27/02/2017


Ex-técnico da seleção, itabiritense já havia sido tema de bloco do
Itabirense, primeiro clube que defendeu; filho destaca lembrança

Vinícius Dias

Comandante da seleção brasileira nas Copas do Mundo de 1982 e 1986 e considerado um dos maiores nomes da história do futebol nacional, Telê Santana é destaque também durante o carnaval. O ex-treinador, falecido em abril de 2006, é um dos personagens retratados em bonecos gigantes no tradicional Zé Pereira, em Itabirito. O bloco, que foi atração no domingo, voltará a desfilar pelas ruas da terra natal de Telê Santana nesta segunda-feira e também na terça-feira.

Telê Santana no Zé Pereira, em Itabirito
(Créditos: Vinícius Dias/Blog Toque Di Letra)

Ciente da homenagem, Renê Santana fez questão de recordar os laços do pai com a cidade da Região Central do estado. "Na família, ficamos todos honrados e felizes com essa lembrança que demonstra o reconhecimento justo do itabiritense em relação à memória do Telê. Costumo dizer que ele saiu jovem de Itabirito, mas Itabirito nunca saiu dele. Ele se lembrava de todas as pessoas, conhecia todas as famílias e foi um estudioso da história da cidade em que viveu", afirmou ao Blog Toque Di Letra.

Ex-clube homenageou ídolo em 2013
(Créditos: Vinícius Dias/Blog Toque Di Letra)

A exaltação do 'Fio de Esperança' não é iniciativa inédita na folia local. Em 2013, Telê Santana foi tema do bloco do Itabirense Esporte Clube, tricolor pelo qual deu seus primeiros passos no futebol, como goleiro, no início da década de 1940. Antes de se mudar para São João del-Rei, aos 17 anos, o itabiritense também defendeu os rivais Usina Esperança Futebol Clube e União Sport Club. Anos mais tarde, o mundo viu o filho de Zico Lopes, ex-goleiro do América, ganhar o status de mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário