30/09/2013


Leonardo Bertozzi, Mário Marra e Mauro Beting descrevem,
em primeira pessoa, a trajetória atleticana na Libertadores

Vinícius Dias

Quartas de final da Libertadores. Aos 46 minutos do segundo tempo, Patrício Polic marca pênalti a favor do Tijuana. Um silêncio ensurdecedor toma o estádio do Horto por dois minutos, até que a bola toca o pé esquerdo do heroi Victor e se perde rumo à lateral. "Foi ali que o curso da história se inverteu e o torcedor se tomou por aquele sentimento de fé e confiança. Aquilo não podia ter sido em vão", fala o jornalista Leonardo Bertozzi, da ESPN Brasil.

LEIA MAIS: Quando faltaram as mãos...

Na companhia do também atleticano Mário Marra e do palmeirense Mauro Beting, ele narra a trajetória do inédito título sul-americano no livro Nós Acreditamos, da Editora BB. "A ideia não é analisar jogos, falar de bola rolando", observa. "São relatos em primeira pessoa, de como vivemos na arquibancada ou mesmo assistindo de longe", assegura Bertozzi ao Blog Toque Di Letra.

Galo: o dono da América em 2013
(Créditos: Bruno Cantini/Atlético-MG)

De acordo com o jornalista, o convite para escrever o livro surgiu após a classificação do clube para a decisão da Libertadores. "O Mauro (Beting) tinha feito crônicas de todos os jogos para o blog dele, e sabia que nós (Bertozzi e Mário Marra) tínhamos ido a vários dos jogos. Daí surgiu essa ideia de unir os textos que ele já tinha aos nossos 'diários de viagem' da campanha", conta Leonardo.

Victor: um heroi de capa
(Créditos: Divulgação/Editora BB)
No título da obra, os autores fazem uma homenagem à confiança dos torcedores do alvinegro. "O Atlético jogou um futebol de primeiro nível até as oitavas de finais", afirma Bertozzi. Daí adiante, a trajetória ganhou tom de batalha. E no fim, de alegria.

Com o torcedor...

Lá esteve ele, mais uma vez. Com a força de sempre. E a confiança de nunca. "O torcedor atleticano, tão habituado a chegar perto e sair frustrado, desta vez parecia tomado por um sentimento de confiança absoluta na conquista", diz Bertozzi.

Para o jornalista mineiro, a comemoração foi em família, e, por isso, teve sabor especial. A emoção valeu também como fonte de inspiração para a narrativa. "Uma paixão dividida com um filho tem o dobro da importância. De certa maneira, nos sentimos responsáveis por transmitir a eles esse sentimento", fala. "A conquista foi ainda mais especial por ter a Laura do meu lado no momento decisivo", conta Leonardo Bertozzi, citando a filha Laura.

Lançamento em BH

O lançamento oficial do livro vai acontecer no próximo sábado, dia 05 de outubro, na Loja do Galo, em Lourdes, de meio-dia às 18h. A tarde deve contar com presenças ilustres, como a do ex-camisa 9 Reinaldo e do treinador Cuca. Com cerca de 250 páginas, Nós Acreditamos chegará às livrarias por R$ 54,90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário