Galo: tristeza por 2018, preocupação com 2019

Alisson Millo*

Na segunda-feira, antes do jogo contra o Ceará, conversando com um amigo eu prometi que se o Atlético sofresse gol de Éder Luis ou Ricardo Bueno largaria o futebol. Talvez fosse melhor que eles tivessem entrado logo de cara e feito gol, de preferência no início. Seríamos poupados de ver um jogo horroroso do ponto de vista técnico e revoltante no aspecto torcedor.


E nem é questão de torcer contra o Galo. Jamais! É questão de não me desgastar mais assistindo a um futebol medíocre, sem alma. É parar de passar raiva com um time que, em 30 dias, marca apenas um gol e soma apenas um ponto. Isso em quatro partidas, todas contra adversários do meio para baixo da tabela. Isso depois de ser eliminado das demais competições para focar exclusivamente no Brasileirão e ter a chance de sobressair física e tecnicamente em relação aos concorrentes.

Atlético foi derrotado pelo Ceará
(Créditos: Bruno Cantini/Atlético-MG)

Nesse aglomerado de gente incompetente, pior para o torcedor do Atlético. Pior para as pobres almas que vão à sede e ao CT protestar achando que alguma coisa mudará. Pior para os 20 e poucos mil que vão à Arena Independência a cada partida. Pior para todos nós que acompanhamos pela TV quando o jogo é fora. Pior para todos nós que, mesmo sem razões claras, ainda acreditamos em uma guinada. Uma guinada positiva, que fique claro, porque a negativa já veio - inclusive está aí até hoje.

Rumo à 2ª divisão da Libertadores

Atlético e Paraná Clube eram os times mais regulares da Série A. O Galo sempre em sexto, o time de Curitiba sempre em último. A lanterninha do Paraná continua acesa, firme e forte, mas não se pode dizer o mesmo da gente. É bem verdade que ainda estamos no G6, mas a diferença que chegou a ser de mais de dez pontos para o sétimo colocado foi zerada. Na cola, o Santos, que outrora penava na parte de baixo, mas que viu em Cuca sua solução. O mesmo Cuca que não servia por aqui.

Levir: chegada em meio a incertezas
(Créditos: Bruno Cantini/Atlético-MG)

Depois da Copa do Mundo, o Atlético arrumou o que mesmo? Pois é. O time despencou na tabela, perdeu destaques, contratou um monte de gente que ainda não se explicou - abraço para Rea, Leandrinho, Nathan, Edinho -, perdeu o posto de melhor ataque do Brasileirão - praticamente deixou de ter ataque, convenhamos - e agora se arrisca a perder a vaga na Libertadores. Nessa toada, ficaremos só com 'a segunda divisão da Libertadores', como rotularam as mentes brilhantes.

Quem vai comandar? Até quando?

Mentes que comandam clubes de futebol, mas não falam de futebol. Que nomeiam diretor que entende de bola o mesmo tanto que eu entendo de física quântica, que fracassou como treinador e também na carreira de dirigente. Mentes que apenas depois de quase 11 meses de avaliação conseguem perceber o quão ruim era o trabalho, mandam embora, mas decidem mais uma vez apostar para o cargo. Até quando?

Marques e Sette Câmara: novo diretor
(Créditos: Bruno Cantini/Atlético-MG)

Ótimo! No momento mais importante, que é planejar a temporada seguinte, o Atlético não tem diretor de futebol. Marques é uma lenda dentro de campo, mas ainda não se provou fora dele. É Marques quem vai comandar as negociações? Será o presidente, falando de futebol? Quem será o dono do cargo no ano que vem? Esse profissional está participando do planejamento? 2019 será tão sofrível quanto 2018? De todas essas perguntas, a única com resposta é a última. E, ao que tudo indica, infelizmente é sim.

O prognóstico feito em janeiro demorou um pouco, mas se cumpriu com bônus. Um time fraco, que faria o torcedor passar raiva e que brigaria por pouca coisa no ano. Tudo em nome da austeridade financeira proposta pelo presidente. Como se não bastasse, as incertezas comprometem o trabalho que já era ruim. O time - e, mais do que isso, o elenco - está confirmando a expectativa. O presidente, diante das notícias de salário atrasado, nem tanto. Que venha um 2019 de mais bola e mais comando.

*Jornalista. Corneteiro confesso e atleticano desde 1994.
@amillo01 no Twitter, capitão da seção Fala, Atleticano!

Um comentário:

  1. Que eu saiba Cuca que recusou ir pro atletico e n vcs q acharam q ele n serve

    ResponderExcluir