Derrotada na rodada, Chapecoense perde a vaga no torneio;
Liga aguarda ranking atualizado para definir a tabela oficial

Vinícius Dias

A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro marcou o encerramento oficial da temporada nacional e, ainda, a definição dos dois últimos participantes da Primeira Liga, que será disputada em 2016. Cálculos realizados pelo Blog Toque Di Letra indicam que Criciúma (contabiliza 6.388 pontos) e Avaí (6.386) levaram a melhor ante a Chapecoense (6.336). A organização da Liga aguarda a divulgação do ranking atualizado até dia 15 de dezembro para oficializar a tabela do torneio.


Embora os clubes participantes já sejam extraoficialmente conhecidos e o regulamento específico do torneio esteja disponível há duas semanas no site oficial da associação - cuja autenticidade foi confirmada à reportagem, ontem, pelo co-presidente Mário Petraglia -, a definição dos grupos da primeira fase gera dúvidas nos bastidores.

(Créditos: Site Oficial da Primeira Liga/Reprodução)

Considerando a projeção de pontuação dos 15 clubes filiados e o cenário definido no regulamento, esta seria a composição: Atlético/MG, Flamengo, Figueirense e Avaí, no grupo 1; Grêmio, Inter, Coritiba e América/MG, no grupo 2; Fluminense, Cruzeiro, Criciúma e Atlético/PR, no grupo 3. Assim, os dois clubes mais bem colocados de cada estado do eixo Sul-Minas-Rio preencheriam dez vagas. Avaí (6.386 pontos) e América (5.202), melhor terceiro e segundo melhor terceiro, respectivamente, ocupariam as vagas denominadas 'RK1' e 'RK2'.

Indefinição nos bastidores

Nos bastidores, entretanto, alguns participantes trabalham com cenários diferentes. Ainda em outubro, o Flamengo divulgou em seu site oficial que teria Atlético/MG, América/MG e Figueirense como adversários na primeira fase, por exemplo. Mesma formatação que é projetada pelo América, conforme revelou ao Blog uma fonte ligada ao clube. Para tanto, porém, o Coelho teria de ocupar a vaga chamada 'RK1'.

(Créditos: Site Oficial da Primeira Liga/Reprodução)

Mantido o regulamento, a vaga 'RK1' ficará com o Avaí. Neste cenário, o América/MG ocupará a vaga 'RK2', fazendo duas viagens ao Sul do Brasil, em vez de uma ao Rio de Janeiro. Curiosamente, a tabela apresentada no site da Primeira Liga indica Belo Horizonte, e não uma cidade catarinense, como local de mando do clube 'RK1'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário