PQP, é o melhor goleiro do Brasil, Fábio!

Douglas Zimmer*

Salve, China Azul!

Quão raro é ver um personagem tão identificado com seu universo, tão pertencente a um espaço, tão dedicado, focado e enraizado em uma cultura como é Fábio com o Cruzeiro e com os cruzeirenses? Atrevo-me a dizer que o contrário também é verdadeiro: o Cruzeiro e os cruzeirenses são de extrema importância para o arqueiro. Nosso camisa 1 seria um dos maiores ícones da gloriosa história celeste mesmo que não fosse o atleta a ter mais vezes envergado nosso manto e que estivesse distante dos 750 jogos. Mas o sendo fica impossível dissociar uma coisa da outra.


A entrega demonstrada jogo após jogo, ano após ano, é algo a ser louvado e contado por quantas gerações for possível. Quem me conhece sabe muito bem que jamais coloco jogadores acima da instituição. Fábio não é exceção. Entretanto, dos que eu tive a honra de ver em ação pelo maior de Minas, é o que mais me tenta a cometer este sacrilégio. É impossível não falar dele quando alguma roda de amigos decide escalar o seu maior Cruzeiro de todos os tempos. É inadmissível não ligar as cores do clube celeste quando se fala de um dos maiores injustiçados na seleção.

Fábio, o número 1 da história celeste
(Créditos: Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C.)

Como todo ser humano, nosso ídolo também já foi muito contestado, diminuído e até maltratado durante esses anos. Mas Fábio, com sua fé inabalável e seu trabalho contínuo, sempre provou que merecia defender a meta da Raposa e que, mesmo que falhasse, no outro dia estaria outra vez de pé dando cada gota de suor para que sua baliza não fosse vazada. Sempre conseguiu se recuperar dos tombos que a ingrata profissão de goleiro lhe impôs. Eu, inclusive, cheguei a pensar algumas vezes que o ciclo terminaria sem que ele marcasse seu nome com grandes conquistas.

Dias de luta, dias de glória e títulos

Mas, felizmente, esses meus efêmeros pensamentos foram vaporizados com o bicampeonato brasileiro em 2013 e 2014 e com o título da Copa do Brasil no ano passado. Lógico que Fábio não que é hoje apenas por essas conquistas. Porém não dá para discutir que as taças consolidaram a trajetória deste grande ser humano que, após quase 15 anos, já confunde sua caminhada com a do Cruzeiro. E todos os cruzeirenses deveriam curtir ao máximo. Muitos clubes passam décadas sem ter em seu rol de atletas um nome tão especial quanto o dele. Outros tantos sequer têm um ídolo assim em seus registros. É a história sendo escrita diante de nossos olhos.

Goleiro foi herói ante o Santos, na 4ª
(Créditos: Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C.)

Tudo o que desejo, agora, é que aqueles longínquos tempos em que cheguei a achar que seria melhor para o Cruzeiro e para o próprio Fábio que o relacionamento se dissolve sejam ainda mais destroçados com novas conquistas e ainda mais recordes quebrados. Há muito a ser percorrido, mas nunca duvide dele e muito menos do Cruzeiro. Eu, pelo menos, não repito esse erro. Afinal, falamos do melhor goleiro do Brasil.

Esta crônica está sendo publicada após a absurda atuação de Fábio contra o Santos, na Copa do Brasil, mas poderia ter sido em várias oportunidades que já passaram e que, certamente, ainda estão por vir.

Força, Cruzeiro!

*Gaúcho, apaixonado pelo Cruzeiro desde junho de 1986.
@pqnofx, dono da camisa 10 da seção Fala, Cruzeirense!

4 comentários:

  1. Fábio maior goleiro do mundo parabéns Fábio parabéns ZEROOOO!!!👏👏👏💙

    ResponderExcluir
  2. Sem tirar nem por. Discordei veementemente com Cruzeirenses que queriam que o Fábio fosse embora quando ele se machucou quase dois anos atrás. Acompanho tudo de fora do Brasil ... mas nunca longe do Cruzeiro. Este homem é ético, sério e uma os melhores goleiros da história do futebol brasileiro. O admiro e muito!

    ResponderExcluir