Previsão é de que 1,3 mil atletas passem por seis cidades do
estado em período de preparação para as disputas olímpicas

Da Redação*

Em clima olímpico, delegações de 17 países, além de atletas da canoagem brasileira, vão passar por Minas Gerais na reta final de preparação para os Jogos Rio 2016. Os últimos a assegurarem presença no estado foram os componentes da equipe de atletismo da Argélia. Ao todo, 16 centros de treinamento esportivo - localizados em Belo Horizonte e em outras cinco cidades - foram disponibilizados.


A previsão é de que 1,3 mil atletas de quatro continentes - Ásia, Europa, América e Europa - passem pelo estado no contexto olímpico. "Depois do Rio de Janeiro, Minas Gerais é o estado que recebeu ou receberá o maior número de eventos esportivos", destaca Carlos Henrique Alves da Silva, secretário de Estado de Esportes. A delegação britânica, por exemplo, já desembarcou na capital e utilizará, ainda, a estrutura do Clube Mineiro de Caçadores, em Santa Luzia.

Atletismo chinês treina em Juiz de Fora
(Créditos: Estela Loth/UFJF/Divulgação)

A programação da Grande Belo Horizonte também inclui a equipe de vôlei masculino da Polônia e as delegações de judô de China e Equador. Lagoa Santa integra o roteiro da equipe brasileira de canoagem. A Universidade Federal de Viçosa (UFV), enquanto isso, recebe etapas de preparação das delegações de levantamento de peso de quatro países africanos: Tunísia, Marrocos, Egito e Índia.

Da Zona da Mata ao Triângulo

Pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vão passar delegações de atletismo de Catar, Estados Unidos, China, Canadá, Polônia, Eslováquia e Estônia, além do vôlei masculino egípcio. Uberlândia é mais um cenário do período pré-olímpico, recebendo as delegações de natação da Sérvia e do Egito, representantes do atletismo argelino e, ainda, delegações olímpicas de Irlanda e Bélgica.


Entre os dias 03 e 20 de agosto, o Mineirão, em Belo Horizonte, receberá duelos válidos pelos torneios de futebol. Serão seis jogos da competição feminina, incluindo uma das semifinais, e quatro da competição masculina, incluindo a disputa da medalha de bronze.

*Com arte e informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário