Corinthians e Flamengo
são os dois mais populares; Cruzeiro se
destaca no Facebook, Atlético soma mais seguidores no Twitter
Vinícius Dias
Cruzeiro e Atlético estão entre os dez clubes brasileiros mais
populares nas redes sociais. O América aparece na 35ª posição. Os dados são
resultado de levantamento realizado nesta semana pelo Ibope Repucom. Tendo como
base as estatísticas das contas oficiais em quatro plataformas - Facebook, Twitter,
Instagram e Youtube -, o instituto elaborou um ranking digital reunindo os 20
participantes do Campeonato Brasileiro da Série A e os 15 clubes com maiores
bases digitais das Séries B e C.
LEIA MAIS: O clássico mineiro nas redes sociais em 2015
Comumente apontados em pesquisas como os clubes com maior número
de torcedores no Brasil, Corinthians e Flamengo também aparecem na dianteira no cenário
digital. "Tamanho de torcida, sem dúvida, é um dos fatores-chave para o
tamanho das mídias sociais, mas não o único. Qualidade do conteúdo e
engajamento também têm muita importância", argumenta ao Blog Toque Di Letra o diretor-executivo
do Ibope Repucom, José Colagrossi Neto.
(Arte: Ibope Repucom/Divulgação) |
Em
médio prazo, mais do que acumular curtidas na página do Facebook ou seguidores
no perfil do Twitter, um trabalho de qualidade nas plataformas digitais
representa um ativo importante para os clubes do ponto de vista da busca por
patrocínios, por exemplo. "Na medida em que os patrocinadores desejam ter
engajamento com os torcedores, uma maior conexão torcedor-clube torna isso mais
viável", pontua Colagrossi Neto.
Youtube tem menos adesões
Conforme o levantamento, os 35 clubes brasileiros mais populares
nas redes sociais mantêm contas em Facebook, Twitter e Instagram. A plataforma
com menos adesões é o Youtube, devido às ausências de Náutico e
Joinville. O Atlético, embora utilize, não divulga o número de inscritos
em seu canal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário