Mineiro: interior tentará ampliar mata-matas

Vinícius Dias

Representantes dos 12 clubes da elite mineira se reunirão na tarde desta segunda-feira, na sede da FMF, para o arbitral do estadual de 2018. Conforme o Blog Toque Di Letra apurou, um grupo de clubes do interior articula nos bastidores para colocar em pauta a volta das quartas de final, fase disputada pela última vez na edição de 2010. Neste formato, a competição teria mais duas datas, chegando a 17 - o limite definido pela CBF no calendário para 2018 é de 18 datas, no período 17 de janeiro a 8 de abril.

Em 2018, estadual pode ter 17 datas
(Créditos: Bruno Cantini/Flickr/Atlético-MG)

A princípio, cinco clubes sinalizaram de forma favorável à proposta. "Ainda é embrionário, mas devemos falar lá. Historicamente, a gente (quinteto) vota em bloco", destacou um dirigente nesse domingo. Entre os argumentos apresentados estão a garantia de pelo menos cinco representantes do interior nos mata-matas - no formato atual, apenas duas das sete edições tiveram mais de um na segunda fase - e a possibilidade de alavancar as receitas com mais uma partida como mandante por classificado.

Busca por consenso no interior

O arbitral adota sistema de pesos em votações: campeão a décimo colocado deste ano têm pesos de 12 a 3, em sequência, enquanto os votos do vice e do campeão do último módulo II valem 1 e 2, respectivamente. A avaliação do quinteto é de que os clubes de Belo Horizonte - em especial Cruzeiro, assegurado na Copa Libertadores, e Atlético, que luta por vaga - dificilmente apoiarão a proposta. Neste cenário, o objetivo é convencer os demais clubes do interior, que soma 45 votos, contra 33 da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário