Especialistas apontam polarização entre Atlético e Corinthians
em disputa pela faixa de campeão nacional; confira as chances

Vinícius Dias

Após fazer sua parte, na quarta-feira, e derrotar o São Paulo, por 3 a 1, diante de mais de 47 mil torcedores no Mineirão, o Atlético teve motivos para comemorar no complemento da 16ª rodada do Brasileirão. Dos cinco integrantes do G-8 que foram a campo neste fim de semana, apenas dois somaram três pontos.

Especialistas calculam chances dos rivais
(Bruno Cantini/Atlético e Washington Alves/Light Press)

Na avaliação de especialistas, o cenário indica uma polarização na disputa pela faixa de campeão brasileiro deste ano. Em projeções realizadas pelo Departamento de Matemática da UFMG e pelos sites Infobola e Chance de Gol, o Atlético é apontado como favorito ao título. O vice-líder Corinthians aparece logo a seguir.

Libertadores mais distante

Com apenas dois pontos conquistados nos últimos três duelos, o Cruzeiro vem, rodada a rodada, se distanciando da disputa por uma vaga na Copa Libertadores. Ontem, o time celeste empatou com o Sport, por 0 a 0, na Arena Pernambuco. Na 14ª posição, a Raposa está a 12 pontos do Leão, atual quarto colocado.

Atlético/MG - título:

Matemática/UFMG: 38,6%
Infobola: 41%
Chance de Gol: 69,1 %

Cruzeiro - Libertadores:

Matemática/UFMG: 2,6%
Infobola: 2%
Chance de Gol: 4,1%

Um comentário:

  1. Este Chance de Gol me parece inconfiável. O campeonato não chegou nem na metade e ele já aponta um favorito ao título com quase 70% de chance de ser campeão. Isto significa que os outros 19 times, somados, tem 30,9% de chance de ser campeão. Bem improvável essa estatística no início do campeonato.

    O pessoal do depto de matemática da UFMG faz um trabalho muito bom e preciso nas probabilidades por pontos. Muito bom para traçar projeções de quantos pontos precisa para sair da degola, classificar à libertadores e ser campeão.

    ResponderExcluir