Atlético no Mineirão: é hora de pensar grande!

Alisson Millo*

Quinta-feira, às 20 horas, perto do fim do mês. Mas nada disso impediu a Massa de lotar a Arena Independência e fazer a festa. O resultado foi o esperado? Não, nem de longe. Mas o Atlético jogou bem e ficou no empate com o Vasco por detalhe. Se serve de consolo, no último domingo, uma vitória maiúscula sobre o Botafogo, no Rio de Janeiro, fez o Galo conquistar três pontos fora de casa depois de um bom tempo. Talvez, até pelos 3 a 0 sobre nossa eterna pedra no sapato, o Horto ficou tão cheio.


Mas o bom público não é fato novo. Nas últimas três rodadas em casa, mais de 22 mil torcedores por jogo, reforçando a boa campanha do time comandado por Thiago Larghi. Por isso, novamente ganha força o movimento para que o Atlético volte a jogar no Mineirão. Se a Arena MRV não vai ficar pronta antes de 2021, talvez seja realmente a hora de pensar em mandar alguns jogos em um estádio proporcional à grandeza do clube.

Mineirão: o terreiro do Galo forte
(Créditos: Bruno Cantini/Atlético-MG)

Com todo respeito ao Indepa, mas o Galo é maior do que pouco mais de 22 mil lugares. Vivemos grandes alegrias naquele que, por muito tempo, foi o caldeirão atleticano. 'Caiu no Horto, tá morto', a defesa que canonizou São Victor, o templo onde Ronaldinho desfilou sua genialidade. Todas essas são memórias de um tempo já distante. O mandato de Kalil acabou, Nepomuceno veio e se foi, Sette Câmara assumiu há quase nove - número cabalístico - meses, mas a insistência em viver da mística permanece.

No ritmo de 'Mineirão é do Galô'

Claro, o Atlético tem um contrato com a administradora do estádio. Mas, no futebol, já vimos inúmeras vezes que contratos não querem dizer muito. A última coisa que o Galo precisa é de mais dívidas para pagar e de mais pendências a serem resolvidas na Justiça, mas o presidente é advogado, o jurídico do clube já se mostrou extremamente competente em diversas ocasiões. Humildemente falando, sou leigo em Direito, mas a defesa da troca de casa já está mais do que evidenciada.

Torcida alvinegra deu show no Horto
(Créditos: Pedro Souza/Atlético-MG)

No segundo turno, por exemplo, enfrentaremos São Paulo, Palmeiras e Grêmio em Belo Horizonte. Mantendo a boa fase e a briga pelo G6/G4/título, são duelos contra adversários da parte de cima da tabela, cercados de grande expectativa: um prato cheio para o torcedor. Em um cenário semelhante ao de hoje, certeza de Independência lotado, mas, mais do que isso, previsão de 50 mil, no mínimo, no Gigante da Pampulha caso sejam realizados lá. 'Oba, oba, oba, ôôô, Mineirão é do Galô', já diz o canto.

Se o Mineirão é tratado como salão de festas para provocar nosso maior rival, libere a festa para a Massa, presidente. Poucos clubes no mundo podem falar que têm dois estádios - e, logo, logo, serão três -, mas está na hora de invocar o bom senso e usar o maior deles para impor toda a pressão nos adversários. Seremos 40, 50, até 60 mil cantando e empurrando o Atlético, como manda o manual do atleticano.

*Jornalista. Corneteiro confesso e atleticano desde 1994.
@amillo01 no Twitter, capitão da seção Fala, Atleticano!

28 comentários:

  1. SÓ VOU A JOGO DO ATLÉTICO agora se for no Mineirão!

    ResponderExcluir
  2. Como pensar Grande se o time(diretoria), escolhe como campo principal o estádio Independência, emprestado pelo América, para mandar seus jogos. Começa a ser Grande por aí. Miopia dia dirigentes. Olho os jogos pela TV no campinho do Sete e fico com vergonha.

    ResponderExcluir
  3. Ué, mas não chamam o Mineirão de Toca da Raposa 3?

    ResponderExcluir
  4. Jogar na toca 3 nao vai prestar

    ResponderExcluir
  5. O que me intriga é p seguinte: o Galo nunca se notabilizou por boas administrações, então é difícil de acreditar que o Cruzeiro está tendo prejuízo no Mineirão é o Galo lucros no Indepa.

    ResponderExcluir
  6. 22.000 pagantes qualquer time do porte do bangu rj , vitoria/ba, são caetano/sp enfim qualquer time meia boca coloca. Se vangloriar disso é se resignar a pequenez. Atletico é um time centenario , com uma enorme torcida em minas gerais, mas os titulos conquistados em mais de 100 anos não faz jus a historia de um time grande. Medio talvez, grande não.

    ResponderExcluir
  7. O campo do Galo é o Independência. O clube voltou a ser reconhecido em 2o12. A sequência de boas resultados no Independência é um fato consumado e esses resultados fizeram o Galo voltar a ser visto no Brasil e no Mundo apareceu também nos olá fotos depois da era Reinaldo e Cerezo. O campo do Galo tem que ser o Independência até o novo Estádio fique pronto. Mineirao pode ser pensado só em final de uma próxima Libertadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Informe melhor sobre a final de Libertadores...

      Excluir
  8. Na toca 3, eu não aceito time de segundona jogar como mandante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, eu sei que vc treme...

      Excluir
    2. Para de ficar chorando migalhas cambada de frangas vc estão no lugar certo que e o galinheiro nao tem mais nada para brigar este ano então fica torcendo contra agora,quarta feira tem libertadores para vcs assistitem

      Excluir
  9. O terreiro do Galo sempre foi o mineirão!! sempre será a nossa casa! toca da raposa 3, fala sério, está quase sendo despejada por falta de pagamento!

    ResponderExcluir
  10. Acho até falta de respeito com a torcida o galo jogar no independência.
    A diretoria tem que pensar grande, sempre é informado que o mineirao não dá lucro,mas o independência dá retorno? Não. A média do galo no mineirao, historicamente é de 33 mil pessoas mas o presidente quer deixar o galo pequeno . Comprei apartamento perto do mineirao atoa. E pretendo mudar para perto do novo estádio . Espero que o galo volte a ter grandes diretores assim como o clube é grande.

    ResponderExcluir
  11. Todo ano a mesma história, não passa disso aí......

    ResponderExcluir
  12. O pior cego é aquele que não quer ver. Abre o olho, 7Câmara!

    ResponderExcluir
  13. A galera fica zuando a torcida do Cru quando em algum jogo não enchem o estádio.... nossa torcida não enche o independência todo jogo... em jogos de mais apelo sim... Então jogar no mineirao pra colocar menos publico do que no independência é passar vergonha.... ou a torcida vai ou joga no independência mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Fala que encheu o estadio do mequinha, mas na tv sempre mostra a arquibancada superior em frente as camera de tv VAZIAS

    ResponderExcluir
  15. Espera aí. O recorde de público no independência é do América. No Mineirão, o Cruzeiro. A quantidade de títulos do América no independência é também maior, assim como no Mineirão os principais títulos são do Cruzeiro.
    Como vc me escreve um texto dizendo q o Atlético tem 2 estádios e terá o terceiro?
    Cara. Atleticano é doente... Por isso serão sempre pequenos. Botafogo de MG

    ResponderExcluir
  16. Atlético no Mineirão: é hora de pensar grande! Penso que o titulo da matéria seria no objetivo de melhores arrecadações e não em PENSAR GRANDE. Pensar grande seria fazer jogos conta Flamengo, Fluminense, Corinthians, Palmeiras, São paulo etc. Contra Paraná, Sport, Ceará, Botafogo etc volta para o Independência e volta ser pequeno de novo, ideia de jerico. Ou bem uma coisa, ou bem outra.

    ResponderExcluir
  17. Sério que estão levantando essa pedra de novo? O Outro time joga Libertadores, CB e BR18 lá e deve 20 MILHÕES.
    Kalil já explicou esssa matemática ao torcedor, aos jornalistas, e só não entende quem não quer: o Galo lá ganha apenas com ingressos, além de ter parte dos ingressos (os melhores setores, de frente pra tv) administrados e vendidos pelo Estádio. O Galo não ganha UM centavo com mais nada ali: alimentação, estacionamento etc... além de arcar com os custos de "manutenção" de uma estrutura muito maior (e que no seu todo não serve ao clube, dando retorno) do que no Horto.

    Horto, aliás, que o clube tem receita (em fatia muito mais generosa) do que no outro modelo. O público é menor? Sim, mas cada cerveja vendida ou alimento ingerido vai para em parte para nossos cofres.

