Cruzeiro deve fechar ano sem aprovar contas

Vinícius Dias
Publicada em 16/12/2019, às 9h

Enquanto as articulações visando ao afastamento do presidente Wagner Pires de Sá e de seus vices dominam a pauta, o Cruzeiro está prestes a encerrar o ano sem aprovação do balanço financeiro pela primeira vez na história. Inicialmente agendada para 25 de abril, a reunião para análise das contas foi cancelada na véspera pelo então presidente do Conselho Deliberativo, Zezé Perrella. Até o momento, não houve remarcação.


Fechado com déficit de R$ 27 milhões e apontando aumento da dívida para cerca de R$ 520 milhões, o balanço financeiro de 2018 é alvo de contestações nos bastidores. Em representação contra a chapa eleita em 2017, à qual o Blog Toque Di Letra teve acesso, conselheiros e associados questionam suposta manobra contábil para inclusão da venda de Arrascaeta ao Flamengo, concretizada apenas neste ano, no documento.

Balanço de 2018 ainda não foi aprovado
(Créditos: Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C.)

Ainda sem aprovar as contas de 2018, o Conselho convive com a incerteza sobre o planejamento financeiro para 2020, uma vez que o orçamento não foi apresentado pela diretoria - sem exigência estatutária, ao contrário de outros clubes, a apresentação ocorreu pela última vez em 2017, na gestão Gilvan de Pinho Tavares. Rebaixado à Série B, o Cruzeiro já antecipou cotas do estadual de 2020 e do Campeonato Brasileiro até 2022.

4 comentários:

  1. Sobre o mencionado "uma vez que o orçamento não foi apresentado pela diretoria - sem exigência estatutária, ao contrário de outros clubes, a apresentação ocorreu pela última vez em 2017, na gestão Gilvan de Pinho Tavares.", a ESPN exibiu uma tela mostrando o que o Cruzeiro orçou de premiações para 2019. Se não houve orçamento, era falsa a informação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O último orçamento apresentado ao Conselho foi o de 2017. De lá para cá, talvez tenham sido elaborados pela diretoria, mas certamente não foram apresentados.

      Isso porque, diferentemente de outros clubes, entre eles o Atlético, o estatuto do Cruzeiro não exige aprovação anual do orçamento por parte do Conselho.

      Excluir
  2. O estatuto do Cruzeiro é uma piada!!

    ResponderExcluir