Ê Galo! Caímos no Horto, morremos no Mineirão!

Alisson Millo*
Publicada em 24/04/2019, às 12h

Eu me sinto traído. Não pelo VAR na final do Campeonato Mineiro, embora tenha sido bastante descarado. Mas traído pelo meu clube. Pelo valor dos ingressos frente ao futebol apresentado. Pelo pacote que deu direito às três partidas em casa na fase de grupos da Libertadores. Pelo elenco e pela diretoria que, de uma vez por todas, têm me tirado o prazer de acompanhar o Atlético pelo qual torço desde sempre.


Em 2005 eu estava lá no Mineirão, pistola da cara por causa do rebaixamento, mas nem isso me tirou tanto a alegria de acompanhar o Atlético quanto o que vem acontecendo de uns tempos para cá. Naquela época ainda existia a esperança de que no ano seguinte seria melhor. Aquele time pelo menos revelou alguns - poucos, é verdade - bons talentos ao fim, quando os medalhões foram embora, que deram resultado e voltaram o Galo para onde ele nunca deveria ter saído: a elite nacional.

Passaram-se os anos, o patamar do Atlético mudou e a esperança deixou de ser se salvar - ou, como em 2005, subir. Passou a ser ganhar, brigar por títulos, ocupar o espaço de gigante do futebol brasileiro, espaço esse que sempre foi do Atlético por direito. Mas hoje, bem, hoje temos visto a mentalidade novamente se apequenar e, nem de longe, fazer jus à instituição enorme e ao que representa o Clube Atlético Mineiro.

E aqui não se trata de um ou outro jogador, um ou outro dirigente. É uma crítica geral a pessoas que poderiam e, principalmente, deveriam entregar muito - mas muito - mais ao clube. É uma crítica a dirigentes inexperientes, cujas recordações serão sempre as piores possíveis. É uma crítica a jogadores que se acham maiores e mais importantes do que o clube.

Mesmo no caos, torcida não decepciona
(Créditos: Pedro Souza/Atlético-MG)

É direcionada a quem preside o discurso de austeridade, que, somado ao despreparo, destrói o time e, ainda assim, aumenta a dívida. É para ex-diretor de futebol que não conseguiu realizar um negócio produtivo sequer. É direcionada ao volante que sempre foi sonho, virou realidade, tem um dos maiores salário do elenco, mas não entrega futebol. É direcionada à maior transferência - ou, pelo menos, a mais cara - da história do clube, que é incapaz de mudar os rumos de uma partida.

É direcionada ao suposto craque que, pelo extracampo, é praticamente tratado como carta fora do baralho por ter, mais uma vez, deixado o Galo na mão. É ao 'santo' cuja santidade tem aparecido, no máximo, em milagres para os adversários. É ao artilheiro que não faz gol, não ajuda na criação e não tem velocidade. Sobra também para os dirigentes do passado, que trouxeram peças como essas e muitas outras - à exceção do goleiro, que já provou seu valor em outros tempos, embora distantes.

Por esse conjunto de fatores, caímos para a 'segunda divisão das competições sul-americanas'. E até dela podemos ficar fora. Por esse conjunto de fatores, perdemos o estadual. Por esse conjunto de fatores, as perspectivas para a sequência da temporada são tenebrosas.

Caímos no Horto. Morremos no Mineirão. Mas fica aqui a torcida para que, em um futuro próximo, isso tudo seja mudado. Porque a verdade é que torcer para o Atlético nesta era vai ser muito difícil.

*Jornalista. Corneteiro confesso e atleticano desde 1994.
@amillo01 no Twitter, capitão da seção Fala, Atleticano!

8 comentários:

  1. Kkkkk tudo normal em Minas . Galo perdeu o título e foi eliminado da disputa da liberta. E o cruzeiro como sempre entrando forte kkkk.

    ResponderExcluir
  2. Estranho reclamar de VAR no penalty do Leo Silva e "aceitar" o penalty que garantiu a unica vitoria na Libertadores.( Zamora)

    ResponderExcluir
  3. O time deve ser renovado, para isto precisa coragem, vimos no mineiro alguns destaques de garotos, como Vinicius do junior, Mateus, Alerrandro, Neto. Se não contratar um bom volante marcador, um meia e um lateral esquerdo pode esquecer, vamos lutar para não cair.

    ResponderExcluir
  4. Esse negócio de eu acredito me irrita. Acreditar em que?
    Vai cair esse ano de novo.

    ResponderExcluir
  5. Parte da imprensa mineira é culpada por iludir a torcida, dizendo incansavelmente que o alt. Mineiro é time grande, quando na verdade é um time mediano, que só se destaca no campeonato mineiro; em uma história de 111 anos ganhou três títulos realmente importantes.

    ResponderExcluir
  6. eles jogadores comentam; proximo jogo e contra quem......
    não estão nem aí para o torcedor e o clube.
    fim do mês os milhões estão na conta

    ResponderExcluir
  7. Acho o time bom, temtudo para ganhar o brasileiro, copa do Brasil e sul americana

    ResponderExcluir