Centenas de jovens talentos participarão neste fim de semana da
1ª etapa de avaliações; planos incluem moderno CT em Manhuaçu

Vinícius Dias

Nos dias 1º e 2 de julho, centenas de atletas nascidos entre 1999 e 2004 estarão em Manhuaçu, na Zona da Mata mineira, para a primeira etapa de avaliações do Boston City FC Brasil. Por trás do projeto que impulsiona os sonhos de talentos de várias regiões está Palhinha, ídolo de clubes como Cruzeiro e São Paulo. Nos Estados Unidos, o ex-meio-campista da seleção brasileira é treinador e sócio do Boston City FC, que disputa a National Premier Soccer League - quarto escalão do futebol local.


"Aqui, tudo é muito diferente. Quando o Renato (Valentim, CEO do clube) me chamou para uma reunião e queria falar de futebol, pensei que fosse para fazermos uma escolinha. Ele veio logo falando de fazermos um time profissional, queria que eu entrasse como sócio dele e fosse o treinador para chamar a atenção e procurar passar aos jogadores um pouco da minha experiência. Gostei da ideia. Atualmente, sou presidente, treinador, fundador e sócio dele", relembra ao Blog Toque Di Letra.

Palhinha: meia de sucesso na Raposa
(Créditos: Site Oficial do Cruzeiro/Arquivo)

Depois de passagens por equipes do interior de São Paulo e Minas Gerais, Palhinha estreou à frente do Boston City FC no último ano. O bom início, levando o time aos playoffs com a segunda melhor campanha da Conferência do Nordeste Atlântico, é motivo de comemoração. "Para jogar em qualquer liga aqui, você precisa comprar a franquia. Para disputar a MLS (primeiro escalão), precisa pagar US$ 100 milhões e, hoje, isso é sem chance. Para começarmos, a NPSL tem sido ótima", comenta.

Planos do Boston City FC Brasil

Os trabalhos no Brasil terão início neste fim de semana, com a seletiva no estádio municipal de Manhuaçu. Os aprovados na primeira etapa retornarão em setembro para mais uma semana de avaliações. "Aí, sim, os selecionados ficarão no Boston City FC Brasil", detalha Palhinha, cuja comissão técnica nacional conta com nomes como Paulão, ex-zagueiro e auxiliar técnico do Cruzeiro, e Ademir Carvalho, ex-zagueiro do América. "Não vamos apenas fazer futebol. Vamos formar atletas e homens", emenda.

Projeto de CT do Boston City em Manhuaçu
(Créditos: Boston City FC Brasil/Facebook/Divulgação)

Com metas em longo prazo, o clube planeja formar elencos das categorias sub-11 a sub-20 até o próximo ano e disputar a Segunda Divisão do Mineiro - equivalente à terceira - em 2019 com atletas sub-20. "O foco nesses dois anos será estruturar a base para, depois, ter o profissional". A princípio, os treinos acontecerão no antigo CT do Ipiranga Futebol Clube, que passará por reformas. A expectativa é de que em 2018 seja iniciada a construção de um novo CT, com quatro campos, em Manhuaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário