27/01/2012

A força do interior

Vinícius Dias

Com investimentos crescentes e cinco clubes das duas principais divisões do futebol brasileiro, o Campeonato Mineiro promete nesta temporada. Após conquistarem apenas um vice-campeonato nas últimas (cinco) edições, os clubes do interior se reforçaram, e planejam incomodar o trio da capital.

Confira, a seguir, como eles se prepararam:

América/TO - Campeão do interior em 2011, o Dragão do Corcovado deseja alçar voos mais altos nesta temporada. Para isso, manteve oito jogadores do elenco que fez campanha histórica, e anunciou alguns reforços. Destaque para o lateral-esquerdo Leandro Smith, que defendeu o Atlético em 2005.

Boa Esporte - Após surpreender no Campeonato Brasileiro da Série B em 2011, o clube de Varginha vem reforçado para o Mineiro. Entre as principais contratações, estão o atacante Jajá, que disputou o Brasileirão de 2008 pelo Cruzeiro, e o zagueiro Welton Felipe, emprestado pelo Atlético.

Caldense - Campeã estadual em 2002, a Veterana quer surpreender nesta temporada. O meia Renatinho, com passagens por Fluminense e São Paulo, segue como destaque do elenco. Entre os novos contratados, está o lateral-direito Felipe Cordeiro, campeão brasileiro da Série D pelo Tupi.

Democrata/GV - Para tentar apagar a má impressão deixada no último Campeonato Mineiro, quando terminou na décima posição, a Pantera aposta em um trio de gringos. Os uruguaios Jorge García (lateral-esquerdo) e Luís Oyarbide (meia-armador), além do argentino Adrián Malvarez (atacante), foram contratados em janeiro. 

Guarani - Oitavo colocado em 2011, o clube de Divinópolis investiu em atletas conhecidos do público mineiro. Campeões estaduais pelo Ipatinga em 2005, Luizinho (lateral-direito) e Léo Medeiros (volante), se juntam ao atacante Marinho, vice-artilheiro da Série B em 2006 pelo Atlético.

Nacional - Apostando numa parceria com o Cruzeiro, o Búfalo vem forte para o Estadual. Os jovens Gil Bahia, Gabriel Araújo e Sebá, que disputaram o Brasileiro de 2011 pela Raposa, se juntam ao meia Kerlon, contratado por empréstimo junto à Internazionale/ITA, e principal nome do elenco.  

Tupi - Após conquistar o Brasileiro da Série D, o alvinegro vem motivado para o Campeonato Mineiro. Com a base mantida, o Galo Carijó continua a apostar nos gols do experiente Ademílson, artilheiro do clube na última temporada. Entre os contratados, Jaílton, volante que defendeu a dupla Fla-Flu, é o mais conhecido.

Villa Nova - Maior vencedor entre os clubes do interior - foram cinco conquistas -, o alvirrubro apostou em atletas experientes. Destaque para o zagueiro Álvaro, campeão brasileiro pelo Flamengo/RJ em 2009, e o meia-atacante Francismar, com passagem pelo Cruzeiro.

Uberaba - Após decepcionar em 2011, o Zebu reforçou seu elenco para esta temporada. Entre os novos contratados, estão o atacante Clodoaldo, ex-Corinthians, e o armador Thiago Marín, destaque do clube em 2010, e que acumula passagens por Botafogo/RJ e futebol grego.