Levantamento a partir das análises de 112 lances, de 98 jogos, indica
36 erros graves dos árbitros em 24 rodadas de Campeonato Brasileiro

Vinícius Dias

O gol marcado por Jô no último domingo, completando com o braço cruzamento de Marquinhos Gabriel diante do Vasco, representou o 36º erro grave de arbitragem neste Campeonato Brasileiro. O número é resultado de levantamento feito pelo Blog Toque Di Letra a partir das análises de decisões divulgadas rodada a rodada pela CBF. Considerando os 112 lances apresentados, de 98 jogos, o Cruzeiro está entre os clubes contra os quais os árbitros mais erraram. O Corinthians lidera o ranking de equívocos a favor, enquanto o Atlético/MG tem saldo zerado.


Em meio ao debate sobre o uso do árbitro de vídeo a partir da rodada deste fim de semana, além das não expulsões, o levantamento classificou como graves os casos de gol/não foi gol e pênalti/não foi pênalti, cujas marcações, a princípio, poderiam ser revisadas com o auxílio da tecnologia. Com base neste critério, 36 dos 40 erros listados pela CBF foram contabilizados. A lista reúne 19 penalidades não marcadas e três inexistentes assinaladas, três situações em que deveria ter sido aplicado cartão vermelho, sete gols irregulares validados e quatro mal anulados.

Galo: pênalti não assinalado em dérbi
(Créditos: Bruno Cantini/Flickr/Atlético-MG)

Os erros das 24 rodadas foram divididos a favor de 18 clubes e contra 16 - apenas a Ponte Preta não aparece em nenhuma das duas listas. Além do Cruzeiro, Atlético/PR, Botafogo, Vitória e Palmeiras tiveram quatro lances contrários assinalados. Por outro lado, o Corinthians teve quatro favoráveis. Os paulistas lideram a classificação por erros, elaborada pela reportagem considerando as decisões que beneficiaram ou prejudicaram os 20 clubes e tendo como critérios de desempate número e tipo - lances de gol, pênalti e expulsão, nesta ordem - de equívocos a favor.

Erros em jogos de Atlético e Cruzeiro

Entre os 112 lances destacados nas análises da CBF, dois tiveram o Atlético/MG como prejudicado: um pênalti não marcado no clássico com o Cruzeiro, válido pela 11ª rodada, e um gol mal anulado no confronto contra o Coritiba, na 17ª rodada. Na partida no Couto Pereira, marcada por polêmicas, também ocorreu uma das duas decisões que beneficiaram o alvinegro na competição: a penalidade não assinalada a favor da equipe paranaense. Erro semelhante ao da 10ª rodada, quando a arbitragem deixou de marcar pênalti para a Chapecoense, em duelo na Arena Condá.

Raposa: pênalti não marcado ante o líder
(Créditos: Marcello Zambrana/Light Press/Cruzeiro)

Dos 36 erros contabilizados, sete aconteceram em partidas que tiveram o Cruzeiro em campo. Os árbitros deixaram de assinalar quatro penalidades para o time comandado por Mano Menezes até o momento: nos embates contra Chapecoense, na 4ª rodada; Corinthians, na 7ª; Avaí, na 16ª; e Sport, na 21ª. Por outro lado, em três oportunidades, não foram marcados pênaltis a favor de adversários da Raposa neste Campeonato Brasileiro: um para a própria Chapecoense, na 4ª rodada; outro para o rival Atlético, na 11ª; e o mais recente para o Palmeiras, na 12ª.

Classificação por erros de arbitragem - Série A:

Corinthians - quatro a favor, dois contra / saldo = dois a favor
Grêmio - três a favor, um contra / saldo = dois a favor
Santos - dois a favor, nenhum contra / saldo = dois a favor
Fluminense - dois a favor, nenhum contra / saldo = dois a favor
Vasco - dois a favor, um contra / saldo = um a favor
Sport - dois a favor, um contra / saldo = um a favor
Flamengo - um a favor, nenhum contra / saldo = um a favor
Chapecoense - três a favor, três contra / saldo = zero
Coritiba - dois a favor, dois contra / saldo = zero
Atlético/MG - dois a favor, dois contra / saldo = zero
São Paulo - um a favor, um contra / saldo = zero
Atlético/GO - um a favor, um contra / saldo = zero
Avaí - um a favor, um contra / saldo = zero
Ponte Preta - nenhum a favor, nenhum contra / saldo = zero
Cruzeiro - três a favor, quatro contra / saldo = um contra
Bahia - nenhum a favor, um contra / saldo = um contra
Botafogo - dois a favor, quatro contra / saldo = dois contra
Vitória - dois a favor, quatro contra / saldo = dois contra
Palmeiras - dois a favor, quatro contra / saldo = dois contra
Atlético/PR - um a favor, quatro contra / saldo = três contra

Um comentário:

  1. Isso tinha que ser manchete de primeira pagina! apesar de não ser novidade.

    ResponderExcluir