Cruzeiro finalista coroa estratégia de Mano

Vinícius Dias

Da intermediária defensiva, Thiago Neves acha Lucas Silva, que passa para Barcos infiltrar, superar o goleiro Weverton e finalizar para as redes aos 26 minutos do primeiro tempo: 1 a 0 para o Cruzeiro, que já havia vencido na ida, explodindo o Mineirão. O Palmeiras ainda chegou ao empate aos 4' da etapa final, com Felipe Melo testando para as redes o escanteio cobrado por Dudu, mas a quarta-feira terminou com festa celeste - e troca de socos dentro de campo. O atual campeão volta à final, garantindo pelo menos mais R$ 20 milhões e coroando a estratégia de Mano Menezes.


Sem Edilson e Arrascaeta, o treinador desenhou o time com Rafinha pela direita, dando suporte ao improvisado Romero, Robinho centralizado e Thiago Neves pela esquerda. Nos primeiros 25 minutos, o Palmeiras apareceu mais no ataque, mas os espaços oferecidos pelo lado esquerdo da Raposa induziam o alviverde a não acionar Dudu, isolado do lado direito. Ainda na etapa inicial, Felipão mexeu no xadrez invertendo o camisa 7. Mano respondeu com Rafinha na esquerda, espaço inicialmente ocupado por Thiago Neves, que apareceu na direita para iniciar a jogada do gol.

Thiago Neves e Barcos: protagonistas
(Créditos: Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C.)

O time paulista voltou para a etapa final com Deyverson no lugar de Borja e o venezuelano Guerra substituindo Bruno Henrique. Com linhas mais avançadas, o Palmeiras chegou ao empate, mas oferecia campo ao Cruzeiro, que passou a aproveitar após as entradas de Bruno Silva e Sassá nas vagas de Thiago Neves e Barcos, respectivamente. No roteiro, mais pressão na saída de bola, contra-ataques - como o desperdiçado por Robinho, que não finalizou nem tocou aos 21' - e pelo menos duas intervenções do goleiro Weverton - na cabeçada de Dedé e na finalização de Egídio.

Semifinalista em 2016, campeão em 2017, finalista em 2018.
O Cruzeiro, ao estilo Mano, outra vez supera o rico Palmeiras.

4 comentários:

  1. Nem tudo é perfeito. Questiono muito a opção do treinador pelo Barcos, mesmo tendo sido decisivo. Mas acho que o trabalho dele, ainda que não ganhe nenhuma das Copas, é excelente, deve ser valorizado, e principalmente deve ser mantido independente de qualquer coisa, pois é vitorioso em ser competitivo, aguerrido e organizado. Ganhar titulos é importante, mas para isso deve-se avançar as competições e isso tem-se feito e ainda que não ganhe nada, é um trabalho digno de elogios.

    ResponderExcluir
  2. #cadeabase?

    Faltam de 3 a 7 jogos importantes para o Cruzeiro esse ano. Dois na Copa do Brasil e até 5 (dependendo dos mata-matas) na Libertadores.
    Motivo de sobra para colocar os jovens para jogar no Brasileirão (onde estamos em situação confortável) e conseguir um ponta, um camisa dez e um lateral direito para o ano que vem. Todos jovens. O time desse ano, que é bom tecnicamente, não aguenta mais de um jogo "pegado" por semana. Precisamos de sangue novo.


    Entraram belos vinte milhões essa semana, e se formos campeões entrarão mais vinte. Sapeca logo um bicho "daqueles" para os jogadores que o hexa virá. E com ele a Libertadores 2019, com mais cotas, etc. e tal. É um investimento com retorno garantido.

    ResponderExcluir
  3. O Mano Menezes é um grande treinador, o Cruzeirăo cabuloso tem tudo para conquistar o sexto título da copa do Brasil.

    ResponderExcluir
  4. O mano é um ótimo treinador, tem feito um excelente trabalho e a camisa do Cruzeiro pesa demais nessas decisões. O cruzeiro só não está mais forte e brigando também no Brasileiro porque infelizmente os reforços não deram certo, pois eles são jogadores medianos. Marcelo Hermes, Bruno Silva, Mancuello e David foram apostas que deram errado. Vamos ganhar a copa Do Brasil, receber + 50 milhões e tentar vender ou emprestar esses jogadores citados anteriormente e trazer 2 ou 3 reforços pontuais. O Ezequiel e Rafael Sóis são outros que a torcida não aguenta mais.

    ResponderExcluir