Tudo azul! Aqui é Cruzeiro! Aqui é trabalho!

Douglas Zimmer*

Salve, China Azul!

Não quero ser pessimista nem estraga prazeres, mas o Cruzeiro vai perder. É isso mesmo, amigo leitor. Não sei quando, nem como, nem contra quem, mas haverá o dia em que nossos chutes não entrarão, o meio-campo não conseguirá criar em meio à marcação adversária e nossa meta será vazada. Fiquei louco? Estou tentando criar o caos em um ambiente tão bom como é, hoje, o da Toca II? De jeito nenhum. Eu só gostaria de lembrar a todos, e a mim mesmo, talvez, que no futebol nada é definitivo, nem para o bem, nem para o mal. Se hoje somos a única equipe invicta entre as Séries A e B, é porque um longo e árduo trabalho vem sendo feito.


Mas, como nem tudo são flores, chegará a hora em que seremos derrotados. Isso diminui tudo o que foi feito até aqui? Jamais. Então quer dizer que podemos nos conformar? De maneira alguma! Quanto mais conseguirmos adiar este fatídico dia, melhor. Pode ser que ocorra em breve, daqui a alguns meses, ou, vai saber, só no ano que vem. Mas vai acontecer. E aí, amigo, esteja preparado para que o Cruzeiro seja jogado na vala comum como se fosse um qualquer. Esse tipo de situação não pode nos afetar. Naturalmente discreto, o cruzeirense não faz questão de badalação, status e sabe saborear muito bem as conquistas e digerir os insucessos.

Cruzeiro chega à final no ritmo de Fred
(Créditos: Bruno Haddad/Cruzeiro E.C.)

Vamos trilhando nosso caminho quase no anonimato. Quando menos esperam, lá está o Cruzeiro com um time encaixado e equilibrado, pronto para brigar pelo topo. 2019 nem começou direito, ainda não conquistamos nada e sequer nos classificamos para a próxima fase do principal torneio em que estamos envolvidos, mas a situação é animadora. Ou, para nós, cruzeirenses, tranquilizante. É muito bom ver o time jogar e perceber que, além da filosofia do treinador, muito bem executada pelos jogadores, existe ali muito do DNA que transformou o clube no gigante que é. Defesa sólida, meio-campo criativo e ataque eficiente. O Cruzeiro, nos últimos jogos, faz parecer fácil.

Dias de Cruzeiro, dias de glória

Entre tantas coisas que eu poderia citar, o que mais tem me agradado é a maturidade da equipe. Foram poucas as vezes nos últimos jogos em que percebi algum sinal de desequilíbrio. O Cruzeiro vem dominando os adversários sem ser burocrático e sem ser suicida. É um equilíbrio que vai de Fábio a Fred, de Mano Menezes ao Raposão, do torcedor à história escrita e a escrever. Vamos conquistar alguma coisa? Não sei. Teremos esse nível de atuação em toda a temporada? Provavelmente não. Vamos ter que suportar o incômodo de uma derrota, seja lá quando for? Sim. Mas esse dia ainda não chegou e, se tudo der certo, ainda irá demorar a chegar.

Torcedor celeste vem dando show
(Créditos: Bruno Haddad/Cruzeiro E.C.)

Por enquanto, amigo leitor, aproveite e saboreie cada jogo, cada vitória, cada jogada. Isso é futebol. Isso é Cruzeiro. Tire aquela onda com o desafortunado que não tem na alma as cores do maior de Minas, mas lembre-se de que nada é para sempre, muito menos por acaso.

Força, Cruzeiro!

*Gaúcho, apaixonado pelo Cruzeiro desde junho de 1986.
@pqnofx, dono da camisa 10 da seção Fala, Cruzeirense!

Um comentário: