais medíocres é o Marcelo Moreno, colocado no time pelo.mecenas. Henrique, Cabral, moreno leo e Fábio ( sim) não dá mais !!!

    ResponderExcluir
  3. Não sou cruzeirense mas, é muito triste para o futebol mineiro ver os mesmos erros sendo repetidos. Não adianta contratar um monte de atletas. Contrate poucos mas de qualidade. O patrocinador não deve interferir na administração. Só naopodemesquecer que o Pedrinho (patrocinafor) também e conselheiro do clube. Como conselheiro tem que opinar e não decidir.

    ResponderExcluir
  4. Temos que parar de hipocrisia.. Quem paga manda, assim que as coisas funcionam, seja em qualquer área de comercio.. A Leila manda e desmanda no Palmeiras, todos ficam calados.. Agora o Pedrinho banca o time, tem o direito de criticar sim.. Se a diretoria vai acatar e outro papo... Vcs só sabem defender o lado escuro de minas... A MRV faz o que quer com eles, porém a imprense jamais vai falar algo... Sensatez, isso de que precisamos...

    ResponderExcluir
  5. Se for olhar, cruzeiro não é de todo ruim, é um time mediano , lógico q em função de toda essa lama de maracutaias q colocou o clube, nessa situação caótica que se encontra financeiramente, mas acho q um bom treinador(que saiba tirar o melhor dessa juventude, aliar experiências dos mais velhos) pode sim fazer o clube dentro de campo, ter um rendimento muito mais efetivo ..oq acontece, não tirando méritos de ninguém, é q o treinador atual, não tem cacife pra isso, não se vê uma jogada ensaiada, uma saída muito lenta, qdo se tem a bola, é só toquinho pro lado, uma chuva de bolas alçadas na área, sem nenhum fundamento , um time sem vontade de jogar, sem raça, sem compromisso com a sua imensa torcida, alguns jogadores são muito ruins tecnicamente, mas ainda assim, acredito q a falta de comando técnico ainda é sim o problema maior do clube, dentro de campo..falta vontade, falta um treinador q grite, q fale, q brigue se for preciso, oq se vê é um treinador apático na linha lateral,passivo, esperando o árbitro apitar o fim de jogo, pra depois jogar a culpa na falta disso ou daquilo, não sou contra o patrocinador cobrar não, deve ser difícil, fazer investimento num clube do coração, e ficar assistindo times de bem menos expressão colocar o Cruzeiro restrito à sua defesa..resumo, tá faltando comando, e tá faltando o time ter em campo, jogadores de mais brio, de mais amor pelo futebol, de mais raça , ver o Cruzeiro, na mais pura falta de vontade de ganhar um jogo com tem sido, como se fosse apenas mais um compromisso, é desanimador ..ver quem está de fora não fazer nada, mais ainda!!!!

    ResponderExcluir
  6. Com Fábio, Léo e Henrique não sobe. Caso dinheiro.

    ResponderExcluir
  7. Curioso é que o cruzeiro tem o time mais caro da série b, e detalhe pagando caro por jogadores ruins. E para provar que nada mudou vem o presidente contratando o beletti como embaixador internacional, dizendo que isso vai aproximar o cruzeiro do Barcelona, muito jeca !!! O objetivo é ser chacota nacional.

    ResponderExcluir