Nos bastidores, interlocutores se articulam por aumento de
pelo menos 100% nos valores e fatias devem ser rediscutidas
Vinícius Dias
Antes do arbitral do Campeonato
Mineiro de 2017, que deve acontecer no último trimestre deste ano, dirigentes
das equipes do módulo I e da FMF devem se sentar à mesa visando à venda dos
direitos de transmissão. O contrato firmado no fim de 2011, com validade por
cinco temporadas, se encerrou em 2016. Conforme revelaram interlocutores ao Blog Toque Di Letra, o tom nos
bastidores é de expectativa por um "salto importante" nas receitas a
partir da próxima edição.
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O contrato anterior tinha base de R$
23 milhões anuais - considerando a negociação dos direitos de transmissão em TV
aberta e fechada, além de pay-per-viey -, com leve reajuste a cada temporada.
Pela configuração, a negociação das placas de publicidade ficava a cargo
dos próprios clubes, alavancando as cifras. Com o discurso de que o torneio
está valorizado, há nos bastidores uma articulação na busca por aumento dos
valores de TV. "Pelo menos 100%", pontuou um dirigente.
Reunião entre clubes na sede da FMF (Créditos: Site Oficial da FMF/Divulgação) |
Na
edição passada do Campeonato Mineiro, Atlético e Cruzeiro receberam cotas superiores a R$ 7 milhões, enquanto o América recebeu quase R$ 2 milhões. Cada um
dos nove clubes do interior faturou mais de R$ 500 mil pela
participação no torneio. O acordo ainda incluía um valor destinado à
organizadora do estadual.
Detalhes rediscutidos
A rediscussão do contrato também deve
significar ajustes no rateio. Uma alteração provável, por exemplo, é o aumento
da fatia a ser destinada ao América. Antes da queda para o módulo II, em 2007,
o Coelho chegou a faturar 12,5% do total - na época, metade de cada rival da
capital. Neste ano, o clube alviverde ficou com cerca de 8% do montante, menos
de um terço do que coube a Atlético e Cruzeiro.
Neste ano, troféu ficou com o Coelho (Créditos: Bruno Cantini/Flickr/Atlético-MG) |
Apesar
de haver nos bastidores a expectativa por concorrência, nenhuma emissora
apresentou proposta para adquirir os direitos até o momento. Nesse cenário, a
Rede Globo, que ainda no primeiro semestre sinalizou o interesse na renovação,
é tida como favorita.
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