Bolsonaro ignora esporte, 'âncora' de Haddad

Vinícius Dias

Encerrando uma das mais acirradas disputas da história recente, o Brasil conhecerá seu próximo presidente neste domingo, dia 28 de outubro. Enquanto Jair Bolsonaro (PSL) é apoiado por nomes como os pentacampeões Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho, a candidatura de Fernando Haddad (PT) viu organizadas de clubes rivais se unirem no Manifesto das Torcidas pelo Brasil. Mas, afinal, quais serão os rumos do esporte?


Quando o assunto são os projetos de governo, no entanto, apenas o petista apresenta propostas para o setor no país que, entre 2014 e 2016, sediou os dois maiores eventos do planeta: a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O levantamento feito pelo Blog Toque Di Letra considerou exclusivamente os documentos disponíveis no Sistema DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, para o segundo turno.

Universidade do Esporte nos planos

Fernando Haddad define o esporte como "potente âncora econômica" e dedica um capítulo a ideias para o setor, que também aparece associado a direitos das juventudes, segurança pública, cultura e educação. Entre as propostas estão a criação do Sistema Único do Esporte - definindo o papel de União, estados e municípios, a exemplo do SUS - e da Universidade do Esporte, aliando ensino, pesquisa e extensão.

Bolsonaro e Haddad disputam 2ºturno
(Créditos: Facebook/Reprodução)

O ex-ministro, que exalta o legado das gestões do PT, também pretende relançar o Plano Brasil Medalhas e ampliar os investimentos na Rede Nacional de Treinamento. Para o futebol, propõe a implantação do Programa de Modernização da Gestão do Futebol, por meio do BNDES, além de apoio à construção de calendário unificado, garantindo atividade anual para todas as séries e campeonatos, e à estruturação do futebol feminino.

Educação física no Saúde da Família

No plano de governo de Jair Bolsonaro, líder das pesquisas de intenção de voto, não há capítulo específico nem sequer uso do termo esporte ao longo das 81 páginas. Em uma referência indireta, na seção de saúde, o deputado federal propõe "a inclusão dos profissionais de educação física no programa de Saúde da Família, com o objetivo de ativar as academias ao ar livre como meio de combater o sedentarismo e a obesidade".

10 comentários:

  1. haddad foi o pior prefeito que São Paulo já teve,segundo os próprios paulistas. Bolsonaro representa hoje a retomada do crescimento e a valorização dos pilares que sustentam nossa sociedade: fé, família e liberdade do individuo. Estado pequeno cuidando da infraestrutura( inclusive do esporte),e com base na meritocracia.Quem quiser mais detalhes sobre o plano de dominação petista basta entrar no site do PT.

    ResponderExcluir
  2. Colocar esporte no plano de governo é fácil. Quero ver implementar. O país está quebrado, não tem condições de investir na educação, saúde e segurança. Primeiro tem que arrumar a casa. É muito simples apontar que candidato A colocou no plano de governo, enquanto que o outro não colocou. Vamos arrumar a casa primeiro, colocar ordem nesta bagunça e depois ver o quer for menos importante (mas não sem importância, explicar antes que comece o mimimi)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma consideração idiota, frívola e ignorante. O esporte é meio e propulsor de saúde e qualidade de vida. O esporte também função social ao dar um novo rumo para crianças e adolescentes retirando-os de maus caminhos, como drogas, roubos e violência. A questão é que o programa do bolsonaro é fútil e ruim mesmo. Um candidato tem que dizer e escrever no seu programa o que ele pensa sobre uma área tão importante, assim como os rumos básicos que ele pretende dar para a área.

      Excluir
  3. Parabéns ao candidato Haddad por colocar no plano de governo o ESPORTE (assim como os demais candidatos fizeram), afinal PAPEL aceita tudo; queremos ver mesmo é a efetividade, uma vez que, o desperdício de dinheiro durante COPA do MUNDO e OLIMPIADA em um país onde existem crianças que confundem "Ásia" (continente) com uma dor no "estombrado" parece ser ignorado por muitos.

    Se o Hadad ganhar poderá concertar isso (obrigado Sr pelos 7 a 1 em BH). Quanto a posição o candidato Bolsonaro acho louvável, pois se ele não colocou no papel e fizer, também será "cultuado". Acredito que colocar no PLANO de GOVERNO (PAPEL) não quer dizer muita coisa, pois nos planos anteriores não existia Petrolão e nem Mensalão... e tudo aconteceu.

    Com o advento da Internet, leis de transparência, LAVA JATO e midias sociais ao alcance de todos, acredito que as pessoas ficaram um pouco menos tolas e este tipo de situação de "colocar ou não no plano de governo" não me parece um TEMA interessante para esta bela coluna... Acredito que o Sr pode mais. (Não só o Sr, mas muitas pessoas da "imprensa/midia tradicional" que perderão fortunas - o que não é seu caso - que tentaram empurrar por anos na goela do Brasileiro situações nas quais não tínhamos conhecimento - Em alguns casos mentiras -, mas agora temos um tiquitinho mais...). O Brasileiro precisa de saúde, educação e segurança - com esta mistura de ações, teremos mente e alma para pensar no que é melhor para o esporte...

    Tenha um bom 28/10.

    ResponderExcluir
  4. É bem o tipo da tal ditadura que tanto falam, principalmente os da imprensa, fizeram censura no meu comentário sem que eu não tivesse feito nenhuma ofensa e nem dito nada imoral. Ou seja se dermos o poder a qualquer pessoa ela utiliza do jeito que achar melhor e passa a ser um ditador do próprio querer.

    ResponderExcluir
  5. Bolsonaro apoiará uma Lavajato no futebol. Fiz chegar a ele essa proposta através de um amigo em comum. Será que vai ter tornozeleira em número suficiente?

    ResponderExcluir
  6. De bate pronto o investimento do governo deve ser próximo de zero, exceto em áreas de lazer públicas como academia ao ar livre e quadras de futebol de resto iniciativa privada como tem para pagamento de cursos profissionalizante em troca de desconto nos impostos 5% me parece

    ResponderExcluir
  7. Como sempre os defensores de um candidato que não tem proposta o defendem atacando o outro candidato. Bolsonaro não tem proposta para nada.

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, não façam o PT voltar. Vocês não tem idéia do que estas pessoas que controlam este partido (?) são capazes e o que desejam. Não se iludam com aquele período de fartura do primeiro período do Lula. Ja ouviram falar da politica econômica voo da galinha?

    ResponderExcluir
  9. De que adianta apresentar todo esse material e não colocá-lo em prática?
    Outra coisa. Olha o modelo apresentado: SUS... Resumindo. Já sabe que não vai funcionar!!

    ResponderExcluir