    Vale lembrar que o adversário só tem um contrato um pouco melhor do que o "original" (que era mais tirano ainda) porque um dos grandes pulou fora do barco. E, vamos deixar de olhar para nossos umbigos, TODOS os clubes saíram, saírão ou voltaram para os grandes estádios terceirizados apenas após fazer a pressão do lado de fora, mostrar uma alternativa (como o estádio do Flamengo, etc.) e ter poder para negociar com esses verdadeiros monopólios dos espetáculos esportivos que foram criados.

    Agora, o ponto final: a quem interessa jogar no Mineirão? Interessa para o Governo, pois assinaram um contrato de morte e caso o estádio não gere o mínimo de recurso para a administradora, um valor garantia deverá ser reembolsado a ela. Então, vários jornalistas que tem cargos públicos (uma tremenda incoerência) fizeram lobby para o Galo voltar, além de gente por aí recebendo camarote e afins para defender esse lindo modelo de gestão.
    Os estádios deveriam ter sido entregues aos clubes, que criariam juntos uma administração à parte para gerir o mesmo. O governo loteou um patrimônio público ao poder estrangeiro (que é o dono da administradora), paga o prejuízo caso ocorra. E querem que o Galo pague essa conta. Abre o olho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alex:

      Ótima explicação! E concordo em tudo com você, e ressalto uma frase sua que sintetiza bem o pensamento: "Kalil já explicou essa matemática ao torcedor, aos jornalistas, e 'Só NÃO ENTENDE QUEM NÃO QUER' [...]" .

      Gente, não vamos entrar na onda de quem está propalando essa ideia. O prejuízo será somente nosso. Já estamos passando, infelizmente, por grandes dificuldades dentro do campo; ainda temos uma dívida imensa apesar de ter sido equacionada e tudo que não precisamos agora (na verdade em nenhum momento), é ceder a pressão de terceiros que estão se lixando com a vida financeira do clube.

      Têm jornalistas falando que acabou a mística do Horto, e dizem que dizem que estádio não ganha jogo, que os nossas conquistas recentes foram pelo time que tínhamos. É lógico que foi por isso! Alguém tem dúvida? Mas se estádio não ganha jogo, e não ganha mesmo, porque então jogar no Mineirão? Qual é a lógica disso? Vêem como os argumentos são inteiramente inconsistentes, incoerentes?

      Abra o olho Massa! Não vamos nos deixar levar por essas falácias! Não vamos ser manipulados! Quem gosta verdadeiramente do Galo somos nós, torcedores: podermos ter pontos de vista divergentes mas em comum todos nós queremos o bem do nosso clube.

      Excluir
  18. Toca 3 é azul. Lugar de torcida grande e grande estádio.

    ResponderExcluir
  19. Ideia de Independência é do Kalil. Ele só pensa bem pequenininho.

    ResponderExcluir
  20. Amigo: respeito sua opinião mas não concordo! Não dá para jogar no Mineirão com aquele "aluguel" exorbitante. O Galo jogando em um estádio menor ganha tanto, talvez até mais, que as Marias que estão jogando lá desde a reabertura em 2013. Sabemos que eles estão devendo (e muito!) à gerenciadora de estádio e estavam em vias de litígio. Disseram que iam se entender mas até agora não falaram nada. Sabemos que a nossa torcida enche facilmente o Mineirão mas não dá para ser explorado pelo pessoal que gerencia o estádio. Eles estão doidos para que voltemos para lá pois sabem que quando a Massa quer, enche-o facilmente! Não dá para deixarmos aproveitadores ganhar (muito) dinheiro às nossas custas. Que revejam as taxas absurdas e aí, talvez, possamos começar a conversar! Ou já esqueceram que a maior renda, salvo engano, do futebol sul-americano, a final da Libertadores contra o Olímpia, do montante de R$14.000.000,00 embolsamos somente R$7.000.000,00?

    ResponderExcluir
  21. Cruzeirense no divã. Assunto: Torcidas
    "A torcida do Atlético é recordista de média de público em Minas e recordista de renda em um jogo de clubes na história do futebol sul-americano, então preciso inventar mentiras para desmerecer a Massa."

    ResponderExcluir
  22. Sugiro ao titular deste blog que nos traga os números do Galo no Indepa e do Cruzeiro no Mineirão. Renda bruta, despesas, renda líquida, público, etc. Obrigado.

    ResponderExcluir