Libertadores: vagas do Brasil ficam em xeque

Vinícius Dias

Em meio ao voto do presidente da CBF, Coronel Nunes, na candidatura do Marrocos para sediar a Copa do Mundo de 2026, contrariando o bloco pró-Estados Unidos, Canadá e México formado na Conmebol, foi reacendido o debate sobre os critérios de distribuição das vagas na Copa Libertadores. Nos bastidores, um dos pontos que desagradam a representantes de outras ligas sul-americanas é, justamente, a possibilidade de o Brasil ter até nove clubes por edição. São sete vagas fixas, recorde entre os filiados.

Nesta edição, Brasil teve oito clubes
(Créditos: Bruno Haddad/Cruzeiro E.C.)

Conforme o Blog Toque Di Letra apurou, nos últimos dias, interlocutores de clubes de pelo menos dois países da Conmebol sinalizaram a intenção de pautar o tema nas respectivas federações. Neste ano, por exemplo, o Brasil teve oito vagas - o Grêmio se classificou como campeão -, uma a mais do que a Argentina - seis fixas e o Independiente, ganhador da Sul-Americana. Por outro lado, o Uruguai, terceiro com mais títulos, teve apenas quatro, tal como Bolívia e Venezuela, lanternas do ranking histórico.

Sistema europeu inspira clubes

Com o mercado brasileiro considerado estratégico, uma mudança radical na distribuição é improvável. Entre as alternativas esboçadas estão a criação de um ranking de ligas e o fim da possibilidade de vaga extra para os países dos campeões da Libertadores e da Sul-Americana - caso o ganhador também se classifique via federação, o vice herdaria a vaga. A inspiração é o sistema da Uefa: o título do Real Madrid, já garantido via Espanhol, levou o campeão tcheco à fase de grupos da Liga dos Campeões.

3 comentários:

  1. Na minha opinião, o sistema atual só prejudica os times e desvaloriza a competição mais importante do continente. As vagas deveriam ser apenas dos dois torneios mais importantes dos países participantes e mais o campeão do torneio internacional (Copa sul americana). O primeiro e segundo colocado (no caso do Brasil) Copa do Brasil e campeonato Brasileiro. De forma que apenas 4 times estariam eleitos para participar desse torneio internacional.

    ResponderExcluir
  2. tambem concordo as vagas deveriam ser somente do campeao brasileiro e vice campeão da copa do brasil campeao da sulamericana somente 4 times e fazer grupo de oito times da america do sul classificando 4 de cada grupo nos moldes da copa com 1 final em algum pais a ser sortedo da america do sul

    ResponderExcluir
  3. Vice campeão da Copa do Brasil vale nada.
    Pode ser o 33 pior time do torneio.

    ResponderExcluir