Salum revela planos para a Primeira Liga

Vinícius Dias

Eleito presidente da Primeira Liga nessa sexta-feira, Marcus Salum já trabalha visando ao próximo ano. "O momento não é fácil. Mas, com muita calma, no estilo mineiro de ser, vamos propor alguma coisa para a competição, conversar com os nossos pares e achar um caminho", garante o dirigente do América, que terá como vice Leonardo de Oliveira, do Paraná, ao Blog Toque Di Letra. "Vamos marcar a próxima reunião para o fim de janeiro, já com alguma coisa mais concreta", acrescenta.


Escolhido por aclamação, o sucessor de Gilvan de Pinho Tavares pretende iniciar em breve o diálogo com TV - a entidade tem contrato com a Rede Globo até 2019, assegurando cerca de R$ 50 milhões no período -, federações e CBF em busca do melhor encaixe para a Copa da Primeira Liga. "A meta da nova diretoria é já equacionar a competição para 2018 e 2019 para não ficar definindo (formato) ano a ano", revela Salum, que terá mandato no biênio, com possibilidade de uma reeleição.

Salum durante eleição no Coelho
(Créditos: Mourão Panda/América)

Embora a transformação do torneio em sub-23 seja alternativa do agrado de alguns clubes, o novo presidente defende o modelo adotado nas duas primeiras edições. "Estamos pensando em manter normal, sem ser sub-23", confirma. A princípio, a intenção é reunir os 16 filiados aptos a disputar, inclusive Atlético/MG, Atlético/GO, Avaí, Chapecoense, Criciúma, Grêmio e Internacional, ausentes na reunião dessa sexta-feira. Pelo estatuto, os clubes da Série C - Joinville, Luverdense e Tupi - estão fora.

'Caminho é manter a Liga', afirma

Ciente dos obstáculos, Marcos Salum se vê preparado para o desafio no biênio. "Serão dois anos muito complicados. Em 2018, teremos Copa do Mundo. Em 2019, a Copa América no Brasil. Agora, o caminho principal é manter a Liga e fazer a competição", destaca. Uma das possibilidades para a próxima edição é a de disputa durante a Copa do Mundo. A Primeira Liga reúne dez dos clubes da Série A, que será paralisada. A tendência, no entanto, é de que a Série B tenha partidas no período.

Um comentário:

  1. Vamos reforçar e partir pra ser campeão! Ta faltando um gringo cascudo no meio! Parabéns Salum!

    ResponderExcluir