Reforços e saídas: a lista do Cruzeiro para 2019

Douglas Zimmer*

Salve, China Azul!

Fim de temporada chegando, Cruzeiro com o ano resolvido, com o próximo muito bem encaminhado, e o torcedor inevitavelmente entra naquele período em que começa a brincar de diretor e definir quem deve ficar, quem deve ser liberado e quem gostaria que fosse contratado para vestir a camisa celeste. Como nosso 2018 foi bem positivo - talvez até mais positivo do que grande parte da torcida imaginava -, temos a tendência de achar que o elenco é muito bom e de que a simples manutenção será suficiente para buscarmos mais conquistas no ano que vem. Bem, em partes.


A meu ver, o elenco é, sim, bom, mas precisa de ajustes importantes, ainda que pontuais. A primeira coisa a ser definida, pela lógica, é a famosa barca que deixará a Toca II ao fim deste ano. Vários nomes não se adaptaram, não tiveram espaço ou simplesmente não têm razão prática para serem mantidos no grupo - deixando claro, os motivos são unicamente futebolísticos, nada pessoal contra nenhum dos atletas. Bom para o clube, que abre espaço para outros nomes, e também para os jogadores, que podem buscar novos ares e, quem sabe, brilhar mais do que por aqui.

Wagner Pires: missão de ajustar elenco
(Créditos: Bruno Haddad/Cruzeiro E.C.)

A lista começa com quem teve oportunidades, mas nunca ou quase nunca correspondeu. Marcelo Hermes, Bruno Silva, Mancuello, David e Ezequiel têm um bom número de partidas pela Raposa e quase sempre tiveram atuações abaixo do nível dos principais jogadores. Eu poderia até incluir Edilson, mas, devido ao alto valor investido e à dificuldade de encontrar laterais minimante confiáveis no mercado, creio que o melhor é trabalhar o jogador para que ele retome o alto nível demonstrado no Grêmio. Talvez eu esteja sendo exigente demais, mas um gigante como o Cruzeiro não pode correr o risco de ter reservas imediatos que produzem tão abaixo dos demais.

Caros e nem tão imprescindíveis

Outros casos são mais delicados e devem ser analisados com calma. Manoel, a meu ver, deveria buscar novos desafios. Ultimamente tenho achado o zagueiro desligado e displicente. Hernán Barcos, cujo contrato se encerra no meio de 2019, também ficou devendo na maioria das oportunidades que teve. Apesar de ter decidido diante do Palmeiras na Copa do Brasil, o desempenho do argentino vem sendo fraco - Fred, que teve um ano terrível pela grave lesão sofrida no começo da temporada, demonstrou estar em um nível muito acima e, naturalmente, será o titular assim que estiver 100%. Duas peças que, certamente, aliviariam a folha do clube.

Ezequiel não convenceu no Cruzeiro
(Créditos: Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C.)

Por outro lado, não vejo o Cruzeiro fazendo extravagâncias na janela que está por vir. A diretoria precisa olhar com muito carinho para algumas posições. O investimento mais necessário é nas laterais. Jogadores que venham para ser titulares ou, no mínimo, serem ameaças reais a Edilson e Egídio. Hoje, o argentino Lucas Romero - ótimo volante - tem mais prestígio que os reservas naturais das alas. Caso Manoel realmente saia, seria muito interessante a contratação de um zagueiro para ser reserva imediato de Leo e Dedé e que pudesse formar uma dupla robusta com Murilo.

Como novamente disputaremos várias competições, é fundamental que Mano Menezes possa mesclar a equipe sem perda de qualidade. No meio-campo, me preocupa um pouco o fato de que Lucas Silva ficará, no máximo, até junho. Eu iria forte em busca de alguém que chegasse para ser titular. Já no ataque, nosso setor mais numeroso, continuo vendo a necessidade de um jogador de velocidade, que rompa as linhas adversárias. Considerando apenas a saída de Barcos, a mais provável, não teríamos problema com a camisa 9, o que abre espaço para o velocista que, em tese, seria David, não fossem as péssimas apresentações e os problemas físicos.

Força, Cruzeiro!

*Gaúcho, apaixonado pelo Cruzeiro desde junho de 1986.
@pqnofx, dono da camisa 10 da seção Fala, Cruzeirense!

23 comentários:

  1. Acho apenas que esqueceu de falar a respeito de T.N OU t 30. NNa minha opinião esse senhor, com exceção de duas partidas, não jogou nada no Cruzeiro e ainda constrange seus companheiros, quando a bola não vem pontualmente em seus pés. Não disputa uma jogada, e ainda erra a maioria dos passes

    ResponderExcluir
  2. Concordo quase que na totalidade com vc porém, com algumas ressalvas :
    David agora no final da temporada me parece merecer novas oportunidades precisar ser lapidado pelo técnico Mano Menezes.Manoel passou da hora de ir embora mesmo,aqueles citados são unanimidade, acrescentaria o Rafael Sobis e o Ariel Cabral, que é muito lento e limitado.Precisamos de um lateral direito bom,Maike melhorou muito, para disputar com o Edilson que se acha o máximo e é irresponsável! Um GRANDE jogador para jogar com o Henrique e Romero.Tipo Bruno Henrique do Palmeiras,claro que ele o Palmeiras não cederá!Sugestão de contratações :Airão do Flamengo,Patrick do Inter,Messias do América,Rossi do Inter,e outros

    ResponderExcluir
  3. Concordo em partes... Pra mim o CEC precisa de ter 2 times bons e um 3* da base treinado com o msm esquema tática, assim não precisaria gasrar tanto com elenco:

    Fabio - G. Brazão
    Edílson - Contratar
    Dede - Murilo
    Léo - Cacá
    Egidio - Brey
    L. Romero - Henrique
    L. Silva - Cabral
    T.N 30 - Mancuello
    Robinho - Rafinha
    Arrascaeta - David
    Fred - Raniel

    Rafael, Manoel Sassá e Ezequiel empresta com passe fixado pra vender.

    B. Silva(cobtratacco que deveria ser questionada na justiça) e Barcos rescindir.


    ResponderExcluir
  4. Douglas, você sabe por onde anda o FABRÍCIO BRUNO, excelente zagueiro, que foi emprestado à CHAPE para ganhar experiência, mas que, como todos que são emprestados com este objetivo, NUNCA VOLTAM. Quanto às saídas, a primeira deveria ser desse péssimo técnico retranqueiro chamado MANO MENEZES e que tem como a sua maior satisfação na vida SER DERROTADO. Com ele, o Cruzeiro deveria incluir no seu Hino a frase: Perder, Perder, Perder É O NOSSO IDEAL !!!

    ResponderExcluir
  5. Apenas uma observação, faltou o Rafael sobis nessa lista.

    ResponderExcluir
  6. Discordo de algumas coisas, no comando do Mano o time demonstrou fraqueza em fazer gols, foi um time mais estrategico. Acho o time com idades avancadas., principalmente do meio campo e ataque. Ha boas expectativas como Deivid. Devemos promovet o lateral lucas, fazer negocios com Sobis, Ezequiel, Marcelo Hermes, Bruno Silva, Rafinha, Barcos, Helder( esta no Bahia), Manoel e Thiago Neces ( isto TN particulamente nao me agrada,).devemos trazer o Fabricio Bueno de volta, promovet o Lucaas e contratar o Mateuzinho do America alem dos laterais Geovani ( America) e o lateral direito. Continuar a emprestar o Judivan.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de fazer um comentário sobre o BRUNO SILVA. Ele é um excepcional jogador, que não só marca muito, mas vai à frente e empurra o time, pois tem excelente condicionamento físico. O que ocorre é que o Mano Menezes é um retranqueiro e não gosta deste tipo de jogador, pois só enxerga jogar para trás. O Bruno não deverá permanecer no Cruzeiro em 2019 e então nós vamos vê-lo BRILHAR INTENSAMENTE em outra equipe e ficaremos com uma terrível inveja , mais uma vez. Cito, para exemplificar, a saída do HUGO e a contratação do MANCUELLO para substituí-lo, por um valor três vezes maior. Um absurdo !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço das sua palavras as minhas, Bruno Silva vai jogar muita bola em outro clube. Ele precisava de ritmo de jogo e continuidade tem jogador que é assim. E também jogou em grande parte na posição que não é a dele. Por exemplo ele poderia jogar de terceiro volante e centralizando o Robinho. Ou de segundo volante deixando o time com mais poder de ataque. Mas a torcida sempre pega no pé de determinados jogadores e não tem paciência e ao mesmo tempo endeusam alguns como o Romero por exemplo que é um jogador apenas mediano.

      Excluir
  8. Jogadores dispensáveis: Mancuello, Marechal Hermes, Ezequiel, Barcos, Bruno Silva.

    ResponderExcluir
  9. Retorno de Myke e Fabricio Bruno.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Poderia contratar Zé Rafael do Bahia, excelente meia, também Artur, jovem atacante do Palmeiras, com características de velocidade e drible, valeria o investimento. Na lateral-esquerda, Ayrton do Fluminense. Acredito que teriam um preço acessível.

    ResponderExcluir
  12. Certamente serei criticado aqui, junto com muitos jogadores o Cruzeiro poderia usar o fim de carreira e alto salário do Fábio para trazer uma boa contratação. O Palmeiras aceitaria ele em troca de empréstimo do Veiga ou Zé Rafael, ou São Paulo no Everton.

    ResponderExcluir
  13. Ao David eu daria mais chances. Concordo plenamente com a negociação de Manoel e poderíamos subir garotos da base para a zaga.

    ResponderExcluir
  14. Ou você torce pra time adversário ou é doido de pedra, só pode!

    ResponderExcluir
  15. Tem muitos atletas com idade avançada no Cruzeiro, time veterano só prejudicam os cofres da raposa, renovação já!!

    ResponderExcluir
  16. Alguns jogadores já deu no cruzeiro, mudar sempre é bom, acho que o cruzeiro precisa renovar no gol, Thiago neves não acrescenta nada, Robinho mediano,Barcos ajudou mais temos gente melhor, os volantes Henrique e Cabral não conseguem mais acompanhar garotos velocistas e as laterais são essenciais.

    ResponderExcluir
  17. Cara!Nem disfarçar você consegue!Esse hino não tem nada a ver com o Cruzeiro!O ano foi péssimo pra vocês né?Nem o ruralzão vocês conseguiram!Mas dá pitaco em espaços para cruzeirenses,não vai ajudar em nada pra vocês!

    ResponderExcluir
  18. Salve,nação mais cruzeirense do mundo!Que me desculpem os que pensam o contrário,mas aqueles que dizem que o Mano Menezes deveria sair do Cruzeiro,devem ser os mesmos que não acompanharam as campanhas do Cruzeiro,quando o time foi treinado até por um português e os resultados nós conhecemos.Parem de falar “merda!”São no mínimo,torcedores de clubes que querem o Mano em seus times.Quanto ao elenco pra 2019,se o Cruzeiro conseguir se livrar desses caras:Manoel,Ezequiel,Marcelo Hermes,Bruno Silva,Mancuello e Rafael Sobis,podem ter certeza de que 2019,será melhor que 2018 pra nós que amamos o Cruzeiro.Dificilmente o Cruzeiro contratará jogadores piores que esses 6.E que o Mano continue comemorando títulos no Cruzeiro!

    ResponderExcluir