Apesar deles, amanhã há de ser outro Cruzeiro

Douglas Zimmer*
Publicada em 16/09/2019, às 10h45

Salve, China Azul!

Que situação terrível, meus amigos. Das mais assombrosas que já presenciei enquanto torcedor do Cruzeiro e, provavelmente, um dos piores momentos da história desse clube quase centenário. Futebolisticamente, certamente tivemos momentos piores. Quem viveu a década de 1980 conta que foram anos amargos para os lados celestes. Dias de escassez de títulos, de vitórias, de conquistas. Mais recentemente, em 2011, vimos nosso amado clube penar por 37 rodadas para conseguir o alívio quase vexatório da permanência na elite no último embate e, no ano seguinte, sofrer com mais e mais atuações ridículas de um elenco montado sem planejamento algum.

Mas, amigo leitor, o contexto atual não é preocupante apenas dentro das quatro linhas. Também o é, evidentemente, mas me parece cada vez mais que o desmoronamento da equipe sólida e bicampeã de uma competição da qual acaba de ser enxotada está diretamente ligado ao caos político e administrativo que se instalou na Toca II. Não quero aqui criar nenhuma caça às bruxas ou acusar A ou B. Tenho certeza de que tudo virá à tona, caso realmente haja algo a se provar ou a se inocentar. Mas o certo é que o Cruzeiro está à mercê de sua própria sorte, agarrado ao peso de sua camisa, ao amor de sua torcida e à entrega de alguns poucos jogadores. 

Equipe estrelada fechou o 1º turno no Z4
(Créditos: Marcello Zambrana/Cruzeiro/Light Press)

Caso haja salários atrasados, como está sendo ventilado nos bastidores, fica muito difícil cobrar postura diferente dos atletas. Não importa se o funcionário ganha R$300,00 ou R$ 1 milhão. É direito dele receber seus vencimentos religiosamente na data acordada entre as partes. É o fundo do poço de qualquer empresa - do clube, neste caso - esperar que sua equipe trabalhe com o mesmo afinco e com a mesma dedicação por meses sem que esteja sendo devidamente remunerada.

É um absurdo que um clube do tamanho do Cruzeiro Esporte Clube chegue a esse ponto. É uma facada no peito de cada cruzeirense o fato de estarmos em destaque única e exclusivamente pelos nossos calotes, pelas nossas dívidas gigantescas, astronômicas, pela falta de interesse dos investidores, e, como se isso tudo não bastasse, pela falta de futebol, pela troca de farpas entre membros da equipe e da comissão técnica.

Seria muita covardia de minha parte virar as costas para meu clube em um momento tão delicado - talvez o mais delicado de sua gigante história. Pois saibam que isso eu não farei. Entretanto, caros amigos, é importante que fique bem claro que nosso apoio incondicional ao Cruzeiro não significa que concordamos com os desmandos e com as presepadas apresentadas na administração e no campo. Algo precisa mudar muito, rápido e de verdade. Não podemos deixar que nossa história saia mais manchada ainda deste calvário que estamos tendo que atravessar.

Força, Cruzeiro!

*Gaúcho, apaixonado pelo Cruzeiro desde junho de 1986.
@pqnofx, dono da camisa 10 da seção Fala, Cruzeirense!

12 comentários:

  1. Força Cruzeiro. Contratou salários altíssimos a ex-jogadores em atividade, tais como...Léo, Egídio, Henrique, TN, Robinho, Pedro Rocha, Dodô, agora tem que pagar. Porque pagando os caras já não jogam, imagine se não pagar! Aí é que os caras não jogam mesmo. A sèria B é logo ali. Concordo com tudo meu caro Gaucho. Não viraremos as costas, porque nunca viramos. Cruzeirense sempre.

    ResponderExcluir
  2. Não concordo com Pedro Rocha e Dodô neste meio aí não.Inclui o Edilson e Fred que fica mais adequado.

    ResponderExcluir
  3. E o que dizer do Fred? Acho que se ele fosse mesmo cruzeirense deveria abandonar o time. O seu futebol tem sido risível. Mal consegue caminhar e sua qualidade técnica é sem comentário.
    Gente, alguém em sã consciência poderia me dizer porque o popó não tem tido oportunidade?

    ResponderExcluir
  4. Parabenizo-o pela sua fidelidade ao Maior de Minas. Nós verdadeiros torcedores do Cruzeiro lamentamos muito a fase vergonhosa pela qual estamos passando. Mas não é, e nunca será, a hora de abandonarmos o clube cancelando ou deixando de pagar nossos títulos de sócio torcedor. Cruzeirense de verdade é fiel, não abandona o Clube do Coração. Avante Cruzeiro! Vamos sair dessa!

    ResponderExcluir
  5. Rony, o melhor jogador das finais da Copa do Brasil, foi dispensado pelo Cruzeiro em abril de 2018, que tinha contrato com ele até 2020.
    Parabéns Itair!
    O "Mitair" também permitiu a saída do Thony Anderson( que iniciou a jogada do gol dos paranaenses no 1º jogo).
    Bruno Silva( 33 anos), Edilson( 31), Fred( mais velho que as pirâmides), Mancuello e David já os "mega craques" que "Mi enganair" trouxe para o Cruzeiro.

    ResponderExcluir
  6. Se tivéssemos união e como saber a quem deve o Cruzeiro poderíamos com a torcida limpar o nome, porém com outra diretoria.

    ResponderExcluir
  7. Que vergonha, ficarem culpando Itair e serginho, dois dos maiores dirigentes do futebol brasileiro. Temos que dar tempo pra que façam seu trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Não importa o quanto recebe? Diferentemente o que se diz,quem recebe menos ,tem aluguel, entre outros, no caso dos medalhões seu universo é outro...
    Agora direito e direito, a atmosfera são diferentes neste quesito...

    ResponderExcluir
  9. E lamentável a nossa realidade.
    analisando a tabela do brasileirão, temos boas possibilidade de serie
    B.
    Na minha opinião, temos dois jogos fora fundamentais, onde precisamos no minimo 4 pontos.
    Caso não conseguirmos, a coisa fica preta de vez.
    Falar o que desta diretoria. Banco de irresponsáveis, inclusive eu incluo o Tal do PERRELLA, QUE FICOU rico nas custas de nosso CRUZEIRO.
    Este perrella deveria ser preso, e nunca mais entrar nas dependencia do CRUZEIRO.
    E os ex-jogadores com salários altíssimo. falar o que, apenas pedimos para sair.
    Vá embora, ex atleta Edilson, Fred, TN, henrique, Egidio, Robinho, etc..

    ResponderExcluir
  10. Prezado Douglas Zimmer,
    Tenho acompanhado esse verdadeiro estardalhaço que vem sendo veiculado sobre o Cruzeiro Esporte Clube, e, embora tenha consciência de que se trata de um problema complexo, posso constatar que há muito exagero na mídia local e nacional, cujo teor tende a atrapalhar muito mais a instituição, além das pessoas envolvidas, que é exatamente o que vem acontecendo. Causa-me espécie que grande parte da torcida cruzeirense embarque nesse discurso de "crise eterna", "cruzeiro afundando", "cruzeiro no fundo do poço", que é o que se ouve em toda a mídia nacional. Sei que o assunto é espinhoso e que não é possível abranger toda essa questão num simples texto deste portal. Mesmo porque, como recomenda uma velha máxima, não existem soluções simples para problemas complexos. Algumas questões, no entanto, que têm escapado à percepção de boa parte da torcida, e que a tem levado a surfar nessa onda midiática de "fora todo mundo", e de que "é tudo bandido", além de não ser de todo verdade, como eu já disse, não ajuda em nada o clube envolvido; aliás, só tem atrapalhado. Primeiro, é preciso deixar um pouco de lado essa "vibe" emotiva que tende a nos contagiar, a começar a tomar um "choque de realidade", cuja postura é a única a nos proporcionar o equilíbrio necessário para a perfeita compreensão do que está "realmente" acontecendo. Antes de mais nada, devo esclarecer que não tenho nenhum envolvimento com quem quer que seja do conselho ou da diretoria - seja desta ou das anteriores -, e que sou apenas um cruzeirense preocupado com o que está acontecendo com a "nossa marca". É preciso, antes de mais nada, analisar friamente a logicidade dos fatos, independentemente de preferências ou de simpatias a pessoas ou grupos. Já percebi, por exemplo, que existem reclamações acerca de atitudes da diretoria envolvendo aumento de salários, contratações equivocadas, que não deram certo, etc. Essas questões, no entanto, devem ser tratadas internamente, como acontece, aliás, em vários clubes brasileiros, os quais, embora apresentem situações até mais complicadas do que a do Cruzeiro, não tem o seu nome massacrado diuturnamente na mídia como vem ocorrendo com o nosso amado cinco estrelas. Querem um exemplo? A divulgação maciça da "eterna crise" do Cruzeiro não tem paralelo com o que vem ocorrendo "do outro lado da lagoa". Se pararmos pra fazer comparações, desde que Rogério Ceni chegou aqui, o time perdeu três partidas no brasileiro, tendo ganhado duas e empatado uma. Ou seja, não é uma péssima média. O que está complicando é a situação deixada por Mano Meneses, incluindo a derrota em casa para o Internacional, na semi-final da Copa do Brasil, que foi, em parte, responsável pela nossa desclassificação, causando "furor" (pra variar) na mídia nacional. (continua)

    ResponderExcluir
  11. (continuando...)
    Quanto à situação financeira do Cruzeiro (tratada como pré-falimentar pelo Mauro Cezar da ESPN), é preciso considerar que a dívida do clube é a sexta no ranking nacional, e que o nosso rival, por exemplo, deve em torno de "cem milhões" mais do que nós, e que, embora o seu presidente alerdeie que está fazendo uma administração com gastos módicos, houve um aumento de 75 milhões de reais em relação ao último ano. Não estou dizendo que a situação do Cruzeiro é boa; estou apenas alertando para o tratamento que estão dando à situação dos outros clubes (de quase completo silêncio), enquanto vivem fazendo prognósticos desastrosos para a nossa equipe. O alardeado aumento da dívida do Cruzeiro omite, por exemplo, que quase 80 milhões de reais dela é resultado do pagamento de juros anuais, referentes ao serviço da dívida de quase 380 milhões de reais deixados pelas gestões anteriores. O que deve deixar os verdadeiros cruzeirenses com as "barbas de molho", é que, no exato momento em que a diretoria estava tentando captar um empréstimo internacional - que faria despencar a taxa de juros que o Cruzeiro vinha pagando -, "estourou" aquela reportagem no Fantástico, fazendo abortar o empréstimo em andamento. Isso causou um prejuízo incalculável ao clube, o qual teria as suas contas saneadas no presente, e, no futuro, com possibilidade de planejar os pagamentos juros bem menores. É claro que algumas mudanças de rumo têm de ser feitas - como enxugamento da folha, por exemplo -, e a torcida tem de pressionar nesse sentido. Mas precisamos separar o "joio do trigo" para termos a dimensão do que é realmente contra ou a favor do clube, que é o que realmente interessa. Precisamos acalmar e não entrar na "pilha" da mídia em geral. Veja bem (só pra terminar), a diferença de tratamento que "eles" dão a nós: Enquanto o rival, que não ganhou nada este ano (nós ganhamos pelo menos o rural), perdeu todas as últimas sete partidas seguidas, sendo seis no brasileirão, ninguém está "plantando" nenhuma crise por lá. Como se pode ver no próprio Portal "Uai", a única referência ao Atlético, é que eles estão apostando na classificação na "Sula", campeonato que antes era tratado como segunda divisão da Libertadores, mas agora virou "campeonato internacional". Percebem a diferença? Fiquem espertos, colegas cruzeirenses!!!!

    ResponderExcluir
  12. Veja o título do último post do Jaeci: Para a saga do Cruzeiro, somente "Crise política e derrotas"; para o outro lado, é "Galo em busca da final da Sula!" Eis aí o retrato da "igualdade" com que somos tratados. É nojento!

    ResponderExcluir