Corinthians e Flamengo são os dois mais populares; Cruzeiro se
destaca no Facebook, Atlético soma mais seguidores no Twitter

Vinícius Dias

Cruzeiro e Atlético estão entre os dez clubes brasileiros mais populares nas redes sociais. O América aparece na 35ª posição. Os dados são resultado de levantamento realizado nesta semana pelo Ibope Repucom. Tendo como base as estatísticas das contas oficiais em quatro plataformas - Facebook, Twitter, Instagram e Youtube -, o instituto elaborou um ranking digital reunindo os 20 participantes do Campeonato Brasileiro da Série A e os 15 clubes com maiores bases digitais das Séries B e C.


Comumente apontados em pesquisas como os clubes com maior número de torcedores no Brasil, Corinthians e Flamengo também aparecem na dianteira no cenário digital. "Tamanho de torcida, sem dúvida, é um dos fatores-chave para o tamanho das mídias sociais, mas não o único. Qualidade do conteúdo e engajamento também têm muita importância", argumenta ao Blog Toque Di Letra o diretor-executivo do Ibope Repucom, José Colagrossi Neto.

(Arte: Ibope Repucom/Divulgação)

Em médio prazo, mais do que acumular curtidas na página do Facebook ou seguidores no perfil do Twitter, um trabalho de qualidade nas plataformas digitais representa um ativo importante para os clubes do ponto de vista da busca por patrocínios, por exemplo. "Na medida em que os patrocinadores desejam ter engajamento com os torcedores, uma maior conexão torcedor-clube torna isso mais viável", pontua Colagrossi Neto.

Youtube tem menos adesões

Conforme o levantamento, os 35 clubes brasileiros mais populares nas redes sociais mantêm contas em Facebook, Twitter e Instagram. A plataforma com menos adesões é o Youtube, devido às ausências de Náutico e Joinville. O Atlético, embora utilize, não divulga o número de inscritos em seu canal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário