O ano novo do Cruzeiro precisa começar já!

Douglas Zimmer*

Salve, China Azul!

Entra ano, sai ano, o tom da reclamação por parte dos treinadores e jogadores é quase unânime: falta tempo no futebol brasileiro. Praticamente todos, em algum momento da temporada, se queixam da falta de espaços no calendário para treinamentos, ajustes, adaptação de jogadores contratados, entre outros. Bom, Mano Menezes ainda terá pela frente seis rodadas para fazer o que bem entender com a equipe sem maiores prejuízos para o resultado do ano celeste. Como aproveitar esse tesouro?


Com a taça da Copa do Brasil novamente acondicionada na sala de troféus, a vaga na Libertadores de 2019 assegurada e todo e qualquer risco de rebaixamento dissolvido no Brasileirão, o Cruzeiro tem um excelente período para planejar o ano que está por vir. Entretanto, a meu ver, não é hora para testes. Por que digo isso? Porque creio que as experiências necessárias já foram realizadas durante a temporada. Talvez alguns atletas até tivessem desempenho razoável nos próximos jogos. Mas sem pressão a coisa muda de figura completamente e não teríamos certeza de nada.

Hexacampeão, Cruzeiro mira 2019
(Créditos: Bruno Haddad/Cruzeiro E.C.)

Tenho convicção de que será mais útil aproveitar esse tão precioso e reclamado tempo que teremos nas próximas semanas para aparar arestas e dar ainda mais entrosamento ao time-base. Melhorar variações táticas, posicionamento defensivo e ofensivo, tentar usar os jogos que nos restam para impor um ritmo que o Cruzeiro teve certa dificuldade de manter - seja por lesões, seja por necessidade de revezamento de atletas - e fortalecer ainda mais a já forte equipe titular. Convenhamos que nenhum jogador pode se queixar de falta de oportunidades em 2018.

Chances - de sobra - para todos

Ao longo deste ano, Mano Menezes deu espaço a alguns jogadores para que outros pudessem descansar e se preparar para duelos decisivos nas frentes de batalha em que tínhamos mais chances de título. Quem ainda precisava mostrar a que veio e brigar por uma vaga no plantel do próximo ano já teve oportunidades de sobra para fazê-lo. Alguns, de fato, aproveitaram. Outros, infelizmente, já deixaram claro, pelo menos para mim, que não têm condições de fazer parte de um grupo que entra em todos os campeonatos para ganhar. Em vários momentos deixamos de conquistar resultados melhores porque algumas peças do time 'alternativo' destoaram.

Time festejou dentro e fora de campo
(Créditos: Bruno Haddad/Cruzeiro E.C.)

Não vou citar nomes, mas creio que o torcedor que acompanhou a temporada celeste sabe as lacunas que devem ser analisadas com carinho pela direção e pela comissão técnica. A corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco. Ela até pode aguentar a pressão por um tempo, mas em algum momento cederá se houver um ponto mais sensível que os demais. Nosso ano novo precisa começar desde já. E a primeira atitude é definir quem merece e quem não merece permanecer. Não vejo vantagem alguma em ter na reserva ou no elenco em si peças que deixam a desejar quando acionadas.

Força, Cruzeiro!

*Gaúcho, apaixonado pelo Cruzeiro desde junho de 1986.
@pqnofx, dono da camisa 10 da seção Fala, Cruzeirense!

Nenhum comentário:

Postar um comentário