Mudanças à vista na Copa do Brasil

Vinícius Dias

Sem Digão, Messidoro, Rafael Marques e Sassá, o Cruzeiro receberá o Grêmio, que não poderá contar com Paulo Victor e Arroyo. No Rio, o Flamengo não terá Diego Alves, Rhodolfo, Geuvânio e Éverton Ribeiro, enquanto Arnaldo, Marcos Vinícius, Valencia e Brenner desfalcarão o Botafogo. 12 deles estarão indisponíveis nas semifinais da Copa do Brasil por terem sido registrados após o dia 24 de abril. Embora oficialmente não tenha havido manifestações mais incisivas, a regra é alvo de críticas nos bastidores.


A adoção da antevéspera da abertura das oitavas de final como data limite reedita 2015 e 2016. Nos últimos dois anos, no entanto, o primeiro confronto das quartas de final aconteceu 35 dias após o início das oitavas e, passados outros 70 dias, foi disputada a decisão - no caso de 2016, contabilizando o adiamento em razão da tragédia com o voo da Chapecoense. Em 2017, o intervalo entre oitavas e quartas foi de 63 dias. A partida decisiva está agendada para 27 de setembro, 91 dias depois.

Sassá desfalcará o Cruzeiro na semifinal
(Créditos: Mauricio Farias/Light Press/Cruzeiro)

O objetivo do prazo é evitar a descaracterização das equipes durante o torneio. Porém, nesta edição, pesa o fato de os clubes sequer terem podido inscrever reforços - nove entre os semifinalistas - contratados na janela internacional, que ficou aberta de 20 de junho a 20 de julho. Para 2018, a expectativa é de revisão. Conforme o Blog Toque Di Letra apurou, antes mesmo das semifinais, fontes ligadas a pelo menos dois departamentos da CBF já haviam sinalizado a possibilidade.

Troca de clube na Copa do Brasil

Outro ponto criticado é a impossibilidade de transferências entre os clubes participantes. "Aqui no Brasil, pode jogar o Campeonato Brasileiro até sete rodadas. Então, deveriam rever isso", questionou o atacante Fred, do Atlético, à época da contratação de Marlone, descartado por já ter defendido o Corinthians. Entre os semifinalistas, Sassá já havia atuado pelo Botafogo e Brenner, atualmente no Botafogo, pelo Internacional. Em relação a esse ponto, ainda não houve sinalização da CBF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário