O bi do Cruzeiro: planejamento derrota o acaso

Vinícius Dias
Publicada em 20/04/2019, às 21h35

Aos 31 minutos da etapa final, Pedro Rocha invade a área e passa por Leonardo Silva, que disputa de carrinho, tocando a bola com a mão direita. Após a consulta ao VAR, pênalti bem assinalado por Leandro Bizzio Marinho, o árbitro que praticamente trocou o apito pelo sistema de rádio no jogo que teve apenas 50 minutos de bola rolando na Arena Independência. Na cobrança, gol de Fred para igualar o marcador - Elias havia marcado para o Atlético aos 29' do primeiro tempo - e iniciar a contagem regressiva para a comemoração do Cruzeiro. Título do favorito.


Porque coroa o melhor ataque e a melhor defesa - 36 gols marcados e apenas nove sofridos em 16 jogos -, a invencibilidade na temporada - a Raposa conquista o estadual sem ser derrotada pela 12ª vez - e o renascimento do artilheiro Fred - de 15 jogos em 2018 a 15 gols nas primeiras 16 partidas de 2019. Mas também porque premia a exceção que deveria ser regra: a filosofia de trabalho consolidada por Mano Menezes com um elenco cada vez mais qualificado. Ainda que o Atlético das decisões por acaso, nas mãos de Rodrigo Santana, tenha dado mais trabalho do que o imaginado.

Fred: herói celeste no Independência
(Créditos: Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C.)

Emoções e exageros à parte, a final decepcionante dentro dos gramados também coroa o VAR. Se soa, e realmente é, exagero um jogo ter 40 minutos de bola parada, é indiscutível que a presença do VAR amplia o senso de justiça. Ainda que, por ora, menos como prática - porque, cabia, por exemplo, a análise do tão questionado lance entre Dedé e Igor Rabello, no duelo de ida - e mais como sistema - anulando o gol de Fred no Mineirão, acertadamente, com o critério também utilizado para assinalar no Horto o pênalti que, no passado, provavelmente seria ignorado.

Invicto, o Cruzeiro sai do Horto campeão pela primeira vez.
De novo, o planejamento celeste derrota o acaso alvinegro.

12 comentários:

  1. Ganhamos o título, mas, ôh joguinho feio! Time sem ofensividade. 2o tempo horroroso! Robinho, péssimo! Rodriguinho, Henrique, Edílson ...jogaram?! Q isso Mano?! tira Marquinhos Gabriel e deixa Robinho?! Panelinha?! Adversário mt fraco. Temos que melhorar!!!

    ResponderExcluir
  2. acho que vimos jogos diferentes, o Cruzeiro esteve bem, pra surpresa o Galo também, bom jogo, ganhou o melhor.

    ResponderExcluir
  3. Gostei. Parabéns aos envolvidos, especialmente ao Mano Menezes. O xerife Léo, que eu tanto critiquei nos diversos blogs, hoje venho tirar o chapéu para o mesmo. Parabéns. É campeão! É campeão!

    ResponderExcluir
  4. O campeão mineiro merecido era o Galo.
    Ir contra os fatos, é cegueira "crubista".
    Vergonha o VAR funcionar só para um lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk...Funcionou para vcs...vide o terceiro do Cruzeirão cabuloso no Mineirão....vide o pênalti não marcado sobre o Léo no segundo tempo....kkkkkkkkkkkkkk...CHORA CACHORRADA!!!!!

      Excluir
  5. Concordo com Álamo jogo fraquíssimo.

    ResponderExcluir
  6. Concordo que o rival venceu a bagunça instalada no Galo pela gestão incapacitada de 7C. Que o tal Conselho ao Atlético, se que existe, apareça e faça sua parte tirando essa inhaca de diretoria de lá.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao cruzeiro por mais um Mineiro vencido com ajuda externa" Menção honrosa ao novo craque do time, o VAR, que foi decisivo nas duas partidas, sendo responsável direto pelo pênalti mandrake a dez minutos do fim do jogo de sábado quando a vaca azul, tida como a melhor do brasil por eles mesmos e por grandes "entendedores" de futebol como Jaeci Carvalho e outros estava indo pro brejo! Aproveite esse Mineirinho, Corinthians de Minas!

    Responder

    ResponderExcluir
  8. Parabens ao Cabuloso, mais um caneco..

    ResponderExcluir
  9. Final de campeonato não se joga, se vence!

    ResponderExcluir
  10. O Interessante dos torcedores que vivem cheio de Vaidade, é que quando perdem o mineiro , o mineiro não vale, quando ganham o time é o melhor do país. O galo é hepta campeão mineiro mas ai não conta pela teoria deles porque ai é mineiro. Esquecem que foram o ultimo dos clubes dos 13 a ser campeão Brasileiro, ou seja, vai anos ai desde a fundação até conseguir o titulo nacional, só depois é que por fax receberam um titulo de taça brasil de 66 que a maioria nacional que não é torcedor do time ignora. Tem ao lado de Palmeiras e Flamengo um elenco milionario, ou seja, oque se espera de um elenco milionario no minimo é que ganhe com facilidade de um time que esta uma bagunça e mesmo assim não foi o que aconteceu. E seus torcedores, basta entrar no portal interessam muito mais pelas noticias do outro time do que do proprio, é no minimo esquisito, mas até para não tpar o sol com a peneira, foi bom que o titulo ficasse com quem vive cheio de vaidade.

    ResponderExcluir
  11. O freguês sempre tem razão. O choro é livre. Fica triste não. Kkk

    ResponderExcluir