A vitória e o novo desafio da Primeira Liga

Vinícius Dias

Mais de 12 mil em noite de quartas de final no Beira-Rio, quase 13 mil na Arena Independência para assistir ao finalista Atlético contra o Paraná, outros 15 mil no estádio do Café comemorando a classificação do Londrina diante do Cruzeiro. Na semana de pausa no calendário nacional, a Copa da Primeira Liga levou 60,7 mil torcedores a seis partidas, em quatro estados. Os números mostram que, ao contrário do discurso reverberado nas redes sociais, há quem liga. Mas a competição chega à reta final, mais uma vez, abaixo de seu potencial. Pelas escolhas e pela desunião dos clubes.


Foram vários os exemplos no percurso. Na quarta-feira, o Internacional foi eliminado utilizando time reserva contra o Atlético. Os titulares, poupados por Guto Ferreira na Copa da Primeira Liga, que renderá ao campeão cerca de R$ 3 milhões, foram a campo no jogo-treino diante do Cruzeiro/RS três dias depois. No início deste ano, com Libertadores no calendário, o mesmo Atlético cogitou sequer participar de um torneio do qual agora é finalista. No fim de 2015, foi o arquirrival Cruzeiro quem chegou a deixar a entidade, que hoje é comandada justamente por seu presidente.

Londrina: média superior à da Série B
(Créditos: Roberto Custódio/Light Press/Cruzeiro)

A ótima ideia de um fórum de debate resultar em uma competição própria, de luta contra o status quo, esbarrou na incapacidade dos clubes brasileiros de se organizarem minimamente. Se Londrina sediará a decisão com a equipe da casa superando a média geral de público da Série B, Atlético/PR e Coritiba, insatisfeitos, se desfiliaram em novembro passado. Se há um ano o Fluminense comemorava a vitória na queda de braço com a Ferj e, de quebra, o título da Copa da Primeira Liga, na coletiva de quarta-feira viu o técnico Abel Braga criticar a ausência de clubes paulistas.

Na reta final, a competição venceu a tese de que ninguém liga.
O desafio, agora, é fazer com que os clubes liguem e se unam.

2 comentários:

  1. O problema é esta NEURA / MALUQUICE / DOIDEIRA mesmo, de tantos campeonatos / disputas - - - - EM PARALELO ! ! !

    O olho grande pelo DINHEIRO leva a estas INSANIDADES ! ! !

    ResponderExcluir
  2. Todo campeonato só tem valor para quem ganha. Quem perde desdenha e quem desdenha quer ganhar. Isto é coisa de gente mal amada.

    ResponderExcluir