Do Galo FA aos EUA: uma paixão de pai e filho

Alexandre Oliveira*

Agosto passou deixando a marca do pai, pessoa especial que ensina ainda no berço como se constrói uma verdadeira amizade. O caso de Renato e do filho Pedro não é diferente. Coach e running back fazem uma parceria dentro e fora de campo. E a paixão pelo futebol americano nasceu praticamente na mesma hora. "Um belo dia, meu filho que, na época, tinha 14 anos me disse que gostaria de participar de uma seletiva para jogar futebol americano. Até então eu não conhecia o esporte, porém comecei a acompanhá-lo nos treinos e, dessa forma, passei a conhecer a filosofia do futebol americano", revela Renato Moreno, um dos treinadores do Galo FA.


Pedro Moreno e Renato Moreno conquistaram o Minas Bowl 2018 com o Galo FA em cima do América Locomotiva. Pedro foi um dos destaques da equipe na campanha vitoriosa no Campeonato Mineiro, somando oito touchdowns no torneio. Para ele, ter o pai ao lado no decorrer dos jogos foi especial. "Ganhar um título é sempre um momento único para a vida de qualquer atleta e poder dividir momentos como esse com meu pai torna tudo mais importante para mim", destaca ao Blog Toque Di Letra.

Renato lado a lado com o filho Pedro
(Créditos: Arquivo Pessoal/Pedro Moreno)

Antes da vitória, no entanto, pai e filho experimentaram o sabor da derrota. "Em 2016, meu filho e eu estávamos nas arquibancadas torcendo pelo então BH Eagles, nosso time, na final do Minas Bowl. Naquele jogo, dominamos o placar nos três primeiros quartos, mas acabamos levando a virada, e o Minas Locomotiva sagrou-se campeão. Lembro dele chorando pela vitória que tanto queríamos e acabou não vindo. Como a vida dá voltas, no ano seguinte, nós dois não estávamos mais na arquibancada, mas sim em campo. Ele como RB e eu como coach. Choramos juntos no fim do jogo novamente, mas, dessa vez, com o troféu na mão!", lembra Renato.

Cobrança extra ao filho do técnico

Ter o pai ao lado nos treinamentos, de acordo com Pedro, tornou a cobrança ainda maior. Nada de moleza para o filho do treinador. "Mesmo tendo meu pai como colega de trabalho, ele não me aliviou em momento nenhum e isso só me ajudou. Nós sabíamos como separar o trabalho da família e levávamos a sério tudo o que fazíamos. Ter uma pessoa próxima fez com que tivéssemos conversas mais profundas sobre meu desempenho e atitudes, ajudando a me tornar um atleta bem melhor", explica.

Pedro foi campeão pelo Galo FA
(Créditos: Pedro Souza/Atlético-MG)

Pedro Moreno completou 18 anos no último dia 27 e, hoje, não integra mais o elenco do Galo FA. Morando nos Estados Unidos, o running back defende o HPCA - High Point Christian Academy - e mantém o sonho de jogar futebol americano por uma grande universidade estadunidense. "O esporte abriu as portas para mim, como, por exemplo, estudar e jogar internacionalmente. Meu próximo objetivo é ter um bom desempenho nas aulas e dentro de campo para conseguir jogar em faculdades aqui nos EUA".

Mais perto do sonho, longe do pai

Apesar de estar longe do filho, Renato se sente realizado ao vê-lo trilhar seu sonho em outro país. "O melhor para ele é estar feliz, praticando o esporte que ama, estudando em um local onde os valores nos quais eu acredito são os pilares para a consolidação da pessoa na qual ele se transformou. Sinto-me realizado e feliz por meio da felicidade dele", garante.

Hoje, running back atua nos EUA
(Créditos: Pedro Souza/Atlético-MG)

O futebol americano é um esporte que exige bastante do atleta física e psicologicamente. Por isso, a cabeça precisa estar funcionando perfeitamente para garantir a harmonia do time. E nada como ter o pai como aliado. "Muitas vezes, vamos além do que pensávamos que poderíamos ir. E esse desgaste emocional e físico faz com que muitos atletas desistam ou percam a cabeça. Meu pai sempre foi um pilar, me auxiliando a manter-me forte e a lidar com os momentos difíceis", exalta Pedro Moreno.

Mesmo a milhares de quilômetros de distância, ele e o pai mantêm a velha sintonia entre treinador e jogador. Diversos ensinamentos, cobranças e puxões de orelha que irão render, além de bons frutos, várias jardas percorridas e, por que não, touchdowns.

*Jornalista. Fã de Futebol Americano. Siga: @alexolivertos.

2 comentários: