Tá, tá, tá chegando a hora da Sul-Americana

Alisson Millo*
Publicada em 06/02/2020, às 11h10

Começa hoje a Copa Sul-Americana para o Atlético. A primeira grande decisão da temporada se aproxima com mais dúvidas que certezas. Se o time titular de Dudamel parece bem definido, com uma espécie de 4-3-3/4-1-4-1, algumas indefinições pairam sobre o desempenho em campo. E o tempo para que os jogos comecem a valer de verdade está se esgotando. Antes que me cobrem, sim, o estadual vale e nós somos favoritos, mas Sula é mata-mata, não tem como recuperar pontos.


Quem será nosso goleiro? Cleiton se foi, Victor ainda não atuou em 2020 e Michael ainda não conquistou a Massa. E não é uma cobrança sobre ele, é só uma constatação de que o goleiro pouco atuou no time profissional e ainda não enfrentou nenhum adversário de peso. Outra indefinição no gol é se virá ou não outro nome para disputar posição. Vanderlei, ex-Santos, foi procurado, mas não veio. Rafael, do rival, e Santos, do ex-xará paranaense, estão na pauta, mas não são negociações simples.

Nas laterais, Mailton e Fábio Santos saem na frente, pelo menos enquanto Guga e Arana não têm condições de jogo. Na direita, o jovem contratado junto ao Operário/PR mostrou bons préstimos ofensivos. Na esquerda, Fábio Santos é mais do mesmo, mas seu suplente não fez muito para conquistar a vaga de titular também. Além deles, Patric. E é isso mesmo.

A zaga vai de Réver e Gabriel. O capita segue prestigiado e o camisa 30 volta com moral do empréstimo ao Botafogo, onde foi muito bem. Pior para Igor Rabello, que perde a posição entre os titulares, mesmo sendo, na minha humilde opinião, o melhor dos três. Maidana está aí também, e acho que isso é o mais positivo que eu tenho a falar dele no momento.

Atlético inicia caminhada na Argentina
(Créditos: Bruno Cantini/Agência Galo/Atlético)

Talvez a maior surpresa desse começo de temporada seja Zé Welison. O 'Pai Véio' conquistou sua vaga sendo o cão de guarda na cabeça de área, função que cumpre bem. Sair para o jogo não é a dele, mas ele tem a companhia de dois jogadores que fazem isso muito bem: Jair e Allan são os motorzinhos do meio-campo. Eles compõem a marcação, chegam ao ataque e até criam, uma vez que o time não tem um camisa 10 de ofício.

Quem mais se aproxima disso é Hyoran. Na falta de Cazares - chegaremos a ele em breve -, o ex-Palmeiras é o meia com mais característica de armação, mesmo atuando pelas beiradas. A outra ponta tem Edinho e Marquinhos, com aparente vantagem para o ex-Fortaleza, mas nossa prata da casa não deixa a desejar. Muito pelo contrário. Se Edinho pode oferecer mais variações táticas, Marquinhos significa mais qualidade e entrega.

A análise do ataque será tão extensa quanto a qualidade dos centroavantes que cá estão e os gols que eles têm marcado.

O time ainda carece de reforços, entrosamento e confirmações. Cazares ia, não foi, treinou separado, pode ser reintegrado, ainda pode ir, está inscrito na Sul-Americana, ninguém sabe, ninguém viu. Para o lugar dele, ou para disputar posição, ou para definitivamente colocá-lo no banco, o Atlético tenta Soteldo, um dos principais jogadores do Brasil em 2019. Eu quase disse 'um dos maiores', mas seria de mal gosto, acredito.

Tardelli e o presidente quase bateram boca, se reaproximaram, ele pode vir, já tem sido tratado como cereja do bolo, como foi em 2013, mas sete anos se passaram e ele vem de uma temporada em baixa no Grêmio. Outro atacante nos planos da diretoria é o venezuelano Savarino. Confesso que não o conheço, mas é indicação de Dudamel e homem de confiança do professor, então me resta concordar com a possível contratação.

O presida falou em dois a três reforços muito bons em breve. Poderiam já ter chegado, mas há pontos a comemorar. Pelo menos a mentalidade mudou. Passou a fase de trazer a sobra. Hoje, vamos ao mercado brigar por bons nomes. Talvez - assim esperamos - os maus tempos fiquem para trás. Está na hora de voltarmos ao topo. Passou já! Hoje começa mais uma oportunidade. Tá, tá, tá chegando a hora da Sul-Americana.

*Jornalista. Corneteiro confesso e atleticano desde 1994.
@amillo01 no Twitter, capitão da seção Fala, Atleticano!

8 comentários:

  1. Cazares e Soteldo não jogam na mesma posição. Soteldo joga aberto, de preferência pela esquerda. Cazares, apesar de já ter jogado pelos lados, vai melhor quando joga centralizado. A vinda de um, não supre a eventual ausência do outro. SAN

    ResponderExcluir
  2. Não entendi qual é o motivo do "tá, tá, tá".
    É alguma música que tá rolando?

    ResponderExcluir
  3. Chegou a realidade q a imprensa, clube e torcida não quer enchergar. Mas, pro local q não existe nenhuma ambição ou vontade de ganhar, estamos é bem.

    ResponderExcluir
  4. Refaça o texto após a lambada 3 x 0 para um time de segunda da Argentina, “tá, tá, tá”.

    ResponderExcluir