Treinador baiano tem aproveitamento 1,4% superior ao gaúcho, com
leve melhora na zaga e ataque, mas sofre com jejum dos artilheiros

Vinícius Dias

A derrota por 2 a 0 para o Bahia na Arena Independência, em jogo válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcou o fim da era Roger Machado no Atlético. O gaúcho, que deixou o time com 20 pontos em 45 disputados, foi substituído por Rogério Micale. Prestes a completar dois meses no cargo, o treinador campeão olímpico em 2016 tem números muito semelhantes aos do antecessor no torneio e vê o alvinegro distante do G6, definido pelo presidente Daniel Nepomuceno como obrigação.


O baiano esteve à frente do Atlético em oito rodadas. Com ele, a equipe somou 11 dos 24 pontos possíveis, com aproveitamento de 45,8%. Roger Machado, por sua vez, conquistou 44,4% dos pontos disputados do jogo de abertura do Campeonato Brasileiro, diante do Flamengo, no Maracanã, à demissão. Nas 15 primeiras rodadas, o Galo registrou o 11º melhor aproveitamento. Nas últimas oito, período que corresponde à era Micale, aparece em 10º lugar, a seis pontos do líder Atlético/PR.

Roger e Micale: campanhas semelhantes
(Créditos: Bruno Cantini/Flickr/Atlético-MG)

Com Roger, o alvinegro balançou as redes 16 vezes - média de 1,07 por jogo - e sofreu 17 gols - média de 1,13 - na competição. Com Rogério Micale, os números tiveram leve melhora. Foram nove gols marcados e nove sofridos, média de 1,125 por jogo. O ponto baixo é o rendimento da dupla de ataque considerada ideal: Robinho e Fred ainda não marcaram sob o comando do baiano. O jejum do camisa 7 está perto de completar quatro meses, enquanto o camisa 9 não marca há mais de dois meses.

Atlético com Roger Machado - Série A:

Partidas disputadas: 25 / Aproveitamento: 44,4%
Retrospecto: cinco vitórias, cinco empates e cinco derrotas
Gols pró: 1,07 por rodada / Gols contra: 1,13 por rodada

Atlético com Rogério Micale - Série A:

Partidas disputadas: oito / Aproveitamento: 45,8%
Retrospecto: três vitórias, dois empates e três derrotas
Gols pró: 1,125 por rodada / Gols contra: 1,125 por rodada

2 comentários:

  1. Ou seja levando em conta que se estivesse aqui ate hoje o conhecimento agregado seria bem maior do Roger, demitilo foi um ato impençado impulsionado por aqueles torcedores que só vem um lado de um jogo, do outro não existe adversario, e um rendimento um pouquinho menor ja estariam pedindo a cabeça do Micale, é ai que faz a diferença um grande diretor que não se dobra ao oba oba de alguns.

    ResponderExcluir
  2. Roger foi tarde. Péssimo treinador. Não conseguiu dar um padrão de jogo e ainda acabou com o padrão que tinha. E Micale é para chegar ao fim de 2017 na primeira divisão. Trazer alguém competente e refazer este elenco horroroso.

    ResponderExcluir