O Cruzeiro e o texto que jamais imaginei escrever

Douglas Zimmer*
Publicada em 08/08/2020, às 13h

Salve, China Azul!

Começo esse texto confessando que a ficha, apenas agora, começou a cair. Depois de tudo o que passamos nos últimos meses, a agonia lancinante que nos acompanhou durante os piores dias da história do Cruzeiro, entramos, nós e o resto do mundo, em um dos períodos mais estranhos das últimas décadas. Assim como quase tudo, por alguns meses, o futebol perdeu espaço para coisas muito mais importantes. Nesse período, por algumas vezes, acabei esquecendo, ou, melhor dizendo, ignorando que quando as coisas começassem a voltar ao normal - o que ainda não é o caso - teríamos que encarar um enorme desafio.

Hoje iniciaremos uma das guerras mais importantes enquanto torcedores e apaixonados por esse clube que já nos proporcionou tantas alegrias e conquistas. Sabemos muito bem quem são os culpados por tudo o que estamos passando, mas, agora, somos nós que temos que levar o Cruzeiro de volta ao lugar ao qual ele pertence. Uma mancha que nunca se apagará, mas que pode se tornar uma cicatriz que nos lembrará pelo resto de nossas vidas de como atitudes sorrateiras, vis, podem abalar até mesmo as estruturas mais sólidas. E que essa cicatriz nunca precise ser escondida para que todos saibam pelo que passamos e como saímos dessa epopeia ainda mais fortes.

Cruzeiro inicia, hoje, caminhada na Série B
(Créditos: Bruno Haddad/Cruzeiro E.C.)

Tenho certeza de que, assim como eu, a imensa maioria dos irmãos cruzeirenses se pôs mais triste pela maneira como tudo se procedeu, afundados em desmandos, em acusações gravíssimas e com um orgulho ferido a cada nova manchete publicada. Sempre fizemos questão de triunfar de maneira justa e por nossos próprios méritos. Nos doeu demais ver toda a história ser assaltada diante de nossos olhos com o inquietante sentimento de impotência nos dominando a cada novo escândalo revelado. Que seja a última vez que eu precise falar disso, mas que nunca esqueçamos dessas mazelas.

Por agora, precisamos focar na nossa realidade e começar, desde já, a alicerçar nosso retorno. Não podemos participar dessa disputa - difícil e traiçoeira - achando que levaremos alguma vantagem simplesmente por nossas cores e por nosso escudo. Precisamos nos acostumar com todo o tipo de provocação e falta de atenção que iremos receber. Serão longos e sofridos meses, mas que, se tudo der certo, não se repetirão jamais.

O que eu posso fazer é desejar a todos nós, cruzeirenses, sorte - que nunca é demais -, paciência, tranquilidade e perseverança. O foco é um só e, seja da maneira que for, mas que seja de maneira justa e por nossos próprios méritos. Eis aí um texto que eu jamais imaginei que algum dia eu precisaria escrever. Eis aí um texto que eu espero nunca mais precisar escrever.

Força, Cruzeiro!        

*Gaúcho, apaixonado pelo Cruzeiro desde junho de 1986.
@pqnofx, dono da camisa 10 da seção Fala, Cruzeirense!

9 comentários:

  1. Pois é Vinicius, infelizmente as brigas políticas que racharam o Cruzeiro e principalmente as 2 gestões de 2015 para cá, levaram o clube de estado de saúde tranquilo, de histórico excelente e capaz de atrair para cá ótimos valores, para clube com fama de caloteiro.
    Mas, vamos reagir.
    Confiando muito na disposição e entrega do Sérgio Santos Rodrigues.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diante de tudo isso nos resta contribuir com a OPERAÇÃO FIFA vamos contribuir a torcida é GIGANTE E FORTE somente uma doação de cada cruzeirense sairemos deste BURACO NEGRO.

      Excluir
  2. Vamos superar esse momento negro da história celeste.

    ResponderExcluir
  3. Esse é o sentimento de todo Cruzeirense de verdade. A luta vai ser árdua, mas nós todos juntos, time e torcida vamos triunfar. O Cruzeiro é gigante!!!!

    ResponderExcluir
  4. Me sinto triste com tudo o que venho ouvindo e vendo, a respeito do meu Cruzeiro.Confesdo amo meu time, mas não estou vendo saida para o Cruzeiro que foi derrubado, não caiu.

    ResponderExcluir
  5. Guarda esse texto porque você ainda vai escrever muitos iguais a esse... Pode esperar....

    ResponderExcluir
  6. E se nao houver realmente uma mudanca radical como o cruzeiro cabuloso precisa e merece é dai pra pior , tem que cortar na carne na veia p que voltamos a ser o maior de minas e do brazil , expulsando estes corruptos do comando , confiscando os bens adquirido com roubo e propinas .

    ResponderExcluir
  7. Vamos doar para OPERAÇÃO FIFA e fazer este GIGANTE se levantar e tornar ainda MAIOR é só uma vez.

    ResponderExcluir
  8. Só a conversa do Sérgio Rodrigues não resolve, temos que implementar as alterações estatutarias propostas pelo conselho gestor, impondo limites aos futuros administradores. Parece que anda no esquecimento. Se não implementarem, novos ladrões aparecerão.

    ResponderExcluir