Agenda literária

Vinícius Dias

O espaço "Goleada Literária", da Bienal do Livro de Minas Gerais, sob a curadoria do jornalista e apresentador da Globo Minas, Bob Faria, traz, durante a semana, uma série de bate-papos entre autores e jornalistas esportivos de sucesso. Os encontros, mediados pelo curador, ocorrem a partir das 18h, no Expominas.

Confira a programação:

Amanhã, dia 23, Marcos Eduardo Neves, autor do livro Nunca houve um homem como Heleno e Teixeira Heizer, comentarista do canal SporTV e autor de diversas obras, como Maracanazzo, discutem a vertente 'O Futebol Romântico', e seus personagens que deixam os gramados rumo à história.

Na quinta-feira, dia 24, Gustavo Poli, editor-chefe do Globoesporte.com, e Maurício Noriega, jornalista e comentarista do canal SporTV, discutem o 'Futebol na Era digital' e a credibilidade da informação esportiva em meios digitais.

Na sexta-feira, dia 25, o jornalista e narrador esportivo Rogério Corrêa aborda o tema 'Ler para falar: Futebol é jogo de bola e de palavras', e destaca a importância da leitura e da palavra enquanto ferramentas de trabalho. 

Expominas - BH

Av. Amazonas, 6.200, Gameleira
Contato: (31) 3334-5145

Cartola FC: vai começar!

Douglas Zimmer

Salve, amigos e leitores do blog! Chegou o tão esperado mês de maio. Vai começar o Campeonato Brasileiro e, com ele, o Fantasy Game que mais mobiliza aqueles que gostam de futebol.

O Cartola FC está de volta e o Blog Toque Di Letra também tem sua liga. Para acessar a página da liga basta clicar aqui e ir ao botão 'Participar', do lado direito da tela. Serão 38 rodadas para acompanharmos os nossos times do Brasileiro e brincar de treinador, torcendo pra fazer mais pontos, mais gols, ganhar mais dinheiro e assim liderar as ligas.

Vamos acompanhar a liga Toque Di Letra, com posts frequentes onde citaremos os times e os leitores que se destacarem. Lembrando que, se surgir alguma dúvida, é só me procurar no Twitter (@pqnofx), que vou responder o mais rápido possível.

Bom Campeonato Brasileiro e Cartola FC para todo mundo, e que vença o melhor!

Após passagens vitoriosas por São Paulo e futebol europeu,
ex-lateral da seleção brasileira pode acertar com a Raposa

Vinícius Dias

Um dos três reforços prometidos por Gilvan de Pinho Tavares durante a cerimônia de premiação do Campeonato Mineiro pode ser oficializado em breve. De saída do Liverpool, o experiente lateral-esquerdo Fábio Aurélio, de 32 anos, mantém tratativas bem encaminhadas para defender o clube da Toca a partir de julho.

Campeão da Copa da Uefa 2003/2004 pelo Valencia, o atleta se transferiu para os Reds em 2006. No período, disputou 87 partidas e marcou apenas três gols. Porém, acumulou sucessivas contusões. Na atual temporada, Fábio defendeu a equipe em três jogos, permanecendo nos gramados por 138 minutos. 

Segundo apurou o Blog Toque Di Letra, as negociações são conduzidas por um empresário que possui bom trânsito junto à diretoria celeste. É possível que o acordo seja concretizado nas próximas semanas. O lateral, que defendeu o São Paulo entre 1997 e 2000, deseja retornar ao país de origem.

Na seleção

Ao longo da carreira, Aurélio defendeu a seleção brasileira por 13 vezes. Vestindo a amarelinha, ele disputou o Mundial sub-20 de 1999 e os Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. A única convocação para o time principal, no entanto, veio em 2009.

Vice-campeão da Copa Libertadores pelo clube em 2009,
treinador recebeu convite para substituir Vágner Mancini

Vinícius Dias

O substituto de Vágner Mancini, que deixou a Raposa na 4ª feira, pode ser um velho conhecido dos cruzeirenses. Após as negativas de Ney Franco, que não foi liberado pela CBF, e Levir Culpi, que recebeu propostas para retornar ao exterior, Adilson Batista, vice-campeão da Copa Libertadores em 2009, é a bola da vez na Toca da Raposa.

Segundo informação apurada pelo Blog Toque Di Letra, o Cruzeiro havia apresentado uma proposta ao treinador antes mesmo de anunciar a saída de Mancini, já comentada nos bastidores. A princípio, a diretoria celeste oferece um vínculo até dezembro, com a possibilidade de renovação por mais uma temporada. Se aceitá-lo, Batista retorna ao time já na próxima semana.

Em sua primeira passagem pela Toca, Adilson comandou a equipe em 170 partidas, com um aproveitamento de 63,7%. Suas únicas conquistas, no entanto, foram os campeonatos estaduais de 2008 e 2009, com goleadas marcantes sobre o rival.

Na mira

Se Adilson é o preferido, outros dois técnicos são bem vistos pela cúpula celeste. Ex-ponta-direita da equipe na década de 1990, Renato Gaúcho, desempregado desde que saiu do Atlético/PR, em setembro último, já foi contatado. Jorginho, auxiliar de Dunga na última Copa, que tem contrato com o Kashima Antlers, do Japão, até o término da temporada, teria sido sondado.

Artilheiro na mira

Vinícius Dias

Destaque da seleção uruguaia e eleito Melhor Jogador da Copa do Mundo de 2010, o centroavante Diego Forlán, de 32 anos, em baixa na Inter de Milão/ITA, pode desembarcar em Belo Horizonte. O alvinegro deve propor um acordo por duas temporadas, com salários aproximados em R$ 700 mil mensais.

De volta a Belo Horizonte

Após longas negociações, a cúpula cruzeirense firmará um acordo com a BWA para que o clube realize suas partidas na Arena Independência. No entanto, o tão aguardado retorno à capital pode ser adiado. Em caso de eliminação na Copa do Brasil, a equipe estreará na nova casa apenas no Brasileiro.

Uruguaio de saída?

Vinícius Dias

Contratado em 2011, o zagueiro Maurício Victorino não tem empolgado os cruzeirenses. Na Toca, é consenso que o investimento de US$ 2 milhões não se justificou. Trocá-lo é uma possibilidade. Willians, sonho antigo da diretoria celeste, esteve perto de vir para Belo Horizonte. Mas, surgiram duas propostas do exterior, e os cariocas declinaram.

Agora, é o argentino Botinelli quem pode ser envolvido na negociação. No Rio, o uruguaio, que tem a aprovação de Joel Santana, faria companhia a Marcos González, seu sucessor na La U. Em Minas, El Pollo se juntaria ao amigo Montillo.

A definição deve sair em breve.